Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga




Resenhas - Marília de Dirceu


313 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Carolina4355 01/10/2024

Comecei a gostar do livro quando já estava quase acabando, fiquei um pouco confusa com as falas, mas depois que coloquei na cabeça que tudo se resume a marília e que é deus no céu e ela na terra, a leitura ficou um pouco melhor
comentários(0)comente



Alice2604 29/09/2024

Se o amor for desse jeito que esse livro representa eu não quero nunquinha na minha vida me apaixonar, não por que ele trata isso de uma forma assustadora ou algo assim mas tudo sempre é MUITO meloso e enjoativo, as vezes parecia uma tortura ler isso, apesar de não ser exatamente difícil de ler. Além disso o racismo desse autor português (claro que seria um europeu pra ser assim), que usa palavras como denegrir e caracteriza ela como "impura" por ter um cabelo preto (???). Só estou dando 2 estrelas por algumas coisinhas serem visivelmente belas quando impoe-se o som das liras e sonetos (vulgo só o som no caso) E o trabalho visível na construção desse trabalho (até por que, é um clássico e infelizmente, um dos livros mais importantes do Brasil). Mas de qualquer forma, não me importo com a beleza que o arcadismo busca ou essa síndrome europeia de impor regra na literatura, eu realmente detestei muitíssimo esse livro, mas entendo por que talvez seja necessário.
comentários(0)comente



Danilo Moreira 28/09/2024

Um amor separado pela Coroa Portuguesa
A obra é um bom exemplo do arcadismo no Brasil. Nos versos, Tomás invoca deuses e histórias da mitologia grega, além de belos versos e adjetivos para descrever Marília, a musa inalcançável por circunstâncias tristes da vida.

Estudiosos atribuem Marília à Maria Dotoréia, a jovem por quem o autor se apaixonou quando era ouvidor em Ouro Preto (então Vila Rica). Quando iam se casar, ele foi preso, acusado de integrar o grupo dos inconfidentes mineiros, e foi expulso do país, ficando para sempre longe da sua amada.

Acredito que a experiência de leitura fica muito melhor quando a gente descobre a história por trás. Tudo faz mais sentido, ainda que tenham algumas diferenças (por exemplo, Marília, no livro, mora em Portugal, na roça; Maria Doroteia era de Ouro Preto e de família rica). No meu caso, comecei a ler a obra antes de saber a história, durante a leitura, estive em Ouro Preto e visitei a casa onde ele morou e que, das janelas, via a sua Marília, acabei tendo contato com a bio dele e sabendo mais.

Mas é isso, ainda que seja uma história melancólica de amor, é bonito ver o que um homem apaixonado é capaz de escrever.
comentários(0)comente



Malu 27/09/2024

Chato
Eu sei que é um grande livro. Entretanto, que leitura chata, a análise ajuda a entender o enredo, mas não deixa de ser tediante.
comentários(0)comente



Emanuele.Matiola 23/09/2024

Cansei de ler esse livro, eu poderia ter gostado se não soubesse da história do autor e da Marília.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



giovqnacr 16/09/2024

Marília de Dirceu
é um livro pra quem gosta de poesia, ele começa com algumas liras boas mas em certo ponto começa a ficar muito repetitivo.
comentários(0)comente



Lívia 07/09/2024

Marília de Dirceu
Li obrigada por causa da escola ksksk, não gostei pq não é meu estilo de livro. E ainda que é poema, não da pra entender muito bem
comentários(0)comente



vick 06/09/2024

?Nunca mais?
Antes de qualquer coisa saibam que eu já não gosto nada de poema/poesia, então creio que minha opinião só é válida para quem também não gosta.
Eu odiei o livro de todas as formas possíveis e por isso demorei um monte pra conseguir terminar, o único motivo de ter lido foi por causa do vestibular, do contrário eu nunca teria lido kkkkkkk. Não entendi um ?a? da minha leitura, afinal como eu não curto esse tipo de leitura ficou pior ainda de sequer tentar entender algo, mas enfim finalmente acabou?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabs 03/09/2024

-> livro fuvest 2025

foi nesse livro aqui que eu parei e falei ?nao vou fazer fuvest, pq to lendo?? e só cheguei nessa conclusão pq o livro é MUITO RUIM

ja nao sou chegada em poema, mas isso aqui é TENEBROSO

-> não terminei de ler, mas vou fingir que terminei :)
comentários(0)comente



Laura4337 31/08/2024

Tomás Antônio Gonzaga, o primeiro romântico e homem lixo
Para quem gosta de poemas, eu recomendo muito, por que depois de um tempo ele fica muito repetitivo.
A Parte III eu não gostei tanto por que eram poemas ?aleatórios? e eu gostaria muito de saber para quem foi, e por que ele escreveu (mas aí é mais curiosidade minha).
E por que o Gonzaga foi o primeiro romântico e homem lixo, vocês me perguntam. Bom, no livro ele se mostra extremamente apaixonado pela querida Marília- na vida real sendo conhecida como Maria Doroteia- e na Parte II quando ele é preso (alguns dizem que injustamente) por fazer parte da Inconfidência Mineira, tudo que ele fala é dela. Mas não entra na minha cabeça que depois que ele foi mandado para Moçambique ele NUNCA MAIS quis saber dela; se casou com outra mulher (muito rica, aliás), enquanto a Maria nunca mais quis saber de homem nenhum.
Enfim, mesmo com todo esse contexto, gosto muito de como ele escreve com o coração. Da para sentir os sentimentos dele.
Mesmo a grande maioria das liras sendo sobre amor, a minha favorita foi sobre amizade; e vou encerrar aqui com ela:

?Oh! quanto são duráveis as cadeias
De uma amizade, quando
Se dão iguais ideias!
Se apesar dos estorvos se sustinha
Nossa união sincera,
Foi por ser a minha alma igual à tua,
E a tua igual à minha.?
Lira II, 14
comentários(0)comente



camila del rio 29/08/2024

? marília de dirceu
Embora não tenha sido uma leitura terrível (apenas razoável), não é o tipo de livro que eu procuraria por vontade própria. Sinto-me um pouco acuada de avaliar clássicos de uma maneira negativa ? pois entendo a relevância deles para o cenário literário e cultural brasileiro ? mas não foi uma experiência muito divertida, então decidi avaliar o livro de uma maneira que refletisse meus sentimentos em relação a ele.
comentários(0)comente



leticia2513 29/08/2024

Leitura interessante.
Demorei muito pra terminar esse livro, me comprometi a ler por ser uma leitura obrigatória, mas sinceramente me vi entediada muitas vezes. a escrita é fácil, é um livro gostoso e interessante, mas ao mesmo tempo o vejo como algo maçante, cansativo. eu demorei muito pra pegar novamente esse livro porque eu me via entediada ao ler, e me cansava facilmente das palavras que existem nele, mas é um ótimo livro, se eu tivesse coragem de reler, faria para poder entender melhor, mas fora isso, um livro interessante.
comentários(0)comente



313 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR