Mia Fernandes 02/05/2020
“Essa história vai dar um daqueles livros que a gente não consegue parar de ler.”
Instigada pelos amigos e arrebatada pelo trailer do filme, eu decidi encarar! Não tinha nenhuma pretensão e expectativa com este livro. Só achava que seria mais uma comédia romântica típica das sessões da tarde ou clipes da Taylor Swift. Entretanto, como é bom queimar a língua e acabar devorando a histórias de um casal de amigos, Rosie e Alex, que se tornaram meus miguxos de coração. Cecelia proporciona uma história simples e singela, falando sobre o amor, a amizade e as travessuras que o destino cria no decorrer da vida dos personagens.
“Essa história vai dar um daqueles livros que a gente não consegue parar de ler.”
“Onde Terminam Os Arco-Íris” que agora se chama “Simplesmente Acontece” pela Editora Novo Conceito, conta a divertida história dos encontros e desencontros de Alex e Rose, que se conhecem desde os cinco anos de idade. Os dois eram tão inseparáveis, a tal ponto que na época da escola colecionaram várias passadas para a sala da diretoria e bilhetes para os seus pais. Eles faziam tudo juntos, eram melhores amigos até que a amizade de ambos foi posta em fogo pela primeira vez pelo destino. O sonho deles era fazer faculdade em Boston e continuar sempre juntos, porém imprevistos aconteceram e eles acabaram separados por continentes diferentes. Ele agora vive em Boston. Ela, soterrada em Dublin.
Rose Dunner é uma protagonista muito divertida e sofreu muito nas mãos do destino. O seu futuro já estava planejado desde pequena: ser a gerente do seu próprio hotel de luxo. Entretanto, uma noite de descuido, sua vida muda completamente e seus planos e seu futuro acabam estagnados em Dublin. Rose poderia muito bem ter desistido e ficado maldizendo a sua falta de sorte, e olha que ela faz muito isso, mas de uma maneira engraçada. Não tem como não se identificar com a protagonista. Mesmo com tantos percalços na sua vida, ela não desiste. Rose se levanta e segue em frente. Foi uma personagem que cresceu e amadureceu com erros que cometeu e com as pedras que apareciam no seu caminho.
“Ah, Rosie Dunne, espere pelo inesperado pelo menos uma vez. Talvez desta vez você não sofra um choque tão grande quando vir que as coisas não aconteceram do jeito que você esperava.”
Alex Stewart é o charmoso melhor amigo, fiel, sincero e que estava sempre ao lado de Rose, mesmo tendo um oceano separando-os fisicamente. Se, por um lado, o “azar” estava com Rose, para Alex, sua vida ocorreu da maneira como tinha idealizado. Conseguira sua tão sonhada bolsa de estudos na faculdade de medicina de Boston. Mesmo com o passar dos anos, Alex nunca perdera o contato com Rose e estava sempre apoiando, incentivando ela seguir os seus sonhos e confiar em si mesma.
Cecelia criou tantos contratempos, que cheguei achar que era muita desgraça e falta de time para Rose. O momento tão sonhado por mim fora adiado tantas vezes, que acabei pensando que não ia acontecer. Porém, todos esses empecilhos, só serviram para fazer com que eles se conhecessem ainda mais e mostrar que amizade deles era a coisa mais importante das suas vidas.
“Sabe, vocês dois têm a pior sincronia do mundo! Quando é que vão aprender a caminhar no mesmo passo?”
O livro é narrado em primeira pessoa, mas totalmente através de emails, cartas, MSN. Ou seja, não tem nenhum diálogo entre os personagens. Todos eles se comunicavam através de cartas, então mesmo sem nenhuma fala, dava para saber o que estava acontecendo ao redor de Rose. Essa forma de narrar a história tornou o livro tão único, leve e divertido, tal como era a amizade dos protagonistas.
Simplesmente Acontece é um livro muito gostoso, com personagens muito bem trabalhados e apaixonantes. Não tem como você não se identificar com pelo menos um. Ruby, por exemplo, foi um grande achado e uma das melhores pessoas na vida de Rose, tirando o Alex, claro. Além das passagens divertidas, a autora mostra que a vida simplesmente acontece e que por isso devemos aproveitar o momento presente sem adiar. Bem, foi isso que eu aprendi: não deixe para depois um beijo, um abraço, uma palavra. Grite os seus sentimentos na hora, não deixe para depois.
XOXO
Mia Fernandes.