Onde Estivestes de Noite

Onde Estivestes de Noite Clarice Lispector




Resenhas - Onde Estivestes De Noite


135 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Thay 16/04/2020

Uma grata surpresa!
Onde Estivestes de Noite tem um tom muito marcado, cada conto deixa impresso à sua maneira a maturidade com que Clarice escreveu a obra. Vemos nas entrelinhas dos textos uma Clarice - mesmo com todas as inquietudes de seu ser - dona de si e do que escrevia.
Enfim, o conteúdo que esse livro dispõe é coisa que só a maturidade produz.
comentários(0)comente



veeemnds 05/03/2022

Onde estivestes de noite
vários textos, todos bem escritos e com um quê que prendem a gente. alguns um pouco complicados, mas todos interessantes.
comentários(0)comente



s 12/08/2022

primeiro livro que li da clarice
confesso que estranhei um pouco a forma que ela escreve, mas logo percebi que é muito íntima, ela despoja seus pensamentos pro leitor, achei isso interessante
comentários(0)comente



Angelica 03/09/2022

Apesar de já ter um pouco de bagagem em relação a leitura de Clarice, achei esse livro dificílimo de ler.
Algumas passagens fugiram completamente do meu entendimento, e por vezes me senti uma porta por não entender o que é que ela estava querendo dizer.

Mas apesar disso, senti (como sempre acontece quando leio a autora) que alguns contos são de uma profundidade tal que chega a nos deixar sem fôlego durante a leitura. Particularmente, fiquei encantada com os contos "A partida de trem", "Tanta mansidão" e "Vida ao natural".

Pra mim, mesmo com toda a dificuldade, vale a pena a experiência da leitura, pois acho maravilhoso enfrentar Clarice, sou uma grande entusiasta de seus livros, ainda que as vezes eu chegue ao final deles sentindo um turbilhão de coisas, que variam entre a admiração e o desespero por não tê-la compreendido bem.
comentários(0)comente



lara rayssa 16/12/2021

como tudo o que Clarice escreveu, esse é mais um livro de contos excepcionalmente encantador e intrigante. a vida nua e crua em sua verdadeira essência.
comentários(0)comente



Antônio 03/02/2022

Mais um livro de contos da Clarice que me impressiona com a sua capacidade de traduzir tantos sentimentos. Aqui, temos contos que se interconectam, um fazendo referência ao outro (o que não era comum em outros livros de contos da autora), temos o aprofundamento de temas como velhice, juventude, ocultismo, horror, o proibido? tanto proibido para a humanidade como também para si mesmo.
comentários(0)comente



julia.cout 01/10/2021

Amo a esceita da Clarice Lispector, mas esse livro em específico não me cativou tanto quando os outros.
comentários(0)comente



Brandi 07/02/2022

Desnorteante e Ousada
Os contos desse livro mostram um pouco do lado mais voltado ao absurdo e ao fantástico de Clarice Lispector, sempre se utilizando de absurdos pra representar a realidade nua e crua. Seu estilo de escrita envolve muito o uso de frases curtas em sequência, dando aos textos um ritmo acelerado que juntamente da representação distorcida e ao mesmo tempo apurada da realidade deixam o leitor simplesmente desnorteado, num bom sentido. É uma leitura rápida e muito profunda.
comentários(0)comente



Luciana 08/08/2022

Preciso ler novamente em outro momento
Bom livro, difícil de ler as vezes mas bom. Preciso reler em outro momento, sim .
Sombrio! Uma boa opção de leitura
comentários(0)comente



Ana Clara 11/07/2020

Bom livro
?Onde estivestes de noite? é um livro de crônicas da Clarice. A nota que estou dando é comparativa a um livro parecido (?A via Crucis do corpo?), porque este último me cativou mais. O livro é bom e aborda as questões que são famosas quando se fala de Clarice: o cotidiano e as emoções. Porém, preferi ?A via Crucis...?. As crônicas que mais me chamaram atenção foram: ?A partida do trem?, ?Onde estivestes de noite?, ?É para lá que eu vou?, ?Silêncio? e ?Tanta mansidão?. Tudo o que Clarice escreve é incrível e te toca alma. É uma boa leitura.
comentários(0)comente



Fernanda.syski 26/05/2020

Mais um livro de Clarice
Gostei dos contos, mas prefiro os romances. Alguns eu não entendi e outros são profundos e curtos.
comentários(0)comente



Jasmine 05/01/2024

Sobre ?Onde estivestes de noite?, de Clarice Lispector
?O futuro da tecnologia ameaça destruir tudo o que é humano no homem, mas a tecnologia não atinge a loucura; e nela então o humano do homem se refugia.?
?Nos textos que compõem Onde estivestes de noite estão contos e crônicas que Clarice publicava em sua coluna no Jornal do Brasil. O excerto acima apresenta uma ideia que atravessa o livro inteiro: (com licença, sem pretensão de explicar o que não carece e não pode ser explicado da escrita de Clarice) poderíamos dizer que este livro guarda o mais profundo da noite no humano, a sua loucura, o sonho, o desconhecido de si que resulta na coragem fatal da vida, o espírito atento, à Lua alta e a verdadeira presença, o oposto do ?Sveglia? - enigma construído no texto ?O relatório da coisa? e que ela chama de ?antiliteratura da coisa?.

A palavra depois da palavra, cada coisa depois do seu limite, a ideia depois do pensamento e a realidade depois do sonho, é o que Clarice desvenda, persegue e insiste em apalpar, na escrita corajosa de um mundo (o seu) em silêncio. E apresenta imagens: a liberdade indomável de um cavalo, a imoralidade na velhice, a vida noturna dos cães, a carne aberta, em tudo, intimidade, o sobrenatural, o divino e o demoníaco, o que acorda e nos afasta de quem somos. Clarice, a beira de seu corpo, dizendo o amor. ?À beira do amor, estamos nós.??
Um livro noturno, banhado de sonho e mistério. Banhado, sim, e ainda muito molhado, reluzente e límpido, para ler de manhãzinha, com a coragem de quem atravessou a noite atento à escuridão para, à luz do dia, depois do sonho fatídico, encarar a realidade, mesmo que louca, viva, muito viva, bruxa e humana.

?O que acontecia a uma pessoa quando esta não atendia ao chamado da noite: acontecia que na cegueira da luz do dia a pessoa vivia na carne aberta e nos olhos ofuscados pelo pecado da luz ? a pessoa vivia sem anestesia o terror de se estar vivo.?
?Onde estivestes de noite? Ninguém sabe. Não tentes responder ? pelo amor de Deus. Não quero saber da resposta??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lacrimosa 12/01/2024

?°?.
Clarice você me paga!!!!! a mulher tira da minha mente todas as coisas que penso e as transforma em palavras que eu possa ler!!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



135 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR