Clara dos anjos

Clara dos anjos Lima Barreto




Resenhas - Clara dos anjos


388 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Anna.Beatriz 27/05/2021

Vale a pena ler
Gostei muito. A história é carregada de humor e críticas. O livro retrata muito bem a dura e triste realidade dos subúrbios. Os personagens são bem interessantes e engraçados. Oq me incomodou foi a necessidade que autor tinha de contar a origem de literalmente todos os personagens, ficou muito maçante a leitura. Além disso, senti falta da protagonista, ela me pareceu apagada em meio a tantos personagens cheios de personalidade e carisma.
comentários(0)comente



gabs 21/05/2021

Aquela que ainda não foi terminada
Li antecipadamente como obra de vestibular, então ainda não tive minha aula de análises sobre. Mas assim né kk Lima Barreto... só ai o livro já ganha mil pontos.
Não sei se era pq minhas expectativas estavam baixas, mas eu tive uma experiência maravilhosa lendo, me diverti e surtei muito lendo com raiva do Cassi Jones e da Clara.

Volto quando eu tiver analisado certinho =)
gabs 21/05/2021minha estante
Tô fazendo só pra organizar a estante, dá trabalho...




Davi.Lima 18/05/2021

Outro clássico pra minha prateleira
Eu nao gostei muito do começo, mas quando eu fui percebendo toda a carga de preconceito, machismo e tudo mais q era normal na quela época o livro ficou mais interessante
comentários(0)comente



Clara Suzart 17/05/2021

Todos nós já fomos "Clara" nessa vida!
Com várias críticas sociais e sucintas, Lima Barreto conduz um romance muito criativo e empolgante de ser lido. A escrita é espetacular e de fácil entendimento. Um aspecto que me "incomodou" um pouco porque nunca tinha lido nada assim, foi a apresentação de cada personagem de forma muito demorada (muitas vezes entediante) ou seja, toda vez que citar um personagem ele vai falar inúmeras coisas sobre essa pessoa. No mais, o livro melhora MUITO depois de 50%, porque essas descrições vão diminuindo e a ação da trama vai ficando em evidência.
comentários(0)comente



Ana Claudia 15/05/2021

Cassi, o "pobre menino de 30 anos" que não sabe o que faz
Damos de cara com os maiores erros cometidos na educação dos filhos. Pais que usam o trabalho como desculpa para jogar toda a educação dos filhos nas mãos das mães, e mães que de um lado, dão toda a liberdade e mimam demais, do outro, que prendem totalmente os filhos, tirando a autonomia e isolando da realidade, julgando estar protegendo. São os extremos, que existem ainda hoje. Não só por isso as críticas de Lima Barreto são tão atuais. Clara teve que passar pelo pior para entender a sua posição na sociedade e que como mulher negra e pobre não iria possuir o mesmo apoio e respeito das moças brancas de classe média ou ricas.
Ainda, Lima Barreto diferencia a mulher branca burguesa, da mulher branca pobre, da mulher negra pobre, discussões que só foram levantadas muito depois por feministas como Lélia Gonzalez e Angela Davis. Ainda existem muitas Claras por aí (mesmo que hoje a virgindade não seja o tesouro das mulheres) e até mesmo na Literatura, como Neném, filha de Machona, de O Cortiço.
Mas de todas as críticas de Lima Barreto, Cassi é a mais forte. Não é coincidência que Lima Barreto é da mesma época de Nina Rodrigues, médico que defendia que os crimes são involuntários em certas raças inferiores e, portanto, deviam ser julgados com códigos diferentes de "povos civilizados". Em tese isso não aconteceu, mas na prática muitos Cassis cometem crimes e saem impunes, por causa da sua classe e cor. O sistema judiciário que não trás justiça pro negro e desresponsabiliza o pobre menino branco de 30 anos.
comentários(0)comente



Allamo 05/05/2021

Uma raiva um tanto quanto satisfatória.
Esse livro foi um prazer inesperado. O sentimento que tive, ao requisitarem a leitura dessa obra pela primeira vez, foi de um imenso tédio, tanto que optei pelo resumo.
Mas meses se pasaram e por livre e espontânea vontade dei mais uma chance às peripécias de Clara, e eu acho que não poderia ter gasto meu tempo de forma melhor.
A burrice de Clara dá nos nervos as vezes? Sim. O Cassi é um mal caráter inescrupuloso? Com certeza. Mas, mesmo sabendo do triste desfecho da história, o enredo é muito interessante e a caracterização do Rio de Janeiro do início do século XX é primorosa.
Isso tudo sem comentar as importantes questões, e tensões, sociais presentes no livro. Questões essas que tornam o livro tão importange e , infelizmente, agregam à essa obra seu caráter atemporal.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol 27/04/2021

É um livro para passar raiva, pelas injustiças e pela ingenuidade das pessoas.
O modo como o livro acaba é marcante.
comentários(0)comente



Mari 25/04/2021

" - Mamãe! Mamãe!
- Que é minha filha?
- Não somos nada nesta vida."

Um livro pré-modernista, mas que ainda retrata o atual racismo e sexismo que cerca a mulher negra.
Achei super interessante a construção dos personagens, como o do Cassi Jones, um homem branco extremamente problemático e doente. Os pais de Clara dos Anjos, extremamente protetores e a própria Clara, uma menina ingênua. Mostrando as influências do naturalismo, que eu, inclusive, gosto muito.
"Escolhia bem a vítima, simulava amor, escrevia detestavelmente cartas langorosas, fingia sofrer, empregava, enfim todo o arsenal do amor antigo, que impressionava tanto a fraqueza de coração das pobres moças daquelas paragens, nas quais a pobreza, a estreiteza de inteligência e a reduzida instrução concentram a esperança de uma felicidade num Amor, num grande e eterno Amor, na paixão correspondida.
Sem ser psicólogo nem coisa parecida, inconscientemente, Cassi Jones sabia aproveitar o terreno propício desse mórbido estado d'alma de suas vítimas, para consumar os seus horripilantes e covardes crimes; e, quase sempre, o violão e a modinha eram seus cúmplices..."

O único traço negativo desse livro é que algumas partes eram cansativas de ler apenas porque o foco da história só é retratado no final.
comentários(0)comente



Diego 19/04/2021

Bem escrito
Trata-se de romance bem escrito, com a temática, aparentemente, central do autor: o desprezo e a discriminação racial, tema tão caro hoje em dia, mas muito mais efetivo, ao que se vê pelos relatos, à época.
No mais, trata-se de uma ?desgraça? anunciada, cujo enredo encaminha-se a um final sem maiores surpresas, mas de forma muito bem escrita, com tramas e acontecimentos acessórios muito inteligentes e bem arranjados.
Um bom livro.
Vi 19/04/2021minha estante
Tenho vontade de ler as obras de Lima Barreto; mas não sei por qual obra começar e pelo que vi no seu perfil você lê bastante as obras dele. Poderia indicar-me uma obra para eu começar a ler?


Diego 19/04/2021minha estante
Estou lendo as obras completas dele.
Sugiro que comeces lendo ?Triste Fim de Policarpo Quaresma?, que é um dos mais conhecidos. Eu gostei muito!
Boa leitura! ??


Vi 19/04/2021minha estante
Muito obrigada pela indicação ???
Uma boa leitura para você também.?




Leticia.Maia 12/04/2021

Clássico
O livro conta a história de Clara dos Anjos, uma mulher negra, filha de pais com pouca condição financeira e que é super protegida.

O livro é cheio de críticas sociais importantes: religião, problemas estruturais do lugar, racismo. Além de abordar temas como: alcoolismo, falta de diálogo, excesso de proteção, impunidade.

Os personagens são bem característicos, cheios de defeitos (gente como a gente).

Gostei da leitura, achei um pouco difícil devido aos termos antigos, assim como, a leitura das notas para poder entender melhor a história. O livro trás uma realidade que até hoje está presente, mostra a impunidade e a dor de uma mulher/família enganada.
comentários(0)comente



Dani Teodoro 10/04/2021

Um bom clássico da literatura brasileira
O livro tem como protagonista Clara dos Anjos, uma moça negra, filha de um carteiro e de uma dona de casa, criada com excesso de proteção pelos pais, e que acaba descobrindo o seu papel na sociedade brasileira da pior maneira possível.

Um tema bastante explorado no livro, mas pouco mencionado nas resenhas, é o alcoolismo, que está muito associado à frustração profissional de alguns personagens, como, por exemplo, Leonardo Flores e Meneses.

Enfim, já havia lido esse livro há 10 anos, mas hoje, sem dúvida, tive uma melhor compreensão da história
comentários(0)comente



Talita Ester 30/03/2021

Insuportável, porém sem condições de fazer uma resenha aprofundada, já vou fazer isso pra escola.
comentários(0)comente



Mica 22/03/2021

Clara dos anjos resenha
Para um livro de literatura achei muito bom. No entanto num geral nao me agradou muito, claro que por varios fatores. Primeiro não estou acostumada a livros da literatura brasileira; segundo, não tem tantos diálogos como em outros livros que eu tanto gosto; terceiro, por ser um livro mais focado no narrador não da pra se ter tanta noção das emoções dos personagens.
Por ser um livro antigo vejo também muito do fato de não haver muito direito às mulheres. As mães mantiam às filhas ignorantes aos fatos pecaminosos do mundo deixando-as assim suscetíveis às desgraças as suas honras. Isso me entristece pois não fosse a ignorância que a mãe mantinha Clara esta talvez viesse a ter um destino diferente.
Ha também nitidamente e como é de intenção do ator o preconceito racial, não passando assim despercebido. Este fato me enfurece e me entristece. O fato de os meus (infelizmente) serem tão repugnante e mesquinhos ao ponto de rebaixarem alguém por conta da cor de pele.
O livro em si traz bastante tematicas que hoje em dia ainda se é motivo de discussão, gostei de ler algo que mesmo com essência antiga ainda se encaixa nos dias de hoje. Lima Barreto devia ter mais reconhecimento.
comentários(0)comente



388 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |