Lisístrata

Lisístrata Aristófanes




Resenhas - Lisístrata


186 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 10 | 11 | 12 | 13


felipe 19/07/2022

que bobagem hetero
Inimigo do riso, não teve graça nenhuma. O livro parece ter sido escrito por um aluno da sexta série.
Aborda temas sérios sem nenhuma maturidade, como por exemplo estupro. ?vai ser estuprada? agarre-se na porta! se não funcionar, apenas não se mexa!?.
Sinceramente um dos piores livros que já li, foi só por obrigação do vestibular.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gi parisi 29/06/2022

Li p prova da UFRGS
Por ser leitura obrigatória (n tanto pq n pretendo ler as outras, mas enfim né) estava esperando algo bem chato e sem graça. Masss até q me impressionou sabe, já li algumas coisas em forma de teatro e mesmo n sendo oq eu mais gosto, é bem bom. A história em si me pegou de surpresa, uma temática feminista num período tão arcaico -pode ser só eu mas eu vejo a.C. e já acho q vai ser tp homens das cavernas (leve detalhe é q eu sou boa em história)- só n tenho certeza se era p ser de empoderamento mesmo ou zoando das mulheres (como foi escrito por um homem é oq eu imaginaria). Resenha meio caótica mas é isso
comentários(0)comente



Larissa1107 08/06/2022

Lisístrata - a greve do sexo (leitura UFGRS)
A crítica abordada é muito boa! Mulheres com objetivos em comum: promover a paz e a igualdade de gênero.

O contexto é de uma sociedade machista, onde os homens vão guerrear e as mulheres ficam em casa com afazeres do lar, quando seus maridos voltam dos conflitos, o casal mantém relações e, após isso, eles voltam a guerrear. Nesse cenário, Lisistrata mostra o quão absurdo isso é, afinal, a garantia de paz é muito mais simples de ser encontrada (esse é o foco principal, mas ela também desperta e mostra que mulheres não são meros objetos sexuais).

Dei quatro estrelas por uma razão pessoal: não estou acostumada com escrita explícita. Aristófanes retrata muito bem a sociedade grega (ateniense/espartana) da época, mas também os desejos humanos. Como foi o primeiro livro que li com descrições detalhadas desses desejos, (P/ MIM) foi um pouco estranho. Apesar disso, vale muito a pena ler o livro.
comentários(0)comente



davi 28/05/2022

inimigo do riso
confesso que apenas li por ser uma das leituras obrigatórias para o vestibular e não sei exatamente o que a faculdade espera que eu tire dessa história! simplesmente estou sem palavras, provavelmente por não ser o tipo de livro que estou acostumado a ler, mas enfim... sinto que perdi algumas horas da minha vida.
comentários(0)comente



Fraoliveira180 15/05/2022

Curioso é muito interessante...
O livro é super interessante, mesmo tratando de um assunto relativamente sério a história é conduzida com amor bem cômico.
Registrada é uma mulher decidida a lutar e persuadir os homens e as mulheres em busca da paz o que acaba por culminar em uma comédia bem humorada e ao mesmo tempo crítica no estado de coisas de um tempo.
comentários(0)comente



Alice 14/03/2022

A emancipação da mulher
A representação feminina tratada em Lisístrata dispõe de uma análise crítica a cerca do real papel da mulher na sociedade, da autonomia a que elas deviam ser dadas para que houvesse uma justa equidade de direitos e participação em relação ao homem e sua predisposição em requerer mudanças no modelo estrutural da sociedade permeado no decorrer da obra.
comentários(0)comente



anaclaraleitegomes 08/03/2022

"Vamos galera, mulheres"
Não sei muito o que dizer desse livro, só que achei bem engraçado e que há cenas muito vergonhosas nele. Um grupo de mulheres cansadas de perderem suas vidas, seus maridos e seus filhos para a guerra pensam em uma proposta para gerar a paz em Atenas, tratava-se de uma greve de relações íntimas, no começo eu achei que não daria certo, mas acho que estava errada!
Bom livro para se iniciar no Teatro grego e nas comédias. Recomendo a leitura.
*Desculpem pelo título desse comentário.
**Não é uma resenha, apenas um comentário.
comentários(0)comente



Nicó 14/02/2022

vou ser sincera e dizer que só li esse pois foi pedido na minha faculdade. não é um dos meus gêneros favoritos mas eu definitivamente não posso dizer que a experiência foi ruim, muito pelo contrário, o tanto que eu ri lendo Lisístrata não está escrito.

gostei bastante da forma como nessa estória os papéis de homem e mulher (da época) foram invertidos. enquanto as mulheres estavam fartas da guerra e arranjaram um jeito de acabar com ela, os homens, que normalmente eram quem dominavam as escolhas e situações sociais, simplesmente não puderam aguentar ficar sem fazer sexo com suas mulheres e declararam a paz.

é um livro curto e fácil de ler apesar de ser antigo. ótimas experiência!
comentários(0)comente



Lilian_89 07/02/2022

Greve das mulheres

Nessa brilhante e divertidíssima comédia de Aristófanes uma mulher grega, chamada Lisístrata decide pôr fim a uma guerra entre gregos e troianos de uma forma peculiar: juntando todas as mulheres de todos a cidades envolvidas na guerra para fazerem uma greve de sexo!

Lisístrata demonstra toda a sua inteligência e desenvoltura enquanto guia as demais mulheres em seu intento de findar a guerra feita pelos homens, ela demonstra que as mulheres também são sábias e se os homens aprenderem com elas a muitas vezes se calarem e escutarem, a guerra talvez nem houvesse começado.

Uma das comédias mais interessantes que já li e além de tudo com uma narrativa em certa medida bastante atual, em um mundo repleto de guerras intermináveis, um alívio cômico para um tema tão tenso como a guerra é maravilhoso. Excelente leitura, recomendo demais.
comentários(0)comente



micaela 03/02/2022

muito serelepe
os trocadilhos no auge do livro são bons demais juro me tirou boas risadas, me surpreendi com a fluidez dos diálogos e o papel das mulheres por conta da época, mas aristofanes entregou tudo!! sem contar as referências a mitologia simplesmente sensacional
comentários(0)comente



Manoela138 30/12/2021

Lisístrata
Fiz a leitura dessa peça pra fazer um trabalho da faculdade e gostei bastante. É bem engraçado e meio caótico kkkk É totalmente diferente das coisas que costumo ler, então valeu muito a leitura!
comentários(0)comente



Roberto 29/12/2021

A Greve do Sexo - Lisístrata é uma comédia escrita por Aristófanes no ano de 411 A. C. No período em que as mulheres eram proibidas de atuar nos teatros e no qual os personagens femininos eram interpretados por homens, o autor utilizou sua arte para questionar a posição subalterna que as mulheres ocupavam na sociedade grega.

Durante a Guerra do Peloponeso, travada entre Atenas e Esparta, Lisístrata, uma mulher ateniense, organiza um levante de mulheres das duas cidades Estado envolvidas no conflito para forçar aos homens daquelas localidades a deporem as armas e porem fim ao confronto. Para tanto, elas tomam a Acrópole de Atenas e se negam a ter relações sexuais com seus maridos até que a peleja seja extinta.

Algumas passagens da peça são muito engraçadas, com o uso de vários trocadilhos. Porém, a representação das mulheres como relegadas às atividades domésticas, ao sexo e à procriação, criticadas por Aristófanes, é revoltante e não diverge muito da visão que se tem em nossa sociedade contemporânea, mesmo tendo se passado mais de 2.400 anos depois de sua escrita.

A leitura é bem divertida e a tradução de Millôr Fernandes é feita em linguagem bem simples. Para aquelas palavras mais difíceis, existe um glossário ao final da edição que li. Leitura bastante recomendada para aqueles que querem ter acesso às origens de uma das questões mais prementes do pensamento ocidental, que são as relações de gênero.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas 16/09/2021

Aristófanes séculos à frente do seu tempo
Lisístrata é uma obra que deve ser lida por qualquer pessoa que se diz minimamente interessada por teatro.
comentários(0)comente



186 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 3 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR