Paulo.Vitor 11/08/2023
O Tempo.
É um livro sobre a inexorabilidade do tempo ou sobre ansiedade? É uma alegoria sobre o tempo, um exercício de reflexão sobre a ansiedade, sempre a espera de algo que não chega, e quando chega, não podemos fazer nada quanto a isso. Estou falando da morte ou simplesmente da sensação debilitante e desanimadora da ansiedade? Que nos impossibilita de agir?
É isso que eu pensava durante a leitura. Eu tenho ansiedade generalizada, bem no começo da leitura (não por causa do livro), estava passando por um momento de crise forte, e isso fez com que o livro tivesse outra interpretação pra mim.
A parte da demarcação de fronteira, pra mim, é a exemplificação da ansiedade, antecipando situações e categorizando como problemas mesmo antes de ter qualquer confirmação sobre.
Acaba também, que de certo modo eu me identifiquei com Drogo. Não foi explicitado isso durante o livro, mas eu vejo que, pra ele, em certo momento, a rotina, sempre igual e repetida, na qual ele saberia o que aconteceria no dia seguinte era confortável, pois é normal querer controlar o futuro e ser de certa forma "onisciente" sobre os acontecimentos futuros (principalmente quando se tem ansiedade rs) e de certa forma, com a rotina, essa previsão, de certa forma era possível, mantendo Giovanni em sua zona de conforto.
O livro também nos trás, como já coloquei, obviamente, reflexões sobre o tempo, vida e morte, sobre muitas vezes a omissão que temos para situações do dia a dia. A localização do forte Bastiani não é especificada, não tem um país delimitado, a data também não é especificada, temos sabres e armas de fogo, temos carros e cavalos. O período e espaço nesse caso não é importante, pois a passagem do tempo, que é, provavelmente, o real protagonista da história, é muito mais forte e importante que qualquer outro, afinal, ele é inexorável.
A leitura é boa de fácil entendimento, é daquele tipo de leitura que vai fazer refletir sobre qualquer mínimo detalhe, tentando decifrar as alegorias e metáforas. Provavelmente um dos melhores que li esse ano. Gostei tanto que eu tinha começado a leitura, e durante o livro, decidi comprar o de capa dura da Tag+Nova Fronteira, pois sabia que ia valer a pena. Recomendo.