Passarinho

Passarinho Crystal Chan




Resenhas - Passarinho


88 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Lolô 26/08/2024

A vida se pudessemos ser um pássaro
Passarinho é uma história delicada e sensível, ainda mais que decida se passar pelos olhos confusos e inocentes de uma criança. Jóia é exatamente como toda criança com complexo de inferioridade e abandono emocional é, pelo menos no âmago, e enquanto ela desbrava a complexidade das rochas, florestas, corregos, árvores e do que compõe o que chamamos de Terra, com seu novo amigo John, um mini entusiasta das astronomia com os mesmos (porém diferentes haha) complexos de abandono e inferioridade, ela também precisa travar uma batalha contra a auto-aversão causada por eventos que ela não tem qualquer controle. Seu irmão, também chamado John, morreu no dia que ela nasceu, pulou de um precipício acreditando ser mesmo um passarinho, depois que recebeu esse apelido do avô, desde então seu avô não fala, e seus pais sequer notam a presença dela, presos em um eterno luto pelo filho. Jóia não sabe o que ela significa, o quanto quer ser amada e se sequer merece ser amada. Essa é uma história sobre se sentir pertencente a algo e sobre perdoar a si mesmo.
comentários(0)comente



Carol Kowalski 19/07/2024

Me lembrou Extraordinário: um drama até que (bem) pesado na verdade, mas narrado por uma menina de 12 anos, ela tentando entender seu lugar numa família enlutada, pais com visões muito diferente, um avô com que não se dá, uma amizade; e o misto dela de inocência, esperança e crescimento pessoal.
Achei na verdade algumas partes como geologia e duppies meio repetitivas depois de um tempo, acho que o livro só não é mais fino por essas repetições, e em alguns momentos parece que a autora tá realmente prolongando o livro; mas isso não tira o encanto da história.
Favoritado.
comentários(0)comente



Milla Cinemaniac 17/09/2023

O avô de Joia parou de falar no dia em que matou o irmão dela. O menino se chamava John, e achava que tinha asas. Subia e saltava do alto de qualquer coisa, até ganhar do avô o apelido de Passarinho. Joia não teve a chance de conhecê-lo, pois Passarinho se jogou do penhasco bem no dia em que ela nasceu. Ainda assim, por muito tempo ela viveu à sombra de suas asas.

Agora, aos doze anos, Joia mora em uma casa tomada por silêncio e segredos. Os pais culpam o avô pela tragédia do passado, atribuem a ele a má sorte da família.
comentários(0)comente



Luri 24/08/2023

Uma história leve porém surpreendente.
Gostei muito desse livro pois me identifiquei bastante como Joia olhava para sua família. Confesso que não gostei muito dos momentos de Joia e Eugene, gostava mais dos momentos familiares, até porque, o "segredo" da família e o mistério por trás da morte de Passarinho é o que me fez querer ler esse livro. Gostei muito do desenrolar da trama. É uma história leve, contada aos olhos de uma criança.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



linedslima 24/07/2023

Um livro sobre luto e culpa e amizade, me emocionei diversas vezes nele e acho que todo mundo devia ler esse livro uma vez na vida
comentários(0)comente



Jully 13/04/2023

Um livro emocionante e muito bem escrito, senti tanta coisa lendo esse livro que seria impossível descrever cada sentimento.
Acho que todo mundo deveria ler esse livro.
eu amei.
comentários(0)comente



Simoninha 22/01/2023

Lindo demais!!??
Passarinho foi um livro que me tocou profundamente. Foi escrito com muita sensibilidade e, ao mesmo tempo, simplicidade.
comentários(0)comente



Marcos 16/12/2022

Passarinho ou John não sabia voar e acabou pulando do penhasco e morrendo no dia do aniversário da irmã mais nova, Jóia. Seu avó, que o apelidara assim, frustado, calou-se para "sempre" se culpando a todo instante por alimentar no neto a esperança e a vontade de voar como um passarinho.

Jóia, a irmã mais nova de John (Passarinho) não chegou a conhecê-lo, mas sempre procurava estar bem próximo e debaixo das asas das lembranças do falecido irmão.

Hoje, depois de doze anos, os pais de Jóia culpam seu avó pelo ocorrido. Por conta disso, o lugar onde eles moram é uma casa silenciosa e cheia de segredos.

Tudo muda quando Jóia conhece um garoto encima de uma árvore e que curiosamente tem o mesmo nome de seu finado irmão, John. O garoto é um tanto misterioso, cheio de ideias e imaginações. O avô de Jóia não vê aquele garoto como um bom menino, pelo contrário, o vê como um Duppy, uma espécie de espírito maldoso, e por conta disso, toma as devidas precauções para manter esse espirito o mais distante possível de sua família, como jogar arroz no chão da casa para espantá-lo.

Ao contrário do avô, Jóia não vê naquele garoto nenhum lado mal e sombreio, ela confia que aquele menino será a chave que abrirá a porta para a união da família novamente, deixando o falecido John em seu devido lugar. Um lugar muito especial, que é dentro dos corações de cada um daquela família.

O livro é delicado e muito suave, conforme o passar das páginas, vemos a aproximação de Jóia com o novo amiguinho e as curiosidades que ele transmite a ela como forma de fortalecer a amizade entre os dois. Por conta disso, acredito que esse livro é merecedor de ????, pois além de trabalhar com temas como perdas, amizade e família, ele traz uma visão do quadro atual de muitas amizades na atualidade... no mais, é isso.
Bruna 29/07/2023minha estante
Amei esse livro ? entrou para o meu top 5.




Lara 31/08/2022

Esplêndido
Eu sinceramente acho quase impossível colocar em palavras a beleza desse livro, o quanto ele é incrível e sensível. Por isso, apenas me atenho a esse pensamento.
comentários(0)comente



Clara 31/07/2022

eu amo você joia.
existem 2 tipos de livros favoritos,o que você quer sair gritando para todos ler e oq vc quer q seja seu.
esse é o segundo caso.
amo você joia.
obrigada não me sinto mais sozinha.
comentários(0)comente



Gabriel.Chiquito 27/07/2022

"A felicidade é como uma criança. Ou a alimenta, ou ela morre"
Carinho e afeto são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, e ver a vida pelos olhos de uma que não teve isso é uma experiência importante e esclarecedora, mas ao mesmo tempo muito triste. Essa é uma história que de vários traumas e de sofrimento, mas também uma lição sobre esperança e felicidade, e vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Bruno.Coelho 17/01/2022

Uma joia de menina
O livro é legal, aborda assuntos sobre família, amizade, luto e inocência.
Foi bom curti a trajetória de joia, no começo pensei se tratar de algo sobrenatural ou coisa do tipo mas tudo é intencional da autora. Foi pro lado real e doloroso da vida que é assumir suas pendências e buscar a cura através da conversa e amor.
O final é a melhor parte apesar de ser simplório.
Indico o livro por ser pequeno, mas a história apesar de agradável não é tão surpreendente.
comentários(0)comente



lemossmarina 30/09/2021

o que machuca mais: o silêncio ou as palavras?
o livro é narrado por Joia, uma criança de doze anos, que já viveu e sofreu muito pra sua idade. Joia nasceu no dia em que seu irmão tentou voar de um penhasco e por causa disso cresceu em uma casa triste e silenciosa, com raras demonstrações de carinho.

a leitura é simplesmente incrível, uma história que nos mostra como o luto pode destruir as pessoas e afastá-las, mesmo morando na mesma casa. e como as atitudes dos adultos afetam as crianças (e muito!).

li o livro inteiro com lágrimas nos olhos.
comentários(0)comente



Helo 10/09/2021

dor e lágrimas
que delícia de livro, meu pai. eu amei como a situação toda foi abordada, a relação da Joia com seus pais e avô foi muito bem construída! talvez o final tenha sido um pouco mais ligeiro do que merecia, mas ainda sim foi maravilhoso.
me tocou muito todo o enredo da história, e ver a Joia se questionando sempre sobre sua origem, seu irmão e nunca obtendo respostas é de cortar o coração! enfim, um livro muito gostoso mas melancólico.
comentários(0)comente



88 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR