Marcel.Trocado 06/01/2023
TENSÃO E VERTIGEM (TV)
Nos bastidores de uma grande emissora do Rio de Janeiro, a Rede Mundial, um grupo de atores e um jornalista são assassinados por um serial killer, mas quem é o assassino ou assassina? Será um dos membros do elenco da novela de grande audiência da emissora ou um maluco que, por meio de assassinatos, decidiu moralizar as "obscenidades" demonstradas na TV?
Diante desse enredo, ao mostrar os bastidores da TV, revelam-se jogos de interesse pessoal, as rivalidades, atores velhos decadentes, atores jovens em ascensão, entre outras situações inerentes ao meio artístico. O autor, Marcos Rey, além de produzir obras voltadas ao público juvenil, foi um grande colaborador do cinema e TV por meio de alguns roteiros para o público adulto: Boca do Lixo, As Cangaceiras, O Inseto do Amor, Memórias de Um Gigolô, entre outros e várias pornochanchadas, dessa forma, é possível concluir que, boa parte da constituição desse título, para criar o ambiente de uma rede fictícia, está seu conhecimento e experiência na produção de programas da mídia real.
Logo no princípio de livro somos agraciados por duas páginas de apresentação dos personagens da história, há o desenho de cada um deles (ilustrações de Jô Fevereiro), com nome e o papel que desempenham no enredo, esse recurso, incomum na série Vaga-Lume, ajuda bastante durante a leitura da história, pois há uma grande quantidade deles envolvidos em diferentes fases até a conclusão.
Entre outras histórias da série do Luminoso, O Enigma na Televisão explora o meio detetivesco para contar uma história cheia de surpresas e suspense. Há cortes abruptos que deslocam os acontecimentos de uma cena para outra, denotando a vivência do autor à vida profissional ligada à TV e a produção de roteiros. A riqueza de detalhes na forma como os personagens desempenham suas atividades cotidianas chama bastante atenção durante a leitura, pois cada detalhe importa para desvendar o mistério dos assassinatos.
Há uma valorização interessante, por parte do autor, sobre a importância da leitura, pois é revelado que para desvendar o mistério que ronda os crimes é de vital importância a leitura do livro chamado "O Correios da Morte" (de Douglas Irish). Nesse livro, um romance policial, apresenta a manobra de matar vários inocentes para encobrir o interesse verdadeiro do assassino e, dessa forma, herdar sem suspeitas a fortuna do parente assassinado.
Portanto, trata-se de uma história dinâmica, de muita ação do início ao fim, recomendável não só aos veteranos da leitura como principalmente na formação de futuros leitores, pois Marcos Rey, com toda sua experiência de autoria para o público jovem, está neste título na essência de sua criatividade: suspense e investigação de mistérios. Mais uma produção memorável aos leitores ávidos por uma leitura sem igual desse reverenciável autor.