Jasmine 05/01/2024
Sobre ?Onde estivestes de noite?, de Clarice Lispector
?O futuro da tecnologia ameaça destruir tudo o que é humano no homem, mas a tecnologia não atinge a loucura; e nela então o humano do homem se refugia.?
?Nos textos que compõem Onde estivestes de noite estão contos e crônicas que Clarice publicava em sua coluna no Jornal do Brasil. O excerto acima apresenta uma ideia que atravessa o livro inteiro: (com licença, sem pretensão de explicar o que não carece e não pode ser explicado da escrita de Clarice) poderíamos dizer que este livro guarda o mais profundo da noite no humano, a sua loucura, o sonho, o desconhecido de si que resulta na coragem fatal da vida, o espírito atento, à Lua alta e a verdadeira presença, o oposto do ?Sveglia? - enigma construído no texto ?O relatório da coisa? e que ela chama de ?antiliteratura da coisa?.
A palavra depois da palavra, cada coisa depois do seu limite, a ideia depois do pensamento e a realidade depois do sonho, é o que Clarice desvenda, persegue e insiste em apalpar, na escrita corajosa de um mundo (o seu) em silêncio. E apresenta imagens: a liberdade indomável de um cavalo, a imoralidade na velhice, a vida noturna dos cães, a carne aberta, em tudo, intimidade, o sobrenatural, o divino e o demoníaco, o que acorda e nos afasta de quem somos. Clarice, a beira de seu corpo, dizendo o amor. ?À beira do amor, estamos nós.??
Um livro noturno, banhado de sonho e mistério. Banhado, sim, e ainda muito molhado, reluzente e límpido, para ler de manhãzinha, com a coragem de quem atravessou a noite atento à escuridão para, à luz do dia, depois do sonho fatídico, encarar a realidade, mesmo que louca, viva, muito viva, bruxa e humana.
?O que acontecia a uma pessoa quando esta não atendia ao chamado da noite: acontecia que na cegueira da luz do dia a pessoa vivia na carne aberta e nos olhos ofuscados pelo pecado da luz ? a pessoa vivia sem anestesia o terror de se estar vivo.?
?Onde estivestes de noite? Ninguém sabe. Não tentes responder ? pelo amor de Deus. Não quero saber da resposta??