spoiler visualizarmoisessls 01/07/2024
Comecei a ler sem conhecer nada sobre o livro, e logo no começo, já achei interessante ver o decorrer da história sabendo que, o Vadinho está morto, e muitas vezes esquecendo disso!
A leitura muitas vezes é um pouco cansativa, o uso de 5 verbos desconhecidos, sendo necessária uma rápida olhada no dicionário, quebra um pouco o ritmo da leitura.
As vezes também com muitos detalhes, uma história que começa e antes dela chegar ao fim, estamos diante de outra história, que, novamente, da origem a outra história.
Mas no fim perceber que elas se conectam, e reencontrar personagens é bem legal.
A escrita não seguir uma ordem cronológica também é bem legal, as vezes confusa, mas interessante.
E a dificuldade que dona Flor encara, não esperava a virada no final do livro, tudo estava muito pacífico, e eu estava me perguntando como o autor iria esquentar as coisas.
Sendo o Teodoro e o Vadinho completos opostos, e a necessidade da dona Flor de valorizar a sua imagem, e também o seus desejos mais profundos...
Consigo enxergar uma forma em que o Teodoro foi traído, já que dona Flor e o Vadinho estavam a par da situação, apenas o Teodoro de fora, coitado.
E pelo fato de que a Flor amava perdidamente o Vadinho, e mesmo sofrendo tanto, muitas vezes quase o abandonando, sempre continuou com ele, mas no caso do Teodoro, seu desejo foi tão forte que ela não conseguiu resistir.
A Flor, muitas vezes, não se sentia suficiente para o Teodoro, não sabendo o que ele recebia no casamento, e isso se provou um grande fator na vontade de dona Flor em não trai-lo.
Um homem tão honesto, um exemplo de marido, lhe dando uma ótima vida, monótona de felicidade, ela não queria cingir sua testa de chifres.
Daí que vem a minha ideia, ela o amava, não queria machuca-lo, queria manter sua imagem de esposa sincera e honesta, casta e com brio.
MAS, ainda assim, ela também queria o Vadinho, estando disposta a quase perder isso tudo, enquanto que, quando o Vadinho era vivo, ela nunca o deixaria.
No geral, livro bem legal e divertido, personagens muito carismáticos e engraçados!