A morte de Ivan Ilitch & Senhores e servos

A morte de Ivan Ilitch & Senhores e servos Leon Tolstói




Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch / Senhores e Servos


66 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


LucasPc20 16/11/2024

Eu gosto de Tolstoi; portanto, há um viés nessa resenha
A linguagem que esse autor utiliza, a descrição realista de relações entre Senhor e servo, entre esposa e marido e entre colegas de trabalho são maravilhosos! Obras que conseguem ser de época e atemporais ao mesmo tempo são espetaculares, na minha visão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Monica351 09/08/2024

Nem sempre o dinheiro é a solução.
E na busca incessante de angariar mais e mais dinheiro deixamos de apreciar o que está a nossa volta.

A vida é um constante aprendizado e mais sábio é aquele que identifica seus erros e procura remediá-los.
comentários(0)comente



mmarialleite 07/05/2024

Não é meu tipo de livro... É claro que a literatura russa já me encantou em outros títulos, mas este, em especial, me trouxe o mesmo sentimento de "A Metamorfose".

Um livro duro, sobre a solidão e o vazio dos indivíduos.
comentários(0)comente



LenaLima 23/04/2024

Sobre Senhores e Servos
Tolstói, com uma narrativa direta, me envolveu na leitura sem que eu desconfiasse do desfecho. E que desfecho triste e belo! Que reflexão ele me provocou. Um conto sobre relacionamentos, sobre a banalidade das coisas materiais e a preciosidade, nem sempre percebida por nós, da vida. O desfecho torna claro o que realmente importa! O Senhor de Tolstói, que era autoritário com o servo Nikita, é derrotado pela própria fragilidade humana.
Não se pode dar ordens à morte, não se pode desviar do trágico destino, pois obviamente sobre a vida e a morte não temos poder algum. Sua pequenez é exposta para ele próprio em um cenário como um deserto de gelo, sem fuga, escuro e solitário... assim suponho que seja, para todos, o caminho da morte. Apesar de trágico, o gesto final do Senhor para com Nikita me tocou. Toda a sua soberba e prepotência se endureceram diante da inegável da derrota de se perder o que realmente importa.
comentários(0)comente



Karoline 25/03/2024

A leitura fluiu muito bem - para minha surpresa. Refleti sobre morte e sobre a vida. Quando conclui, me veio à mente: ?o que farei, então??. São histórias sobre a efemeridade da vida, segunda chance e arrependimentos
comentários(0)comente



Beatriz3345 28/02/2024

Os dois contos são reflexões sobre a morte, assunto que me assusta, infelizmente. A escrita é boa, principalmente Senhores e Servos, mas não me pegou muito. Mas ambos contos não são ruins, apenas angustiantes.
comentários(0)comente



Gian.Vinicius 17/01/2024

Refletir sobre o fim da vida
Nestes dois contos, Tolstói nos leva a pensar sobre como o fim da vida leva o ser humano a uma epifania nostálgica do sentido dela, como feitos, realizações, decisões e relações que experimentamos. A conclusão é sempre a mesma, damos muita importância a o que não é importante e relegamos momentos de simplicidade e felicidade para a materialidade do mundo dos vivos. Leitura reflexiva e importante para nos lembrar que a vida deve ser aproveitada em todos os detalhes.
comentários(0)comente



bookcaseofmari 03/01/2024

Primeiro de 2024 finalizado!
eu já tinha lido a morte de Ivan Ilitch, então fui direto para Senhores e Servos. E que livro incrível! foi uma leitura super rápida, no início eu não entendi bem o intuito do livro, onde a história iria chegar, mas no final, acabei gostando muito! achei o final lindo e foi uma leitura ótima! (achei bem monótono até eles saírem da casa, mas de resto, sem reclamações)
comentários(0)comente



buttercup 01/01/2024

Amargo
A vida dele foi cheia de amargura e insatisfação e desejo de agradar os que estavam acima dele.. é um livro bem reflexivo e faz a gente questionar bastante coisa sobre como estamos vivendo.
Deisi 02/01/2024minha estante
Quero lê


buttercup 02/01/2024minha estante
a leitura é bem rapidinha, vai gostar




JAssica.Leituras 20/11/2023

A morte é um enigma para a humanidade, aceita-la e entendê-la ainda é um desafio. Tanto em A morte de Ivan Ilitch e Senhores e servos, somos levados a refletir sobre sobre a vida e o legado que deixamos. Um livro curto, reflexivo e tocante.
Em A Morte de Ivan Ilitch, conhecemos a história da vida de Ivan Ilitch um renomado e bem sucedido Juiz, seu ciclo profissional, familiar e social. E como a morte chegou a esse personagem e suas reflexões.
Em Senhores e Servos, acompanhamos a viagem em busca de compras de terra do ambicioso senhor Vassilii Andreitch e seu servo Nikita, acompanhados do cavalo Baio e seu treino. No percurso, a partir das suas escolhas se perdem em uma nevasca. Em meio a esse ambiente o texto nos traz reflexões e diálogos incríveis entre os personagens.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 09/11/2023

Em agosto de 1883, duas semanas antes de falecer, o escritor russo Ivan Turguêniev escreveu a Tolstói: "Faz muito tempo que não lhe escrevo porque tenho estado e estou, literalmente, em meu leito de morte. Na realidade, escrevo apenas para lhe dizer que me sinto muito feliz por ter sido seu contemporâneo, e também para expressar-lhe minha última e mais sincera súplica. Meu amigo, volte para a literatura!".
O pedido de Turguêniev alude ao fato de que Tolstói havia então abandonado a arte e renegado toda sua obra pregressa para se dedicar à vida espiritual. Embora não se possa dizer com certeza em que medida as palavras de Turguêniev repercutiram em Tolstói, é certo que A morte de Ivan Ilitch, publicada em 1886, foi a primeira obra literária que ele escreveu após seu retorno às letras — e que se trata de um dos textos mais impressionantes de todos os tempos.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8500116102
comentários(0)comente



rafamassagardi 25/09/2023

"alegrias que vivera lhe pareciam insignificantes e vazias"
Tanto A Morte de Ivan Ilitch quanto Senhores e Servos refletem sobre um tema que sempre assombrou a humanidade: a morte. Foi minha primeira experiência com literatura russa, e eu amei demais!!
Meu favorito foi A Morte de Ivan Ilitch, mas Senhores e Servos também é genial! Ambos trazem reflexões sobre o viver vão e o legado que deixamos.
"A vida não pode ser assim tão sem sentido e nojenta! Mas, se ela foi tão nojenta e sem sentido, por que devo eu morrer e morrer sofrendo?" (A Morte de Ivan Ilitch).
"É triste ter de abandonar tudo aquilo que nos cercou na vida e a que estávamos acostumados! Mas que remédio? É preciso que nos acostumemos também às novidades." (Senhores e Servos).
Lulu Villas 25/09/2023minha estante
também to tendo o meu primeiro contato com literatura russa, me sinto meio que em um universo paralelo, mas é legalzinho


rafamassagardi 27/09/2023minha estante
É muito bom! Quero ler mais deles ;)




daniela!! 11/08/2023

Gostei muuuito dos dois contos e eles são bem diferentes então aqui embaixo vai ter uma resenha para cada um, ok? ;)

Resenha A Morte De Ivan Ilitch
Por mais que tenha sido um pouco cansativo em alguns trechos, a lição dessa narrativa é beeem profunda. Na história existem muitos momentos de reflexão que realmente me fizeram pensar bastante e até me deixou meio triste. Gostei, mas por conta de ser a história de uma vida pacata, é pacato.

Resenha de Senhores e Servos
Tá, amei?? Em pouquíssimas páginas me apeguei imensamente aos personagens e vibrei a cada acontecimento. O final me surpreendeu, achei muito fofo!

Achei engraçado que façam várias edições com esses dois contos juntos pq um é super triste e o outro é super fofo, uma vibe segundas chances na vida. Sei lá, amei!! ;)
comentários(0)comente



juzitos 02/08/2023

Uma reflexão sobre a vida
Apesar de se tratar de um livro sobre morte, ambas as novelas tratam, afinal, de uma reflexão sobre o presente, sobre a vida, e sobre como gastamos nosso nobre tempo nesta terra.
Não curti tanto a leitura de ?A morte de Ivan Ilitch? como deveria, mas pude tirar um pouco da sutilidade com que o Tolstoi escreve suas obras. Senhores e Servos foi uma leitura mais fluída, e acho que está bem, considerando que foram os primeiros livros russos que li ???
comentários(0)comente



66 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR