Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado




Resenhas - Gabriela Cravo e Canela


538 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Marcos.Rocha 31/07/2020

Os livros de Jorge Amado é bem construído e cheios emoções , aborda o crescimento de uma cidade do interior baiano chamada Ilhéus. E tem com ponto principal Coronel dos Bastos x Mundinho Falcão. Um tem a visão moderna e busca o desenvolvimento da cidade. O outro não quer perder o posto de dominador ( Opressor ) , e busca de todas as maneiras destruí os planos e sonhos de muitos Ilheense. O enredo está repleto de personagens e como Pano de fundo a História de amor de Seu Nacib e Gabriela.
comentários(0)comente



Rodrigo 11/10/2023

Ah, Gabriela
Uma personagem forte, empoderada, dona de si que viveu em uma época onde as mulheres não podiam ser assim, em meio a um enredo de violência, mortes e política onde quem tem mais é quem ganha.
comentários(0)comente



Lavinia Teodoro 07/05/2020

Gabriela, meu amorzinho.
Olhei aqui e eu não fiz resenha desse livro maravilhoso!!
Eu PRECISO falar o quão bom foi lê-lo.
Bom, pra começar, eu havia visto umas chamadas de novelas e séries inspirados no livro e de verdade eu achei que o livro seria só baixaria.

Como estava em uma fase de livros "para divertir" resolvi que seria bom aproveitar.
(E também pq eu queria ler outro livro do Jorge Amado pós capitães da Areia).
Meus amores.... Que obra! Que enredo! Que fascinante!
Sem dúvidas o meu livro preferido do Jorge entre os três que eu já li.

Gabriela é um amor. Eu me apaixonei por ela. Por sua inocência, por seu carinho com seu Nacib. Me apeguei muito muito a ela. Eu queria cuidar dela.
Nas adaptações ela parece uma baiana que só pensa em sexo.
Mas no livro eu a vi como uma menina, inocente. Entretanto que gosta sim de sacanagem. Mas ela é doce, é carinhosa. É o meu amorzinho.

Ler Gabriela é entrar em um mundo cor de canela e com cheirinho bom de cravo.

Amei ler essa obra. Recomendo e um dia vou reler!
comentários(0)comente



Paula.Brener 08/11/2023

História divertida e gostosa de ler. Perpassa a história do coronelismo cacaueiro e da sociedade brasileira dos anos 50 com leveza e maestria. Jorge Amado problematiza na obra questões que permanecem ainda muito atuais. Leitura imperdível.
comentários(0)comente



Dayane| @portas_de_papel 14/05/2024

Gabriela Cravo e Canela
Gabriela Cravo e Canela é um romance da segunda fase do modernismo brasileiro, segunda fase do autor que foi um dos maiores expoentes da prosa de 30. Publicado em 1958 possui 330 páginas de pura canção e sinestesia .
Jorge Amado nasceu em 1912( 2001) em Itabira , Salvador e como Jornalista, político e escritor que era se destacou no realismo crítico , relatando um Brasil que ele conhecia bem , trazendo consigo profundo regionalismo a suas obras e profunda criticando a sociedade daquele período.
A história narrada se passa em 1925 em uma terra que possuía as próprias leis , uma Ilhéus comandada por coronéis sem patente , onde imperava a Violência, o machismo e o abuso de poder , arraigado por crenças limitantes e pela ignorância .
Foi justamente nesta Ilhéus que o autor cantou a liberdade sexual feminina , o direito ao voto e a educação.
O livro é estruturado em duas partes , narrado em terceira pessoa, possui uma linguagem simples e coloquial . Cada parte se divide em outras duas.
A Gabriela não é a personagem principal do Romance , o personagem principal é o povo Brasileiro, os moradores de Ilhéus nas época, embora seja a personagem Central do texto juntamente com Nacib a qual gira o enredo.
A primeira parte do Livro o autor apresenta a vertente social , o retratado da época , a política , economia , religião? o passado é o futuro.
Uma Bahia em duelo entre o velho e o novo , o conservadorismo e o progresso. Aqui se contextualiza o cenário e as relações sociais.
A segunda parte , temos a chegada polêmica da Mulata Gabriela em Ilhéus , trazendo consigo o Aroma , o desejo a sensualidade pontuando todo o texto de sinestesia.
É apresentado uma presença forte das mulheres , da busca pela liberdade sexual e da liberdade em si , do amor , da mudança da sociedade do romper barreiras e da quebra de pré-conceitos e costumes retrógrados.
É nesta parte do livro que nós é relatado o amor entre a Mulata Gabriela e o Sírio Nacib que é o campo amoroso da narrativa onde vivem uma relação fora das tradições da sociedade da época .
É retratado a chegada de Mundinho Falcão que representa o progresso no campo social e político , o personagem é a chegada do próprio futuro .
O livro é repleto de sentidos , do aroma das especiarias , do cacau , dos pratos típicos da Bahia , dos pés descalços na terra , o instinto , a ingenuidade , a intensidade do viver e do sentir a Liberdade.
Um dos livros mais importantes e bonitos da nossa literatura, uma história que traz um novo olhar e sentir diante das convenções sociais. É de leitura imprescindível, não tem como não se apaixonar.
comentários(0)comente



