Markarroni 04/05/2020MASTERPIECEA releitura de um dos meus livros favoritos se deu nessa edição incrível com capa dura metalizada, ilustrações e um conto incrível no final.
Na primeira vez que li, tinha dado 4,5 estrelas porque ele deixa algumas perguntas sem resposta, mas após essa releitura, percebi que aquela era a única maneira realista de finalizar o livro. Malerman fez a escolha certa ao deixar algumas informações em aberto, porque, no final das contas, funciona melhor para este tipo de thriller psicológico. Isso me fez, enfim, dar as 5 estrelas.
E reitero, a cegueira é o que torna tudo tão assustador. Os personagens vagam por um mundo apocalíptico apenas com os sentidos de olfato, tato e audição. Eles não sabem se pode haver algo bem ao lado deles que seja capaz de matá-los, e como leitor, você também não! É tudo muito imersivo.
A falta de detalhes no início está presente ao longo do livro, o que funciona bastante comigo, pois eu prefiro ir descobrindo as coisas aos poucos, e não ter um monte de informação jogada na minha cara.
Outra coisa: a linha do tempo não-linear não é cansativa e nem confusa. Eu gosto muito quando autores usam bem este método, porque adiciona muito suspense à história. O coração palpita, você "esquece" de respirar, lê furiosamente as palavras, e quando se depara, está chegando ao final.
O medo do desconhecido está sempre presente e é desenvolvido da melhor maneira que eu já tenha lido. Nossos medos mais básicos - da escuridão, de ser observado, de criaturas à espreita - são muito bem amplificados (dentro dos limites da história, claro). Tão assustador quanto o medo do desconhecido é a insanidade do próprio homem sob pressão. Se você ainda não leu, ainda é tempo.
site:
https://www.instagram.com/marksreading