O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1306 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


Wanderson 02/05/2021

Maquiavélico, acho que não!
Feito para apenas um leitor. E publicado após sua morte Maquiavel passa conhecimentos para um novo príncipe da Itália.

O livro fica muito bom a partir do capítulo XV. Onde o foco e no príncipe
comentários(0)comente



Lucas 01/05/2021

Indispensável para entender a política
Trata-se de uma das obras fundamentais no âmbito da ciência política. Baseado nas decisões e na história de grandes líderes do passado, Maquiavel aponta como um estadista (levando em conta o período em que a obra foi escrita, trata-se de um governo monárquico) pode manter seu governo diante das dificuldades, que são muitas. Além disso, o autor sempre remete ao caráter utilitarista nas relações humanas, sobretudo nas questões de governar, para se obter sucesso.

Indispensável para os interessados no tema.
comentários(0)comente



Thainá Almeida 01/05/2021

A resenha é relativamente negativa considerando o prefácio dessa edição. Ao invés de colocarem um cientista político para fazer uma introdução, colocaram um COACH??? Sinceramente.

Mas os ensinamentos de Maquiavel são super válidos e relevantes, mantendo-se assim até o presente século.
comentários(0)comente



Amanda 30/04/2021

Maquiavel com toda certeza é um dos nomes mais famosos de todos os tempos, afinal, que atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar dele.
Todo político, ainda que nunca tenha lido O Príncipe, aplica-o no seu dia a dia. O livro de Maquiavel é um verdadeiro manual de como fazer política, de como jogar com elegância o jogo do poder e se dar bem na vida pública.
Maquiavel escreveu O Príncipe em 1513, logo após ser banido de Florença (na Itália), que deixou de ser uma república e passou a ser governada por um Príncipe, Lourenço de Médici II. Nesse período em exílio, escreveu a obra, que segundo historiadores, foi escrita com objetivo de conseguir um ?carguinho? no novo governo. No entanto, a obra somente foi publicada postumamente, em 1532.
No contexto em que foi escrita a obra, o Príncipe (ou seja, qualquer espécie de governante) não ascendia ao poder exclusivamente pelo critério hereditário. Por isso, o risco de perder o trono era real, o que ensejou a coletânea de pequenas cartas, destinadas ao novo príncipe, com dicas práticas sobre como ele deveria se portar no ?novo cargo?, de modo que tivesse longevidade como príncipe. Era o Game of Thrones da vida real meus amigos!
Maquiavel tratou a política de uma perspectiva que nenhum outro autor tinha abordado até então. A partir de Maquiavel, a política deixa de ser analisada como uma questão divina, um presente de Deus, e passa a ser vista como uma atividade humana, em que é necessária a estratégia certa para manutenção do poder.
Por isso seu livro se tornou um clássico. Ele fala a linguagem simples, ensina o ?arroz com feijão?, fala a língua do povo, com conceitos simples e prontamente aplicáveis pelo Príncipe para permanecer sentadinho na cadeira do poder. Basta ler o livro para enxergarmos isso? lemos um livro escrito no século XVI, em pleno século XXI, com uma facilidade incrível. Não espanta, portanto, o sucesso que a obra possui.

O Príncipe: um livro de gestão

Além disso, o livro não se aplica apenas aos assuntos da política. Se você é um gestor de equipes, um empreendedor ou tem algumas pessoas trabalhando sob sua tutela, seguramente muitos dos ensinamentos (óbvio, desde que devidamente contextualizados!) são úteis para você.
O que chama atenção é o fato de que as ?dicas? que Maquiavel dá ao Príncipe não são aquelas que tradicionalmente pensaríamos??seja bondoso, honesto, fale sempre a verdade??, nada disso! No livro, o que vemos, são recomendações para que o Príncipe faça todo o possível para manter-se no poder, falseando a verdade quando necessário. Manipulando, usando o temor para garantir a paz do seu Estado, dentre outros, porque os homens são ingratos e infiéis, por isso razão não há para ser diferente com eles.

Por que começar a investir hoje?

O que Maquiavel ensina ao príncipe?

O livro é repleto de ensinamentos objetivos ao príncipe, os quais evidentemente são úteis para que nós saibamos nos defender da lábia empregada pelos políticos. Não é possível analisar todos, mas vejamos 7 ensinamentos importantes extraídos da leitura.

Problemas do Estado são como a tuberculose

Quando se trata de assuntos do Estado, o bom gestor (Príncipe) deve ter a habilidade de se prevenir da ocorrência de problemas. Para Maquiavel, problemas do Estado são como a tuberculose: no início, o mal é fácil de curar, mas difícil de detectar. Sem o tratamento, e com o passar do tempo, o diagnóstico se torna muito fácil, mas difícil de tratar. Em assuntos do Estado (de empresas, de negócios, etc.) o princípio é o mesmo.
Quanto mais sábio é o Príncipe, maior sua habilidade de prevenir problemas que possam o atrapalhar futuramente, e que demandarão mais recursos (guerra, mortes, maiores impostos, etc.) para serem solvidos.

Muito cacique pra pouco índio é confusão na certa

Quando o príncipe não toma as rédeas da gestão do Estado, dando muito poder a Ministros e outros asseclas, seu governo corre risco, pois o povo precisa obedecer a um só senhor, e desde que não seja oprimido, irá amá-lo. Quando muito poder é dado a assessores do Príncipe, o povo fica confuso sobre quem é, de fato, seu senhor, o que pode trazer muitos problemas ao Príncipe. Nesse sentido, Maquiavel cita o exemplo da França, com seus diversos barões locais, que faziam com que o rei tivesse pouca autoridade.
Por isso o poder deve ser altamente concentrado, para que o povo perceba, nitidamente, quem é o seu senhor e a quem ele deve obediência.
P.S.: nesse sentido, nossos governantes parecem ter entendido bem a mensagem de Maquiavel. É comum que, toda vez que um ministro ou um assessor começa a ganhar destaque, o governante sumariamente corte o sujeito. Governantes aplicando Maquiavel.

O mal deve ser feito de uma só vez, e a bondade administrada aos poucos

Todo príncipe deve saber como fazer o mal, e fazê-lo ou não de acordo com a necessidade. Esse princípio se aplica a todo governante, gestor ou pessoa em posição de liderança. O gestor não pode passar a impressão de que é ?liberal demais?, pois isso será a sua ruína.
Por isso, o político inteligente, na visão Maquiavélica, deve fazer o mal todo de uma vez, e a bondade deve ser administrada aos poucos, para que o povo possa melhor apreciá-la. Justamente por isso, ao sentar na cadeira do poder, o Príncipe deveria propor todas as reformas necessárias de uma vez, goela abaixo. Isso seguramente fará com que o povo fique um pouco contrariado, porém, uma vez realizadas no começo, e de uma vez só, podem ser compensadas com benefícios administrados em doses homeopáticas posteriormente.
Além de que, os homens (e aqui, meninas, vocês também estão contempladas!) têm memória fraca e lembram-se mais dos poucos benefícios concedidos recentemente do que de todo o mal infligido anteriormente.
Isso explica porque em todo início de mandato logo vemos o chefe do Executivo propondo alguma reforma. São os princípios de Maquiavel sendo aplicados.
comentários(0)comente



niksaninfas 30/04/2021

" Ah mas (O príncipe) é atual.. e blá blá blá"
Achei a leitura bem legalzinha, confesso que dei muitas risadas com algumas semelhanças aos dias de hoje, mas indo a parte que interessa.. Ouvi muitas pessoas dizendo que ( O príncipe) era surpreendente por ser parecido com os dias de hoje e sei lá o que, mas as pessoas demoram cair a ficha que só se parece com os dias atuais porque nossos governantes vivem repetindo ou pelo menos tentam fazer aquilo que "da certo a séculos" e aí já viu segue o roteiro mantém tudo em ordem e tá de boa, porém tem uns que gostam de testar o limite da população e dos próprios aliados que acabam os abandonando e isso não é e nunca vai ser novidade, ninguém quer ter o nome atribuído a alguém que parece querer acabar com a sociedade. Mas enfim, acho que o livro é ótimo para termos a ideia do passado e como ele funcionava, mas se for usar esse livro pra algo político nos dias de hoje que seja para não fazer como era naquela época, até porque estamos em outro momento da história. Maquiavel tem razões em algumas coisas, da pra relevar mas não é tudo, está longe de ser, o livro não fala a atualidade de nada, os governos é quem repetem as mesmas coisas e nós também pois por quaisquer que seja a migalha de algo mínimo decente colocamos qualquer um como "rei".
comentários(0)comente



Zaqueu 30/04/2021

Grandes idéias postas em prática hoje
Leitura rápida mais com toda a certeza de que grande parte das idéias colocada no livro estão e foram praticados por "lideres" e governantes políticos.Em algumas partes é até assustador quando vemos que mesmo numa época distante isso está tão refletido nas nossas realidades do mundo atual.
comentários(0)comente



Nay 29/04/2021

Maquiavel e o Príncipe
Embora Maquiavel seja de uma outra época, vemos que muito do que ele expõe no livro permanece atual.

Abordando a natureza humana e a conduta que um príncipe deve ter para conduzir seu estado, Maquiavel nos mostra que o caminho para o poder não é um jogo limpo; é como uma escada, onde cada degrau leva a decisões difíceis, a conspirações e até ao uso da crueldade, se assim for necessário para se manter como um governante.

A leitura é um pouco mais densa do você pode estar acostumado, mas vale muito a pena. É um livro que te conduz a reflexão e faz a gente perceber como pode se explicar muito da política hoje em dia.

Aproveito e deixo aqui meu elogio para a editora. A edição do livro está incrível! A capa, os detalhes, tudo!

Recomendo demais.
comentários(0)comente



Antonia Zorn 29/04/2021

Ensinamento
Um livro, com mensagens, subliminares, que se forem usadas para o bem seriam um portal para o sucesso de nações, mas infelizmente, os que o usam como livro de cabeceira, tiraram lições, que estão destruindo o mundo.
Excelente livro.
comentários(0)comente



Bruh 28/04/2021

Bem, o livro é ótimo, mas é estranho pensar que na época as pesssoas não sabiam as bases de uma política e de todos os conselhos que ele nos dá, pois hoje parece algo tão "simples".
Maquiavél com certeza foi um gênio e seus conselhos politicos tinham total veracidade e fundamento.

Foi um tanto complicada a leitura pois minha concentração se esvaria de tempos em tempos, porém consegui anotar algumas coisas e provavelmente procurarei mais sobre.
comentários(0)comente



Myh 27/04/2021

Talvez mais outras vezes
O Principe foi um livro que comecei ler por conta de Arte na guerra e pra falar a verdade não me adaptei muito à leitura, não abandonei, mas espero daqui uns anos ler novamente pra tentar entender melhor. Não achei complexa, achei chata a leitura
comentários(0)comente



Duda 27/04/2021

Estratégia e poder
Um excelente livro para entendermos como as coisas eram vistas antigamente, além de podermos analisar junto com o autor quais foram os erros (e acertos) dos príncipes e o que estes deveriam ter feito para que o poder não o fosse tomado...

27/04/2021
15:17
comentários(0)comente



Thaynara63 25/04/2021

Texto atemporal. Algumas coisas não são dignas de serem usadas hoje em dia , mas a obra continua impactando os políticos da atualidade :o
comentários(0)comente



Ana Morais 24/04/2021

Maquiavel, o observador
O livro é complexo, a leitura um pouco cansativa, mas trata-se de uma obra de 1532, os tempos eram outros, inclusive traz muitas referências históricas. O livro fala basicamente sobre estratégias de como se manter no poder, e para se manter, segundo Maquiavel, é preciso dispensar algumas questões morais e éticas.

É uma leitura que vale muito a pena, para compreender como que funciona esse mecanismo que é adotado em todas as relações de poder e que perdura até na atualidade.

Lembrando que é uma leitura de estudo, e não auto ajuda, que fique bem claro. ?
comentários(0)comente



quaresmaktt 23/04/2021

A VIDA COMO ELA É
Nesse livro Maquiavel mostra a dura realidade da política da época, ele mostra a vida e a política como ela é, mas que se faz presente até os dias de hoje.
Creio que esse livro serviu também como guia político, um manual, para muitos políticos corruptos.
comentários(0)comente



1306 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR