Cley 06/12/2019Jess Thomas é uma mulher que toma conta sozinha da sua pequena filha Tanzie e do seu enteado Nick. Cuidar de duas pessoas não é uma tarefa fácil, principalmente quando não há muitos recursos. Sua filha prodígio ganhou uma bolsa para estudar numa escola renomada, mas, mesmo com bolsa, Jess tem dificuldade de pagar o que falta. A única solução imediata, é a pequena Tanzie participar de um torneio na Escócia, em que a quantia recebida quitará o que falta. Mas como essa família fará para chegar lá?
Ed Nicholls é um gênio da computação, que está passando por um grave problema, e num de seus refúgios, conhece a Jess e em troca do que ela fez por ele, Ed decide dar carona à família.
Se inicia uma aventura entre uma mãe e um geek milionário, repleta de enjoos, comida ruim e um cachorro que solta vários puns.
Além desta história me emocionar, ela me divertiu muito. Sempre admirei mulheres guerreiras, que trabalham duro em prol de si mesma e seus filhos, e conhecer a Jess foi uma grata surpresa. Mesmo depois de ter sido abandonada pelo ex-marido, ela não desmoronou e desde então vence um monstro por dia.
Um fato que me fez admirá-la mais, é que a Jess também cuida do seu enteado, um jovem gótico, mal-humorado e que vive apanhando dos colegas. Ela poderia abrir mão dessa “tarefa”, porém, Jess sabe que se fizer isso, as coisas desandarão mais e ela o considera filho, mesmo que não haja biologia.
A obra aborda vários assuntos pertinentes de forma leve. Houve momentos em que eu ficava bastante apreensivo devido a algumas situações, e em outros eu me divertia com o embaraço dos personagens e momentos bem inusitados.
A escrita fluida da Moyes contribui para que a experiência de leitura seja agradável. Não há como não se conectar com os personagens e torcer para que tudo ocorra bem.
É muito difícil eu me apegar tanto a uma história, mas “Um mais um” faz com que o leitor se conecte a tudo. Se despedir desta aventura não foi nada fácil, e eu adoraria que o livro fosse adaptado, pois, uma história como essa merece ganhar mais vida.