Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato




Resenhas - Reinações de Narizinho


156 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 8 | 9 | 10 | 11


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
R...... 01/06/2017minha estante
Essa questão de cheirar pó de pirlimpimpim é estranha, mas pode ter sido inspirada em costumes arraigados na cultura de época, como o uso do rapé. Lobato buscava a valorização dessas coisas, que com o desuso, soam bem estranhas hoje. Essa é só uma das questões nesse tema, que poderia até ser polemizado com hipóteses mais chocantes (como conceitos arcaicos, em certos pontos, difundidos por Freud).


Bia Araújo 01/06/2017minha estante
Oi Rogério, sim lembro de ter lido em algum livro também sobre cheirar rapé e marcar fumo, acho que foi nas Aventuras de Huck Finn do Mark Twain.




R...... 13/02/2017

O primeiro livro do Sítio do Picapau Amarelo (1931)
Esse ano quero reler a coleção, preferencialmente em ordem cronológica. Tenho todos os volumes e li há muito tempo. Exceto um, que guardei para reencontro e deleite futuro. Na minha cabeça é como se fosse um doce para mais tarde. Pois bem, desse ano não passa. Para quem tem o "Sítio" marcado na infância, essa maratona é uma de minhas melhores metas em 2017.

"Reinações de Narizinho" reúne as primeiras histórias e mostra um caminho em construção. A obra tem momentos surreais que inicialmente eram tratados como um sonho (é o que acontece em relação à primeira viagem ao reino das Águas Claras e ao das abelhas, que me parecem os primeiros textos da série), mas o autor vai trazendo as histórias para o mundo real da menina a partir daí. Ainda bem que começou a ter outra percepção, pois isso engessava as possibilidades.

As histórias tem essa caracterização, de trazer a fantasia para o mundo da criança, buscando inspirações na literatura, cinema e contexto de época em uma cativante mistureba. Lobato construía um universo infantil genuinamente brasileiro quando percebeu a falta.

Vou registrar algumas coisas nesse processo, ainda que bobas:
- Narizinho era chamada por seu nome nos primeiros textos (Lúcia), tem 7 anos e o nome que a consagrou tem correlação também com a personalidade forte em não aturar desaforo, principalmente quando em relação a quem gosta.
- Pedrinho tem 10 anos, é filho de Antonica e tem no Sítio a vivência de uma liberdade que não encontrava na cidade.
- Dona Benta é desde o início celebrada por sua sabedoria, principalmente como contadora de histórias, coisa que o Lobato procura incentivar para as crianças.
- Tia Nastácia tem referências que soam de maneira preconceituosa. A maior parte é chamada de "a preta" e com adjetivos pejorativos como beiçuda. Acredito que havia um contexto de época fortemente arraigado à velhas percepções e não necessariamente uma valorização racista, como muitos dizem hoje.
- Visconde foi criado para ser o pai de Rabicó no casamento com a Emília.
- Lobato cita também personagens do cinema e literatura infantil nas aventuras da turma.
- O livro é datado de 1931 (posterior à outras publicações), mas é o precursor do Sítio por ter as primeiras aventuras, escritas a partir de 1920.
- "Aí tem maroscas!" Registrei a expressão apenas por não conhece-la e achar engraçada. Pedrinho a usava e tem um sentido de que existe alguma maldade.
- O livro mostra o quanto Lobato tinha um conhecimento vasto na literatura infantil. Eu que achava que conhecia, não soube identificar as personagens Rosa Branca e Rosa Vermelha. Quem são, hein?
- Gostei especialmente do capítulo que fala da visita dessas personagens ao Sítio. Ah, algumas notas bestas... Chapeuzinho vermelho parece que não era ainda o nome mais popular da personagem (falavam Capinha ou Capuzinho) e o visual da Branca de Neve era de uma loira (a imagem mudou, creio, a partir do filme da Disney). Quanta besteira... Só escrevo por gostar de registro, ainda que debaixo de mico.
- Chama a atenção o fato dos mitos do folclore nacional ainda não aparecerem. Acho que o autor buscava inspirações e colocava suas personagens de maneira dominante sobre as conhecidas na literatura. Por exemplo, as tiradas da Emília são irônicas e impagáveis no trato com algumas delas, o Pedrinho tem uma rusga com o Aladim (chamado de Aladino) sobre quem era mais audaz, aparece um Gato Félix falso (qual será o tamanho do personagem na época?) que é desmascarado pela esperteza da turma e o Tom Mix (personagem do cinema) aparece como um bandoleiro também engambelado.
- "Olhos de retrós". Que característica mais inusitada da Emília citada nesse livro. Toda vez que ficava espantada os olhos arregalavam e estouravam. Acho que o Lobato não levou isso adiante. Não lembro disso em outros livros. convenhamos que é no mínimo angustiante. Era o processo de construção...
- História, geografia, matemática, mitologia grega, literatura infantil, cinema... Percebemos um universo vasto tratado na obra do Lobato, mas acho que ele deixou uma lacuna que poderia ser explorada e me leva a investigar a linha de pensamento que ele tinha nisso. Não seria legal brincar também com personagens bíblicos? Por que será que não fez, sendo o país de cultura tão arraigada na religiosidade? Algumas coisas isoladas são citadas, mas rapidamente, como o Pedrinho tentando dar vida a um boneco com o "sopro de vida". Qual terá sido sua linha de pensamento? Vou investigar... Será que ele era ateu ou agnóstico como se diz hoje?
- Uma olhadela na internet confirmou o que imaginava do autor...
- Quando descobri, fiquei sugestionado a algumas coisas. Como ia começar a ler o capítulo "Pena de papagaio" tive a seguinte percepção (mas não estou dizendo que era a intenção do autor): a história parece uma sátira à fé, pois o Pedrinho encontra um personagem invisível que identifica como o Peter Pan (é o juízo de valor dele), e este lhe mostra um mundo de fábulas. Hum... Aí tem Maroscas! Principalmente quando vemos que o Visconde, símbolo da razão e saber, não participa dessa aventura por estar embolorado (esquecido em um canto... história sem razão...). É só uma observação sem fundamentação. Voluntário ou não, a boca fala do que está cheio o coração.
- Ah, esse capítulo tem também o texto "Os animais e a peste" que para mim, agora, é o mais instigante do livro. É uma fábula curiosa e dela veio o Burro Falante para o Sítio (ai, ai... espero não estar sendo um burro falante também).
- Fiquei meio cabreiro na leitura final do livro. Mas também, olha só, fala do pó de pirlimpimpim, que era aspirado e transportava para o mundo da fantasia. Será que o Lobato? Acho que talvez nunca tenha essa resposta... Voltando ao que se quer expressar, é uma valorização da imaginação infantil.
- O livro termina com o Pedrinho voltando para a cidade.

Imaginação, fantasia, valorização da brincadeira infantil, despertar para a aprendizagem, são os aspectos que se notam no livro.
Samara 16/02/2017minha estante
Na época que li eu era adolescente, hoje eu não teria a mesma opinião formada dos livros que tinha na época, especialmente em relação à Tia Nastácia. Acho que eu iria odiar Histórias de Tia Anastácia, na época já não gostei, piorou hoje.


Samara 16/02/2017minha estante
Adoro os livros que falam sobre História do mundo e Mitologia grega, o melhor que li de mitologia até agora.


WilsonSacramento 16/02/2017minha estante
Ótimos pontos abordados... preciso fazer o mesmo um dia, reler estes que foram livros de acesso ao mundo da leitura!


R...... 16/02/2017minha estante
Oi, Samara! Também não gosto de certas descrições no livro e curto também obras sobre a mitologia grega.


R...... 16/02/2017minha estante
Valeu, Wilson! Os pontos são amenidades que não quero esquecer sobre o livro.


Samara 17/02/2017minha estante
Ele escreve muito bem sobre mitologia


R...... 17/02/2017minha estante
É Samara, mas na valorizaçao à turminha do Sitio ele era capaz de fazer pequenas alteraçoes. O Hercules, por exemplo, em outro livro era um panacão.


Samara 17/02/2017minha estante
Me lembro kk coitado do Hércules




Juliana 29/11/2016

Revivendo a infância
Foi o primeiro livro "grande" que li na infância, aos 7 anos, presente de meus pais. Lembro que adorava o Sítio e toda a coleção do ML. Agora reli, junto ao meu filho de 6, cada noite um trecho, dando risadas e viajando juntos!
comentários(0)comente



Marcela 17/10/2016

NOSTÁLGIA
Eu sempre gostei da serie sitio do pica-pau amarelo,e quando li esse livro foi muito nostálgico,lembrei muito da minha infância quando eu tinha uns 7 anos.
sempre ame as obras de Monteiro Lobato por ter um toque de ficção exemplo o saci,cuca,curupira,mula sem cabeça entre outros.
comentários(0)comente



Ellen Macedo 30/04/2016

Faça uma criança feliz lendo este livro
Leitura essencial para qualquer criança. Li para meu filho e foi um momento muito especial ver ele se encantar pela turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, como aconteceu comigo.
comentários(0)comente



Bismak 18/03/2016

Melhor Infância
Que livro mais lindo e com ilustrações tão interessantes. Lobato consegue criar um mundo mágico e reformular histórias já conhecidas de maneira muito peculiar, muitos termos aparentam ser um tanto quando pouco conhecidos enquanto outros são de uma atualidade impressionante. Sou apaixonado por suas obras.
comentários(0)comente



Valnikson 26/02/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Reinações de Narizinho
O autor sempre se preocupou em debater questões ambientais e de cunho político-nacionalista em seus livros. Sendo um dos primeiros empreendedores da indústria editorial no país, publicou cerca de vinte e seis obras voltadas ao público infantil, algumas delas verdadeiros clássicos que até hoje atravessam gerações. 'Reinações de Narizinho' reúne várias histórias escritas por Lobato a partir de 1920, inaugurando a série protagonizada pela famosa turma do Sítio do Picapau Amarelo. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2014/03/30/25-reinacoes-de-narizinho/
comentários(0)comente



Ana 30/12/2015

Meu primeiro livro!
O que dizer do meu primeiro livro?Eu tinha sete anos quando ganhei esse livro do meu pai e (eu amei a capa dura) aprendi a ler com 5 e em casa (valeu mãe!!!) Mas foi meu Pai e Monteiro Lobato que me fascinaram por esse mundo magico e prazeroso da leitura, a primeira vez que li descobri um mundo magico onde ate a boneca de pano ganhava vida e falava com sua dona,naquele momento então decidi que queria viver nesse mundo e não nesse chato aqui por isso decidi ler a maior quantidade de livros possíveis, decidi isso com sete anos de idade e até hoje faço de tudo para manter essa promessa.
marcinha 30/12/2015minha estante
peguei esse livro na biblioteca da escola no ensino fundamental




Cilmara Lopes 08/10/2015

O Primeiro livro que li
Pelo que me recordo este foi o livro responsável por despertar esta paixão que tenho pelas letras.
comentários(0)comente



Jéssica Sanoli 01/10/2015

Ao ler Reinações de Narizinho, deparei-me com aquela estimada “brincadeira da linguagem” que acompanhou Monteiro Lobato em suas empreitadas pela literatura, especialmente na literatura infanto-juvenil – culpada primordial de sua consagração como um grande autor no Brasil do século XX.
Reinações de Narizinho é uma coleção das histórias que Lobato escreveu por cerca de
dez anos e que, ao regressar ao Brasil após residir alguns anos nos EUA, resolveu reunir numa só obra para consolidação definitiva da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo. Lê-la é
mergulhar nas Águas Claras; é dar um passeio com Fedro e La Fontaine; é dialogar com o
gato Félix, as princesas encantadas e o Peter Pan; é saborear os bolinhos da Tia Nastácia,
ouvir a doce e sábia voz da Dona Benta e até molhar-se com a torneirinha de asneiras da
Emília – por que não?
Meu encontro pessoal com a obra foi prazeroso por poder observar, à medida que ia tornando-me mais íntima das personagens, o amplo uso de recursos linguísticos criativos que Lobato usa para tornar mais próximos leitor e texto.
comentários(0)comente



Marques 09/06/2015

Li esse livro pela primeira vez foi quando muito novo e sei que as aventuras e as artes da capa e dentro do livro me fascinaram pela fantasia. Pena saber sobre o posicionamento do autor acerca dos afrodescendentes, pois isso acaba por distanciar o leitor e as aventuras do Sítio são fantásticas para mente dos infantes.
comentários(0)comente



Evandro 21/07/2014

Resenha de “Reinações de narizinho 1” – O casamento de Narizinho
Sempre Narizinho ia dar comida para os peixes no lago perto do Sítio do Pica-pau Amarelo. Um dia, um peixe e Narizinho se apaixonaram. Ele era um príncipe.
O peixe príncipe a leva ao palácio e Dona Aranha faz um vestido lindo para Narizinho ir à festa Eles dançam, encontram tesouros, pérolas, etc.
Depois de várias aventuras, Dona Benta e Tia Nastácia se transformam em animais. Emília quase perde a perna e se casa com Rabicó.
Narizinho se casa com o príncipe, ele vai ao sítio por alguns dias e fica com medo dos animais do sítio, principalmente da vaca. O tempo passa e quando ele volta à água não consegue respirar e afunda. Será que ele morreu? Narizinho fica preocupada, mas acha que ele se salvou.
A parte que eu mais gostei é a parte que eles se casam. Muito legal, indico este livro para todos meus colegas. Agora estou lendo “Reinações de Narizinho 2”. Tenho certeza que vou gostar muito também.
Rafa Samara 13/11/2014minha estante
É isso aí! Gostei da resenha! :D




Júnia 15/01/2014

Toda a coleção
Tanto os livros quanto o programa de TV da década de 70 ( do século passado) fizeram parte da minha infância.
comentários(0)comente



Allana209 19/11/2013

Adorei, adorei. Mesmo sendo uma marmanja de quase 18 anos, parecia uma boba dando risada com as asneiras de Emília. A criança que lê esse livro certamente tem coisas malucas e maravilhosas na cabeça. Lobato não subestimava a inteligencia dos pequenos.
Conforme lia fui assistindo alguns episódios da série da Globo e fiquei maravilhada com a fidelidade.
Só tirei meia estrela porque me apaixonei pelo Príncipe Escamado e senti falta dele depois de um tempo que ele foi reinar seu mar (que fica no riacho). A outra metade da estrela foi pelo racismo que percebi, especialmente contra Tia Nastácia. Cada preconceito besta foi uma broxada. Não foi nada engraçado.
comentários(0)comente



156 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR