biblio.jess 08/10/2023Pulp fiction a lá BrÉ incontestável a habilidade da Ana de criar histórias mirabolantes, repletas de humor ácida e, apesar de absurdas, reais. Além disso, é maravilhoso poder reencontrar personagens presentes em outras narrativas, acho muito interessante quando existe esse universo da autora.
Aqui, temos uma série de acontecimentos absurdos e cotidianos que desencadeiam uma bola de neve, repleta de mentiras, traição, manipulação, amor, crime e morte. Tendo o submundo como cenário, Ana Paula Maia nos apresenta atores pornôs, capangas com e sem códigos morais, traficantes, negociadores de droga, viciados, trabalhadores do cinema/audiovisual, lutadores ilegais, apostadores invictos e animais devoradores de homens.
É através desses personagens tão humanos que a autora debate temas como amor, morte, paixão, fidelidade, fé e tantos outros embates que todos vivenciamos. Ao mesmo tempo que seus personagens parecem absurdos, também nos convidam a usar nossa régua moral em nós mesmos, afinal, o que faríamos em determinadas situações?
Uma leitira fluida, que denora um pouco pra engatar nos primeiros capítulos, mas que logo te fisga, e caminha por soluções inteligentes e absurdas. Vale muito a pena.