Terê 22/02/2024

Incrível
O livro é muito bom do começo ao fim. Quase cada personagem ganha uma riqueza de detalhes e mesmo sendo um livro grande e com uma linguagem difícil de ler, é aquele livro que você pode devorar várias páginas em uma sentada.

E eu amei mais ainda ter começado a ler meu querido conterrâneo por Gabriela
comentários(0)comente



Victoria.Bispo 03/04/2024

Gostoso demais
Me senti na cidade, vizinha dos personagens e amiga de todos. Descrições deliciosas. Não vejo a hora do próximo do Jorge amado
comentários(0)comente



ViviGreg. 06/01/2024

Impossível não se apaixonar por Gabriela, tão linda, sedutora, bondosa, livre e feliz, assim como é difícil não se envolver nas narrativas de Jorge Amado e de se afeiçoar pelos seus personagens e cenários tão realistas e brasileiros. Os livros desse autor são tão gostosos de ler, com protagonistas tão marcantes e únicos, vale muito a pena a apreciação dessas obras tão ímpares e ricas.
comentários(0)comente



Raissa 07/06/2024

Simplesmente perfeito!
Meu Deus, como eu amei essa história! De inicio eu pensei que ia achar a parte política bem chata (pois uma das tramas é em relação à candidatura de 2 personagens), porém, os diálogos me fizeram ficar extremamente apaixonada pelos moradores da "Cidade do Progresso" (senti que eram todos meus vizinhos kkkkkkk). E o que falar de Gabriela? Pele cor de canela, aroma de cravo, riso infantil... Ela representa revolução, progresso, inovação (características que a gente só vai entender por completo depois que finalizar a obra). A personagem em si tem um valor simbólico extremamente importante, mas que eu não posso dizer o significado por ser um spoiler kkkkkkkkkkkk. Resumindo, leiam essa perfeição e se apaixonem por Gabriela!!!
comentários(0)comente



Joana.Darc 04/04/2023

Novelinha
Gabriela, cravo e canela não tinha como não ser uma novela, o jeito que a história é narrada, que os lugares são descritos o tanto de personagens que aparecem cada um com sua problematica que acaba se interligando com o eixo principal só poderia dar em novela mesmo.
Mas tirando o formato, não posso dizer que o livro não tenha um bom conteúdo, representa com exatidão os fazendeiros/donos de terra da época, com suas ignorâncias, seus preconceitos, seus falsos moralismo e tudo mais de ruim. Retrata também o sofrimento dos itinerantes, da seca, da fome dos trabalhos dos jagunços análogos a escravidão e tudo isso banhado ou disfarçado pelos romances picantes de Gabriela.
comentários(0)comente



marieta. 19/06/2024

Expectativa vs Realidade
Meu primeiro contato com Gabriela foi através de breves cenas da novela da Globo (no tiktok kkkkk). Pois, qual foi minha decepção quando descobri que a maioral, o principal motivo de eu ter pego o livro pra ler, praticamente não aparece? Gabriela é nossa flor, mas Malvina é a estrela.

Além de diversas outras cenas e personagens que esperava ver, mas não apareceram. Com certeza, eu teria aproveitado melhor se não tivesse ciência da novela e, consequentemente, a comparasse com o livro. Não foi o que sucedeu, então a sensação é de falta. Sim, ficou faltando algo.

Enfim, obra perfeita para as telas, já não tão envolvente para as páginas. Contudo, não se pode tirar o valor da crítica, e nem da escrita, de Jorge Amado.
comentários(0)comente



GiGi181 11/04/2023

Desânimo e desespero na tortura de Amado
Odiei cada segundo de leitura deste livro!
Seria impossível transmitir em palavras o quão frustrante e maçante foi ler esta obra, mas é um mal do autor.
Sua escrita é uma lenga lenga sem fim e sem propósito, só um monte de frases vazias e sem sentido. Não foi possível gerar imagens enquanto lia, era como ler uma língua sem sentido.
Chega a ser bizarro o quão aclamado é o autor pensando na qualidade muito duvidosa de algumas de suas obras. De Gabriela só o título e os olhares maldosos do autor e de suas criações. Dos demais personagens só delírios machistas e falta de personalidade.
Se eu pudesse desler algum livro, esse seria com toda certeza uma das minhas primeiras escolhas, muita perca de tempo.
Rodrigo 11/04/2023minha estante
Eu lhe entendo perfeitamente... sensação parecida ao ler capitães de areia...


GiGi181 12/04/2023minha estante
Acho que meu problema é com o autor no todo


Rodrigo 12/04/2023minha estante
Isso, é o que me deixou p*tô é que eu caí no efeito cascata de todo mundo que endeusa as obras dele. Depois de achar o livro uma bosta, ainda fiquei me sentindo culpado por não ter entendido a vibe do cara


Vício em sebo 18/06/2023minha estante
Finalmente alguém falou o que eu penso. Detesto as obras desse autor e esse é um dos piores livros que já li na vida


Srta Nane 05/01/2024minha estante
Amei Capitães, por isso, quis tentar Gabriela, mas assumo que está um parto. Passo da página 100 com extremo fardo? preste a desistir.




literagabis 20/12/2020

Um livro perfeito!
Jorge Amado é meu escritor brasileiro favorito e Gabriela é a minha personagem nacional favorita também, então sou muito suspeita para falar! A história se passa em Ilhéus, na Bahia, em 1925 ? no auge do ciclo do cacau ? e tem como palco principal o romance entre a mulata Gabriela e o sírio Nacib no contexto do progresso de Ilhéus devido a era de ouro da exportação de cacau. O amor entre eles é puro, intenso e sensual e, apesar de a vida na cidade estar bastante agitada e próspera devido ao seu crescimento rápido, a chegada de Gabriela mexe com o clima da cidadezinha e seus moradores, fazendo com todos os acontecimentos girem (direta ou indiretamente) em torno do seu amor com o árabe.
A obra tem uma grande variedade de personagens, fazendo com que o enredo fique divertido e diversificado. Podemos contar com a rixa entre o exportador de cacau Mundinho Falcão e o coronel Ramiro Bastos pelo domínio político da cidade, os bailes do Clube Progresso, os acontecimentos do Grêmio Rui Barbosa, os debates da Papelaria Modelo, as aventuras devassas no Bataclan, as comidas gostosas de Gabriela para o Bar Vesúvio, as fofocas, os romances proibidos, os coronéis exportadores de cacau, as solteironas... Entretenimento garantido.
A escrita é muito consistente e encorpada, quase maçante em alguns momentos devido ao excesso de detalhes. Logo no início, Amado faz uma contextualização do momento histórico do romance, voltando até a era das capitanias para explicar como se deu a ascensão do cacau.
É um livro extremamente rico e denso, com muitos personagens, muitas histórias paralelas, muitas reviravoltas... Sinceramente, eu amo Gabriela, Cravo e Canela e é um livro que eu não me canso de reler. Na minha opinião, é uma obra completa. Perfeita.
comentários(0)comente



Leonardo 03/02/2021

Impossível dizer menos pra esse livro, do que: Eu amei!
E eu amei mesmo, Jorge Amado consegue nos enfeitiçar com sua história e sua escrita. Te leva pra Ilhéus, pras fazendas de cacau, pro bar do Nacib, pra disputa política, pros mandos e desmandos dos coronéis, pro antigo e pro novo, pros cabarés, pro porto e ainda tem Gabriela! É impressionante a quantidade de coisas que acontecem em tão poucas páginas e a narrativa que te transporta pro centro de todos esses acontecimentos e te fazem expectador, vivenciador e torcedor de tudo.
Que delícia de história!
comentários(0)comente



Yago 15/07/2022

Seu cheiro de canela
Este livro é maravilhoso, uma ótima história, onde se aprende um pouco de tudo política, sociologia, filosofia, é um livro excelente para ser lido.
Um livro que dá gosto de ler, mas cuidado você pode se apaixonar por Gabriela.
comentários(0)comente



538 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR