Ariadne 12/03/2024
Ao contrário de muitas pessoas, eu não tenho lá tantas memórias de infância com a Turma da Mônica. Minha mãe até tinha um ou outro gibi deles perdido na coleção, mas sabe quando você abre algo, não gosta e fecha logo em seguida? Pois é, essa era eu.
Meu amor mesmo é, e sempre foi, os gibis da Disney (felizmente, eu mudei um pouco minha relação com a TM, mas isso é papo pra outro dia).
Então, é claro que eu me entusiasmei muito com a proposta da coleção #GraphicsMSP, de reimaginar vários personagens nas mãos de outros artistas.
Eu já li algumas edições desse selo e o resultado dessa experiência tem sido ótimo.
Mas até então, nenhuma versão tinha me tocado como essa versão do personagem mais insólito dos gibis: Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, mais conhecido como o Louco.
Por ser dedicada a um personagem peculiar, eu já imaginava que ele iria “pirar na batatinha”. Mas o que ele entregou aqui foi além das expectativas.
Sim, a aventura não é nada linear, e, bem, doida claro, mas mesmo na confusão mental do personagem, a história consegue ser de uma delicadeza que não encontrei ainda nas outras reinterpretações.
São várias as mensagens que permeiam essas páginas, como a inocência, o medo e principalmente, a liberdade.
E essas mensagens ficam mais fortes ainda com as belíssimas artes que as acompanham. Eu fiquei apaixonada por várias delas, e facilmente as emolduraria se isso não significasse destruir o gibi 😭
Eu não sei explicar muito bem, mas as ilustrações tem um movimento próprio, ainda mais que o personagem entra e sai de vários quadros simplesmente porque sim!
Ah, eu queria muito dizer mais sobre o que é a história mas eu não sei fazer isso sem entregar muito da trama.
Porém, confie em mim, esse quadrinho merece muito a sua atenção.
Ele é definitivamente uma das histórias mais autênticas dessa coleção.
site: https://www.instagram.com/p/C3qcFlVvc6t/