A verdade sobre o caso Harry Quebert

A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker




Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert


1504 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Carolina 27/07/2023

Acho que o livro poderia ter menos páginas, acho que algumas coisas se repetiam sem necessidade e me senti muito incomodada com a passada de pano que o livro dá em muitos assuntos
comentários(0)comente



alice 16/04/2021

então...
SINOPSE: (sem spoilers)
Marcus Goldman é um escritor mundialmente famoso devido ao seu primeiro e único livro (esqueci o nome do livro, mas enfim). Passam-se meses, e sofrendo de uma crise criativa, Marcus sente-se cada vez mais pressionado para entregar seu próximo romance. É assim que ele acaba indo parar na cidadezinha de Aurora, no litoral dos EUA (esqueci qual estado, pouco importa), e hospeda-se na casa de seu mestre, Harry Quebert, o responsável pelo seu sucesso como escritor.

A partir daí que a história se desenrola, quando descobre-se o corpo de uma garota de 15 anos, enterrada no quintal da casa de Quebert. A garota é identificada como Nola (K... algum sobrenome), a menina desaparecida no verão de 1975, e que impactou a cidade de Aurora.

Para piorar a situação: o manuscrito de grande sucesso "origens do mal" do escritor Harry Quebert, é encontrado com ela. Mais ainda: Harry confessa que o seu grande livro era dedicado a Nola, e que a garota de 15 anos e o escritor de 30 e poucos mantinham um relacionamento antes do seu desaparecimento.

Convencido da inocência de Quebert e pressionado por livrá-lo da cadeira elétrica, Marcus começa a investigar a cidade, buscando pistas sobre o que realmente acontecera naquele marcante verão de 1975.

RESENHA: (SEM SPOILERS)
Um dos principais aspectos responsáveis por manter o leitor no livro são os personagens que ele nos traz. E por mais interessante que a história seja, são o caráter dos indivíduos que nos carregam.
Nesse livro, nós temos Marcus Goldman como narrador, um homem branco, jovem (nos seus 30 eu acho), que acabou de vivenciar um grande sucesso, está famoso e rico. Ele foi, pelo menos pra mim, um personagem muito difícil de engolir. Nós temos regressos ao seu passado, na adolescência; quando ele conhece Quebert e durante trechos da amizade deles. Quando jovem, tinha pavor do próprio fracasso, da própria falta de caráter e por esse motivo ele se protegia ao empurrar os demais para baixo e se equilibrar em cima. Lendo esses trechos eu senti nojo dele, e foi difícil tirar essa imagem da minha cabeça.
Ele continuou crescendo e entrava nas competições mais fáceis, trapaceava, buscava aqueles que ele poderia superar sem esforço, para manter aquela imagem falsa imbatível dele. Ele era conhecido por um nome no ensino médio, alguma coisa como o Invencível, o Astro, o Insuperável, o Incrível (algum lixo assim).

É na faculdade (a mais desconhecida de todas, porque, envergonhado desse passado dele, ele tenta mudar de vida) que ele conhece Quebert, e depois de provar que pode ser um pouco menos covarde do que ele está acostumado, os dois viram amigos.

No livro, o Marcus diz que Quebert é como um pai para ele, mas assim que ele conquista o sucesso e a fama, esquece completamente do homem por mais de um ano, até aparecer com seu problema na porta da casa dele. Basicamente, Marcus é um personagem repulsivo, cheio de erros, mas tem seus próprios valores e é extremamente teimoso, o que ajuda ele a avançar pelo livro. Algumas horas eu pensava em desistir da história só por causa desse cara. Enfim.

Quebert seria o personagem central da história, por mais que não participe tanto. A narrativa é sobre ele, sobre quem ele era e sobre a realidade do que ocorreu. De forma geral, Quebert é um homem solitário, que depois de seu grande sucesso (que por acaso é o mesmo livro que vai causar sua desgraça), vai viver isolado na cidadezinha de Aurora. Ele não teve ninguém desde seu relacionamento com Nola.

A medida que o livro vai se desenrolando, entendemos mais sobre a relação deles, e por mais romantizada que seja escrita, não dá pra evitar: é um homem de 30 e poucos anos e uma menina de 15. Uma coisa que me deixou muito incomodada é que ela é descrita por possuir "corpo de mulher", como se fosse uma justificativa pro relacionamento, mas em constraste com isso o comportamento dela é extremamente infantil, você percebe isso só lendo as falas.

Quanto a Nola, a única personagem feminina que parece ter algum caráter (isso é outra coisa que me incomodou demais. Por mais que tenham outras mulheres na história - nunca do lado dos investigadores, apenas moradoras de Aurora -, elas tem sempre o mesmo objetivo, isto é, se comportam muito iguais. São todas mulheres de família, com comportamentos bobos, ignorantes, ou engraçadinhos (que na verdade não são nada engraçados). Quando demonstram coragem, sempre é na mesma direção: é pra proteger o marido, ou filhos, etc. *É uma atitude bonita, proteger os seus, mas não foi exatamente a atitude que me incomodou, mas sim o fato de que todas elas tem a MESMA atitude*

Até mesmo Nola acaba se enquadrando aí. A história da Nola é interessante, ela é uma garota que sabe o que quer, e desde que as coisas começam a se encaixar eu soube que tudo que ela fez vinha da determinação dela.
Tem um único aspecto dela que me incomoda demais e no fundo me pareceu meio desnecessário, não encaixa muito bem na história e existem muitas outras formas de dar a volta naquilo (pra quem já leu o livro: estou falando do Alabama)

De forma geral, acho que os personagens são o maior pecado desse livro. (para falar a verdade, teve um ÚNICO personagem que eu me afeiçoei no livro inteiro, e pra mim, foi ele que carregou a história da metade pra frente*¹).

Por outro lado, o mistério se manteu concreto desde o momento que começa (tem um início meio lento) até as últimas páginas, e, mesmo que aqueles que eu desconfiava se provaram os culpados, eu não conseguia entender como tudo ocorrera, e a explicação foi satisfatória, naquele momento.

Um ponto forte do livro, pra mim, foi o modo como foi escrito. Eu gosto dessas coisas, de ser um livro dentro de um livro. Na realidade é como se "A verdade sobre o caso Harry Quebert" tivesse sido o livro escrito pelo Marcus Goldman da história e eu fiquei apaixonada pelo esse tipo de narrativa. Além disso o livro ainda trata sobre o Marcus aprendendo a se tornar um escritor, e é muito legal ver como esses detalhes e aprendizados que o Quebert passa a ele transbordam para a história.

É um suspense que vale a pena ser lido, com seus pontos fortes e fracos, e é necessário um olhar crítico pra processar algumas coisas que acontecem ali dentro, mas de forma geral o enredo salva o livro.



(SPOILERS)
*¹: o único personagem que eu me afeiçoei foi o luther. não por eu gostar dele, mas porque ele tem um caráter, eu senti durante a história a humanidade dele escondida debaixo daquele homem assustador, e desde que ele foi apresentado soube que ele não tinha más intenções, mas foi julgado e marginalizado. não é um personagem perfeito, está bemm longe, mas eu consigo ver o consistência e coerência dos comportamentos dele.

E uma coisa que me irritou de um jeito nessa história foi o final dele. Não estou falando da morte, mas sim do livro dele. O Marcus, sabendo da verdade, escolhe ainda manter a autoria de "origens do mal" escondida, e "homenageia" o Luther com um trabalho que não é dele apenas pelo bem estar do Quebert. Aquilo me irritou muito, o não reconhecimento de uma obra-prima, reconhecida mundialmente só para salvar a pele já queimada do amigo.

POR FIM, o objetivo da resenha é a gente entender os pontos do livro, e buscar uma explicação pras emoções que a gente vai sentindo durante a leitura. O propósito não é desmerecer o livro, mas sim fazer críticas construtivas e argumentar a respeito delas.
Caso tenha se incomodado com algum dos pontos que eu levantei, me procura :)
dudacomenta 20/04/2021minha estante
Vc acabou de me descrever


João 05/05/2021minha estante
ficou tudo de bom essa resenha


alice 05/05/2021minha estante
kkkkkk eu fui escrevendo e escrevendo e nem percebi que tava tão grande meu deus




Daniana.Bittencourt 30/11/2020

Uma chuva de reviravoltas
O livro pode parecer meio arrastado, meio cansativo, às vezes, por ficar repetindo trechos anteriores, mas tem tantas reviravoltas que a todo momento temos uma nova informação acerca do caso de Harry Quebert. Gostei da leitura. É "eita atrás de eita"! Rsrsrsrs

Marcus Goldman é um jovem escritor que fez muito sucesso com seu primeiro livro. Agora ele tem um contrato próximo a vencer e não consegue escrever mais nada. Ele se considera doente: com a doença do escritor. Em meio ao desespero, liga para seu antigo professor da universidade que também é seu amigo: o famoso escritor Harry Quebert. Este lhe convida a passar uma temporada em sua casa – lugar tranquilo, no litoral – afirmando que novos ares lhe inspirarão.
Contudo, uma obra no jardim de Harry desenterra um corpo. Junto a ele está o original do livro de Harry que fez tanto sucesso. Após análises periciais, é confirmada a identidade dele: o corpo é de Nora, uma garota de 15 anos desaparecida há 33 anos.
Tentando ajudar seu amigo que está preso, pois acredita na inocência dele, Marcus Goldman mergulha de cabeça numa investigação frenética, mesmo sendo ameaçado anonimamente.
Para quem gosta do gênero, esse é um prato cheio: investigação policial, drama, segredos, muitas reviravoltas. Em certos momentos, achei o livro um pouco cansativo pois retoma diversas vezes trechos anteriores, mas o resultado final da obra vale bastante a leitura.


site: @livromeulivroseu
comentários(0)comente



bruno 22/08/2021

o que é isso? um plot twist? ???
esse foi o meu primeiro contato com um livro do joël dicker, me surpreendi bastante, a fluidez da escrita, as reviravoltas?. foi uma boa experiência, fiquei muito curioso para ler os outros livros dele. fiquei em dúvida em qual nota dar, pois mesmo gostando do livro achei bastante problemático a forma que foi relatada o "relacionamento" da nola e o Harry (tendo ele 35 anos e ela 15) que em diversos momentos me pareceu romantizado.
comentários(0)comente



Lavi 11/07/2020

Pode funcionar para quem gosta de Thriller, mas para mim...
Não gostei de nada em relação a esse livro. Só dou duas estrelas porquê sei que pode ser um livro bom para quem gosta do gênero, só que não funcionou de jeito nenhum comigo. Os personagens desse livro são, simplesmente, insuportáveis. Não tem um que salve. O mistério foi bem fraco e a pior coisa de todas foi a normatização da pedofilia. Sério, o livro passa as suas 400 e tantas páginas tratando a pedofilia como ""amor"". Ridículo. E a pior parte da história toda é que eu comprei todos os livros do autor. Vou dá uma nova chance no futuro, e espero que seja, pelo menos, um pouquinho melhor que esse.
Gabs 25/07/2020minha estante
Que bom que eu encontrei essa review sincerona. Já li quase 150 páginas e tô pensando em desistir. Simplesmente não aguento essa cara de pau de falar que um era apaixonado pelo outro e que viveram uma grande história de amor, enquanto a menina tinha QUINZE anos! Sério, sem condições. E fora essa escrita do autor que é bem chatinha e repetitiva. Enfim, obrigada pela sinceridade!


Lavi 25/07/2020minha estante
Se eu fosse desapegada e tivesse facilidade em abandonar leituras, eu teria abandonado bem no começo. Recomendo que você faça isso. Ninguém merece esse livro. Também super concordo com a parte da escrita. Chata....


Lari 04/08/2020minha estante
Eu gosto do gênero e também achei péssimo




Maria20903 12/09/2022

Eu fiquei espantada em como esse livro conseguiu me tocar de uma maneira inimaginável. No início eu tinha certeza que leria ele rapidinho, mas é um livro muito grande, com mais de 500 páginas, então não dá pra ler direto, primeiro porque são muitas informações, e depois ainda são 19 horas de leitura k
Eu posso afirmar sem medo que foi o melhor livro que li esse ano, tão bem pensado e escrito, com uma narração tão clara que dá pra imaginar com muita facilidade todos os acontecimentos.
Olha, eu me surpreendi muitas vezes, até a última página. Também é muito criativo, o autor criou uma história fantástica (ou podemos dizer "histórias"). Eu adorei que um dos personagens vai literalmente apresentando cada reação do leitor, como se estivesse "quebrando a quarta parede" mas de maneira muuiito indireta.
Agora quero simplesmente sair comprando todos os livros do Joël Dicker.
comentários(0)comente



Ana Cristina 20/02/2023

Verão de 75
"Dê sentido à sua vida. Duas coisas dão sentido à vida: os livros e o amor.?
? Marcus, sabe qual é o único jeito de medir o quanto você ama uma pessoa?
? Não.
? Perdendo-a."

Gosto muito dos livros do Joel Dicker desde o desaparecimento de Stephanie Mailer, a escrita é fluída, acabei pegando spoiler, então não teve toda aquela adrenalina mas mesmo assim o livro conseguiu me prender e me deixar em choque com as reviravoltas.

Em alguns momentos achei os diálogos bem tediosos, não gostei da forma como o autor tentou "passar pano" para o relacionamento do Harry e a Nola. Foi muito desconfortável e até um pouco sem noção a menina ter quinze anos levando em conta todos os fatos.
A Nola tinha uma dependência emocional enorme, com o passar do livro vamos entendendo melhor o porque de sua atitudes...

Os personagens também são bem chatos, gostei muito do Marc e o Gahalowood. Marcus colocou toda a sua carreira em risco por um amigo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Brenda 06/02/2021

SURPREENDENTE ??
O melhor thriller que já li.Reviravoltas sem dúvidas impressionantes. Fiquei com um aperto no coração de ter terminado, confesso.
Jon 06/02/2021minha estante
haha.. show.. hype lá em cima pra ler..


Surrender_Nih 07/02/2021minha estante
Todo mundo fala super bem desse livro... Dá até vontade de ler!!




Vh chrollo 25/07/2023

Esse livro tomou conta da minha mente. "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert", do renomado autor Joël Dicker, é uma obra que cativa desde as primeiras páginas. Com uma escrita majestosa e uma trama habilmente elaborada, o livro nos envolve em um emocionante mistério, onde as linhas de tempo se entrelaçam com maestria, a narrativa nos leva por uma série de reviravoltas e revelações intrigantes. A habilidade de Dicker em entrelaçar diferentes períodos de tempo é notável, permitindo que acompanhe a trama tanto no presente quanto no passado, de forma clara e envolvente. A trama se desenrola com precisão, mantendo o suspense ao longo de toda a leitura. Os personagens são outro ponto alto do livro. Cada um deles é cuidadosamente desenvolvido, com camadas de complexidade e personalidade distintas. Marcus Goldman, o protagonista, é um narrador perspicaz e empático, enquanto Harry Quebert, com seus segredos ocultos, apresenta uma dualidade fascinante. A jovem Nola também desempenha um papel central e misterioso na trama, me deixando curioso sobre seu destino, tudo nesse livro é perfeito
comentários(0)comente



rlc.blurryface 13/07/2022

Mais de 500 páginas de pura adrenalina
Ler A Verdade sobre o caso Harry Quebert foi como assistir a um filme de pouco mais de 2h. A história é longa e as vezes se arrasta mais do que você poderia esperar, quando traz teorias e mais teorias que se revelam e se desvelam ao longo da trama, mas é tão visual em tantos aspectos que tudo se passa na sua cabeça com muita clareza e quando você menos espera, leu ele inteiro.

Mesmo assim, demorei pra acabar. Apesar de querer devorá-lo em um só dia, eu precisei dividir a leitura com outras ocupações. O que não tira o fato de Joël Dicker ter conseguido escrever um livro de 576 páginas que você lê numa sentada. O mistério central te prende até o final com a promessa de revelar, enfim, o que realmente aconteceu em 1975. Então você fica mais uma página, mais um capítulo, mais 2 e assim vai... São muitas informações o tempo todo e muitos personagens envolvidos na história de Nola Kellergan e Harry Quebert que, ao final do livro, nós descobrimos que nem é tão protagonista assim do próprio "caso" (o título).

Depois de também criar mil teorias sobre o que poderia ter acontecido, eu esperava que a verdade fosse uma entre todas as minhas hipóteses, e eu acertei lá pela 20° kkkkk, foi o que me deixou empolgada o tempo inteiro enquanto lia, pensar que eu estava cada vez mais perto de desvendar o criminoso (ou seriam * os criminosos *?), até isso ser contado. E apesar da previsão, não perdeu a graça pra mim. Tudo fez muito sentido, o que só me deixou mais feliz lendo o final.

De qualquer forma a leitura é rápida e instigante, eu recomendo pra quem curte mistério, crime e um pouco de drama também. E eu também consegui rir em várias partes, pois o autor nos dá alguns refrescos no meio de tanta tensão trazendo alívio cômico com personagens meio bobos ou situações e conversas engraçadinhas. Pra mim, foi um livro excepcional. Agora vou correndo caçar a série pra me deliciar um pouco mais com essa história ?????
natzzzi 17/07/2022minha estante
nossa, deu vontade de parar tudo e ler esse livro AGORA, tô bem curiosa com essa história, ótima resenha :))


rlc.blurryface 17/07/2022minha estante
Eu suuuper recomendo, gostei mesmo desse livro. Espero que você curta também *-*


natzzzi 17/07/2022minha estante
vou ler o quanto antes :)




Ju 06/03/2024

Me deixou muito intrigada mas tenho um problema com o final
Eu gostei muuuuuito do livro, não da pra parar de ler, flui super rápido e é cada reviravolta que você não espera, me diverti muito lendo e acho que no fundo é isso que importa

DITO ISSO, tenho considerações importantes:
- o final e a resolução de tudo me deixou um pouco decepcionada (não pelo desfecho em si, mas pela motivação)
- SPOILER SPOILER SPOILER:
- O fato de não ter sido abordado em nenhum momento o fato de que ele realmente manteve um relacionamento com uma criança me pareceu um pouco como uma passada de pano; tipo ?aí ele se apaixonou por ela então tava tudo bem?, não tá td bem!!!
Hugo Lima 06/03/2024minha estante
Tenho muita vontade de ler esse


Larisse.Dalila 11/03/2024minha estante
Eu fiquei pensando exatamente isso enquanto eu ia lendo, ficou super de terceiro plano o relacionamento entre uma garota de 15 anos com um cara de 34, ficou totalmente perdido no tanto de plot que tem.


Cami.Leal 19/03/2024minha estante
NINGUÉM nessa história teve piedade da menina em nenhum momento. Eu só consigo pensar que o próprio autor tem essa visão




Tatta 21/03/2021

livrãooo
joël dicker não só me tirou de uma ressaca literária, como também me fez amar um livro (algo que não acontecia a tempo).

uma trama bem completa, cheia de personagens interessantes. o final é de tirar o fôlego!!!

o que mais me chamou atenção é que essa é uma história de amor aos livros. de um escritor que realmente ama seu ofício e até escreve sobre ele.

a forma é bem original.
comentários(0)comente



Priscila 18/06/2023

???? nada era o que eu pensava
Um bom triller que me prendeu do início ao fim, suspeitei de muitos personagens e no final foi quem eu menos esperava.
comentários(0)comente



Niájera 01/03/2020

Surpreendente
Esse foi o meu primeiro contato com um livro do Joel Dicker e posso dizer que virei fã. Que livro sensacional, que escrita envolvente...Aqui temos aquele caso onde achamos que talvez vamos descobrir a chave do mistério e daí... Surpresa!!!...Tomem de presente um Plot Twist daqueles que ficamos: O queeeeee?.... Como se não bastasse, quando estamos acostumando com os novos rumos temos um plot twist do plot twist!!... Joel Dicker tome seu troféu de genialidade! Livro hiper recomendado!
Rodrigo Silvestre 01/03/2020minha estante
Eu preciso começar esse livro logooo


Niájera 01/03/2020minha estante
Rodrigo comece e quando vc achar que talvez possa estar entendendo o que aconteceu, já te adianto: Não! Kkkk o final é daqueles que vc imaginaria tudo na vida menos aquilo! Ah e por favor, não leia muitas resenhas kkkkk


Rodrigo Silvestre 01/03/2020minha estante
Esse eu tô evitando até ler a sinopse kkkkkk comprei na BF e tô esperando uma oportunidade pra ler


Niájera 01/03/2020minha estante
A sinopse dele até pode ler pq revela o basicão, mas tem gente sem noção nas resenhas e vai que vc lê algo do tipo: Nossa, o personagem principal na realidade é mulher kkkkkk... Não que isso possa acontecer um dia, magina, é uma hipótese kkkkk


Rodrigo Silvestre 02/03/2020minha estante
Kkkkkkkkk




1504 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |