O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati




Resenhas - O Deserto dos Tártaros


458 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Vilela 22/06/2023

"O Deserto dos Tártaros", Dino Buzzati
"O Deserto dos Tártaros", do autor italiano Dino Buzzati, é uma obra que merece destaque no mundo da literatura por sua profunda exploração da condição humana e suas complexidades. Publicado em 1940, o romance apresenta uma narrativa envolvente que nos leva a refletir sobre temas como o tempo, a expectativa e a busca por um propósito.

A história gira em torno de Giovanni Drogo, um jovem oficial militar enviado para a remota Fortaleza Bastiani, situada em um deserto próximo à fronteira do reino. Buzzati habilmente descreve a rotina monótona de Drogo e sua ansiedade crescente pela possibilidade de um grande conflito com o inimigo. Essa expectativa intensa, que permeia toda a obra, reflete a essência humana de esperar ansiosamente por eventos grandiosos que possam mudar nossas vidas.

A escrita de Buzzati é envolvente e cativante, com descrições detalhadas que criam uma atmosfera de isolamento e desolação. O autor consegue transmitir a sensação de tempo suspenso e a espera interminável de Drogo, que se torna uma metáfora para as expectativas não realizadas na vida real. A construção dos personagens é sutil e realista, permitindo ao leitor se identificar com as frustrações e inquietações de Drogo, bem como com suas relações pessoais e emocionais.

Uma das maiores conquistas de Buzzati em "O Deserto dos Tártaros" é sua capacidade de criar uma reflexão profunda sobre as ilusões que nos prendem e nos levam a desperdiçar nossa existência em antecipações vãs. O autor questiona a própria natureza humana, explorando como somos facilmente consumidos por expectativas futuras em detrimento da apreciação do presente e da busca por uma vida significativa.

Em suma, "O Deserto dos Tártaros" é uma obra-prima literária que convida os leitores a examinarem a si mesmos e a considerarem as armadilhas da espera e da expectativa em suas próprias vidas. A escrita de Buzzati, combinada com sua profundidade temática, faz deste romance uma leitura essencial para aqueles que desejam mergulhar nas complexidades da condição humana e questionar suas próprias perspectivas sobre o tempo, o propósito e a realização pessoal.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



allan.leitor 18/06/2023

Sobre o tempo de nossas vidas.
O Deserto dos Tártaros é um livro que aborda como temática central a forma pela qual o tempo de nossas vidas se esvai com um piscar de olhos e como as expectativas que depositamos em determinadas coisas podem nos frustrar.

Em sua história, Giovanni Drogo vivencia a monotonia de uma vida entregue à espera de um sentido, o qual nunca acontece. Com o passar do tempo, os dias se tornam meses, que se tornam anos.

O final nos transporta ao fato de saber que, de alguma forma, se relaciona a cada um de nós. Até quando esperaremos pela nossa grande batalha, somente nós poderemos responder.

Uma leitura indicada para todos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabelle 13/06/2023

O deserto dos tártaros
?O tempo entretanto corria, marcando cada vez mais precipitadamente a vida com sua batida silenciosa, não se pode parar um segundo sequer, nem mesmo para olhar para trás. ?Pare, pare!?, se desejaria gritar, mas vê-se que é inútil. Tudo se esvai, os homens, as estações, as nuvens; e não adianta agarrar-se às pedras, resistir no topo de algum escolho, os dedos cansados se abrem, os braços se afrouxam, inertes, acaba-se arrastado pelo rio, que parece lento, mas não para nunca.?
comentários(0)comente



Ju Castanheiro 12/06/2023

Entendi o conceito, mas achei chato
É um clássico que fala sobre a passagem do tempo, sonhos e expectativas. Realmente faz o leitor refletir sobre como gastamos o nosso tempo e o que fazemos com a espera. Entendi que tem uma moral, mas não deixa de ser lento e chato de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ludmila 30/05/2023

Nessa história praticamente não acontece nada. E, por mais incrível que possa parecer, é isso que faz esse livro ser tão maravilhoso. Se ficamos parados, apenas aguardando algo acontecer em nossas vidas, podemos nos esquecer num deserto infinito...
comentários(0)comente



Mateus 28/05/2023

Sobre o Tempo
Inicialmente achei a leitura repetitiva, devagar, mas acostumei com a forma que o tempo era narrado, o Drogo é um personagem ótimo que retrata bem essa metáfora da eterna espera, onde a vida se torna uma espera pelo futuro que nunca chega.

Gostei muito do fim do livro, as páginas finais são sensacionais, acredito que irei reler em outro momento da vida e ter novos sentimentos quanto a isso tudo que o livro trouxe para a minha mente, mas repensei muito sobre minha vida e meus planos atuais, minha pressa de viver.
comentários(0)comente



Aladeon 28/05/2023

Reflexivo
Não se trata de um livro militar, mas de uma reflexão sobre a vida, tempo e o que deixamos de fazer enqunato estamos acomodados esperando um grande feito. A espera por algo e o medo da mundança é um dos temas que o livro trata com uma narrativa lenta e reflexiva
comentários(0)comente



Neilson.Medeiros 25/05/2023

Perfeito demais! Narrativa poética e simples, no bom sentido. A gente vai se envolvendo com a história de Giovanni Drogo, nos alimentando com a expectativa do que vem do norte, até começar a entender que não é sobre isso.
comentários(0)comente



Tali 23/05/2023

O Deserto dos Tártaros
Terá tempo, Drogo, de vê-la, ou terá que partir antes? A porta do quarto palpita com um leve estalo. Quem sabe é um sopro de vento, um simples redemoinho de ar dessas inquietas noites de primavera. Quem sabe, ao contrário, tenha sido ela a entrar, com passo silencioso, e agora esteja se aproximando da poltrona de Drogo. Fazendo força, Giovanni endireita um pouco o peito, ajeita com a mão o colete do uniforme, olha ainda pela janela, um brevíssimo olhar para sua última porção de estrelas. Em seguida, no escuro, embora ninguém o veja, sorri.
comentários(0)comente



Laryssa Barros 21/05/2023

Impactante, como o tempo pode moldar nossas vidas.
Eu sabia que esse livro seria bom, mas também sabia que não seria uma leitura rápida, mesmo tendo menos de duzentas páginas. O autor nos conduz através das páginas pelo marasmo que representa o forte na vida desses soldados, que sempre sonharam com a glória das guerras, mas foram destinados à um posto completamente esquecido. "Sabe o que dizem sobre esperança, traz tristeza eterna." Como disse a Spencer de Pretty Little Liars, esse livro vai se desenvolver através da perspectiva desses soldados de que algo finalmente aconteça, e nessa espera, eles vão assistindo os anos passarem e a vida se esvair por entre suas mãos. É triste, é lindo, é poético, mas sobretudo é muito relacionavel.
comentários(0)comente



458 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR