guireader 29/10/2024
"Estamos do seu lado. Somos sua família."
"A espada do verão" é o primeiro livro da trilogia Magnus Chase, escrito por Rick Riordan, e conta a história de Magnus Chase, um menino que vivia nas ruas até que seu tio começa a procurar por ele e lhe conta que seu destino está em jogo e ele está fadado a morrer. Para que ele tivesse uma chance de que ele podesse impedir isso, Magnus tem que ir atrás da espada do verão para se proteger. Mas no final da conta isso não dá certo e ele acaba morrendo mesmo. (Pra quem quer saber isso não é exatamente spoiler porque tem uma frase sobre isso na primeira linha da sinopse.)
E a história começa realmente a partir daqui, onde ele é levado para Valhalla, o lar dos corajosos e destemidos, em que se vai quem morre corajosamente, lutando até sua morte. Com o surgimento de uma profecia, Magnus é forçado a sair de Valhalla e viajar entre os nove mundos para prender o lobo Fenrir e conseguir adiar o Ragnarok.
Adiei muito essa resenha por preguiça, mas vamos lá. Que livro bom!! Dificilmente eu não gosto de um livro do Rick (só não gostei de herói perdido mesmo), então gostei muito desse aqui!
A escrita do Tio Rick continua bem fluída e gostosinha de se ler como sempre e bota aquelas piadinhas características dele. Ainda mais com o Magnus, que a narração dele é bem descontraída e solta umas piadas na narração e referências da cultura pop (como ele diz no próprio livro, ele era morador de rua, mas não deixava de ver programas de TV e ler livros e hqs, o menino tem muita cultura e sabe o que é bom).
As aventuras desse livro são muito boas também, bem divertidas e um pouco diferentes de Percy Jackson também, sendo algumas um pouco mais tranquilas e sem muita luta, mas mesmo assim muito boas! Vai desde ele ir atrás de uma deusa que acumula coisas em suas redes a competições de fabricação de produtos.
E essas missões secundárias que tem ao longo do livro vão levando ao ponto principal que é pegar a corda para prender o lobo Fenrir.
Os personagens desse livro são bem carismáticos e você consegue ter uma empatia por cada um deles, pois cada um deles tem uma história diferente e um passado a ser explorado e essas viagens entre os nove mundos ajudam muito nisso.
Os personagens principais do livro além do Magnus são Sam, Blitz e Hearthstone.
Sam é a valquíria, um grupo de guerreiras que são selecionadas para lutar no Ragnarok também e levar as almas dos que morriam à Valhalla, e foi ela que levou Magnus para lá. É mostrado seus problemas com seu pai, Loki, e como ela reluta em usar seu poder de se transformar em outras coisas, porque ela não queria ficar igual ao pai.
Blitz é um anão que era um dos amigos de rua de Magnus e gosta muito de moda e se veste muito bem. Ele tem um arco bem interessante, quando voltam a sua terra de anões e mostra como ele é envolvido naquela história toda e na da corda que primeiramente foi usada para prender Fenrir e que está enfraquecida.
Hearthstone é um elfo e outro amigo de Magnus da rua e que seu arco começa a ser desenvolvido nesse livro, sua relação com a magia e com sua família começando a aparecer.
A batalha final é muito boa também, que sinceramente me deixou com um pouco de vontade quando li ela de dar 5 estrelas pro livro, já que ela é muito emocionante e é tudo o que poderia se esperar pro final de um livro do Rick Riordan, mas acabei não dando por conta de algumas aventuras ao decorrer do livro serem mais tranquilas e não terem tanta necessidade de lutas, mas mesmo assim isso não interfere em nada no livro, ele continua maravilhoso!
É um livro muito bom do riordanverso e vale muito a pena ser lido! Essa trilogia me ganhou muito mais do que a de crônicas dos Kane, ela tem meu coração ?