@zurcenila 22/07/2017O Casamento - Nicholas SparksEste livro é tido como uma “continuação” do livro “O diário de uma paixão”, mas não conta a história de Allie e Noah.. mas fala sobre o casamento de uma das filhas do casal: Jane.
Mas, ao longo de todo o livro, Noah e sua história de amor vão nos alimentando lindamente… Vou explicar…, mas antes saliento que trata-se de mais um romance do Sparks, já tinha visto vários filmes inspirados e/ou baseados nas obras do autor mas é apenas o segundo (de muitos, espero!) que leio. Sparks tem uma narrativa simples e cativante.. absolutamente clara e a forma que descreve os cenários nos carrega para dentro da história.. acho que é um dos muitos motivos que torna o livro emocionante. Desta vez eu não chorei mas cheguei bem perto das lágrimas.
É um livro de cabeceira que recomendo para todos casais que já carregam muitos anos de relacionamento. Não quero dizer com isso que todos os casais tenham problemas, mas acho válida a reflexão sobre como as relações e emoções do início de namoro vão se perdendo ao longo dos anos. Além disso, por infinitos motivos, muitas vezes “trocamos” o convívio com a família e amigos em prol do trabalho, em busca de conforto e todas as responsabilidades que carregamos, acreditando que depois teremos tempo…, ou não percebendo o impacto e o afastamento que estamos provocando… e que pode se tornar uma via sem volta, um abismo que não podemos transpor.
Vou começar pelo fim e dizer que o final deste livro me surpreendeu muuuuuuuuito! Não tenho palavras pra descrever como achei brilhante o desfecho da história. Não darei spoiler mas posso dizer que não imaginaria um final assim e não penso em nenhuma opção melhor do que esta!
O livro é narrado por Wilson, marido de Jane, que após esquecer completamente do aniversário de casamento, percebe o abismo que existe entre ele e a esposa e como devastou a relação com sua família ao longo dos anos.
Para as pessoas menos românticas, pode parecer um pouco de exagero algum tipo de decepção por um homem se esquecer do aniversário de casamento.. mas são 29 anos.. então, acho que já deu tempo para decorar, não é? Mas o que acontece com Wilson a partir de então é que ele começa a se perguntar se sua esposa ainda o ama ou se ele realmente conseguiu estragar tudo ao longo dos anos.. Se merece o amor de uma mulher que considera tão incrível.. E faz uma viagem ao passado em memórias que nos contam como foi a história de amor do casal desde o momento que se viram pela primeira vez.. o primeiro beijo e todas as outras descobertas que fizeram juntos.
Eles tem 3 filhos, e parece que depois que saíram de casa, a relação estremecida ficou ainda mais aparente.. mas antes do 30º aniversário de casamento .. ele decidiu que mudaria suas atitudes e tentaria de todas as formas reconquistar sua esposa e reacender o amor entre os dois. Ao longo dos dias e durante esta saga de “reconquista”, Wilson conta com os conselhos do sogro Noah, visto que a história de amor e todas as demonstrações de afeto dos sogros é espelho para quem conheceu a história.
Recomendo este livro para os que gostam de romances, mas também como reflexão em nossas relações.. seja casamento, amizade ou com nossa família.. o que estamos de fato ofertando àqueles que amamos e como recuperar os relacionamentos que são verdadeiramente importante para nós mas encontram-se de alguma forma abalados ou desgastados. Boa leitura!