spoiler visualizarheleven 04/05/2021
Bom como eu esperava
Faz muito tempo que vi o filme, mas lembro que na época gostei bastante, ao contrário da maioria dos espectadores. Então, como diziam que o livro era bem melhor, resolvi apostar nele de olhos fechados (rs) e, ainda bem, foi uma experiência ótima pra mim. Não me exigiu muita atenção, foi bem rápido e tenso (meu primeiro livro de suspense, então sou suspeita para falar) e se tivesse tempo, tinha lido em 1 dia ou 2.
Na verdade, não achei a obra tão diferente do filme, pelo menos em relação aos acontecimentos principais (como o final, por exemplo), como tinham me dito, mas nem por isso deve ser uma opção descartada pra quem não gostou da adaptação, pois tem uma escrita simples, capítulos curtos e, nem por isso, deixa de ter momentos críticos que param sua respiração.
Sempre achei a criação dessas criaturas da história muito curiosa, sendo até hoje uma incógnita para muitos, inclusive para mim e é justamente isso que me fez gostar tanto da narrativa, já que estava sempre trazendo uma teoria á mente a cada capítulo. Porém, o autor tinha muitos aspectos para explorar, como os personagens, suas relações, suas vidas antes do ocorrido, a vida de Malorie durante o crescimento das crianças, entre outros. Não sei se a intenção era mesmo ser algo mais curto, com perguntas sem respostas, mas a verdade é que ele poderia ter feito muito mais e, quem sabe, ter tido um sucesso ainda maior.
Mas, no geral, o livro me agradou bastante, não sendo acima nem abaixo das minhas expectativas. Recomendo para quem quer ter uma primeira experiência com o gênero de suspense/terror, pois não é nem tão leve ou exacerbado: está na medida certa. Além disso, como falei no início, é um livro que com certeza deve ser devorado em pouco tempo, essencialmente, por ser tão instigante e nos deixar sempre ansiosos por mais.
*ps: para quem gosta de escutar trilhas sonoras enquanto lê, eu ouvi as das 3 temporadas de stranger things [que são ótimas para melhorar o ambiente de tensão do livro]
*Recomendaria para um amigo: sim!