Matt 05/08/2022
O futuro é o agora, Giovanni Drogo
Em O deserto dos tártaros, Dino Buzzati narra a história de Giovanni Drogo que, ao ser nomeado oficial, decide deixar a cidade para ir em direção ao forte Bastiani e seguir a sua carreira na vida militar. Drogo esperou por anos esse tão sonhado dia, o dia em que sua vida verdadeiramente iria começar. Foram longos anos odiosos debruçado sobre os livros e que jamais se repetiriam. O futuro, agora, era de Giovanni: dinheiro, belas mulheres e a glória.
Apesar de ser o plano de fundo desse romance, a vida militar realmente não é o foco de Buzzati, mas sim a vida cotidiana de todos nós. O tempo é o protagonista dessa história e Giovanni Drogo é apenas mais um que sofre as suas consequências inevitáveis. Drogo acreditou que o tempo sempre estaria ali lhe dando uma segunda chance e, por isso, durante toda a sua vida se acomodou e calou, sempre que pôde, a sua inquietude que o tentava alertar dos perigos da sua imobilidade.
Era como se o tempo dissesse: o futuro vem aí e com ele a sua vida vai mudar para sempre, Giovanni Drogo. Aguarde, tenha paciência, que lá na frente, lá onde você ainda não pode enxergar, existe algo especial para você. Não se preocupe, não se trata de um equívoco, apenas confie, sente e espere.
E o futuro chegou, mas não como Drogo esperava que fosse. Por anos ele esperou algo para justificar a sua existência, mas ao longo do caminho ele se esqueceu de que, enquanto esperava por esse futuro, ele abriu mão da vida que sempre acontecia no agora. O futuro resplandecente chegou, mas chegou quando já era tarde demais para Giovanni Drogo.
4?
Livro lido em maio de 2022.
BOOKGRAM: @mths.books