Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado




Resenhas - Gabriela Cravo e Canela


538 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Paula Cortat 08/09/2013

Gabriela, Cravo e Canela
O livro Gabriela cravo e canela despertou meu interesse após a série televisionada, mas como na maioria das vezes o livro é bem melhor. Não leia esse livro apenas em busca do Romance de Grabriela com Nacib, o livro é mais, nos traz uma consciência política e histórica do nosso país em uma linguagem muito fácil de compreender.

O livro se encaixa na segunda fase do modernismo e engloba vários problemas da época, com destaque para a região Nordeste, retratando a seca, a migração, os problemas rurais, e a própria miséria na qual vivia o povo. O livro nos mostra grandes problemas sociais o grande atraso brasileiro na questão da educação que é visível até hoje. Ilhéus onde se passa a história era quase como uma cidade sem leis, governada por coronéis pode se dizer por métodos arcaicos e tudo vai mudando aos poucos. O leitor consegue acompanhar o crescimento da cidade e crescer com ela.

E como se não bastasse todo esse enriquecimento cultural, tem a protagonista Gabriela que encana a todos com sua beleza, que é o reflexo vivo da mulher brasileira. Apesar dela não ser moça considerada “pura” naquela sociedade, ela traz valores femininos muito fortes, ela é o tipo de mulher que questiona a sociedade e não segue os rótulos que a mesma impõe.

Era muito bom poder todos os dias mergulhar na história e sentar-se no bar do Nacib e discutir sobre política e ouvir tantas histórias da própria história do Brasil.
comentários(0)comente



Le 20/05/2020

Maravilhoso
Consegui me teletransportar pra Ilhéus daquela época! Narrativa maravilhosa, cheia de detalhes que nos faz viver a história intensamente! Super recomendo!
comentários(0)comente



Taysa.Nunes 01/03/2023

Não espere por...
...Aquele romance mamão com açúcar que a gente tá acostumado. Posso resumir o livro em algumas palavras (NÃO ME INTERPRETEM MAL): p*taria, fofoca,chifre, talaricagem e, principlamente, POLÍTICA. Sim, meus caros, comecei a ler Gabriela achando que ela ia aparecer em todas as páginas do livro, mas estive enganada. Apesar dela ser a personagem principal, o enredo gira mais em torno de política e de como Ilhéus era uma boa exportadora de cacau. Não vou me estender muito na resenha, mas em breve pretendo gravar um vídeo sobre. Foi bom sair da minha zona de conforto e ler um clássico da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Vini 24/01/2023

Necessário na literatura brasileira.
? Livro lançado em 1958 se tornou um sucesso absoluto inclusive internacionalmente. Traduzido em 33 idiomas, teve duas versões de novela, além um filme disponível no YouTube em alta definição.

? Gabriela cravo e canela é um romance urbano cheio de aromas, cores, assuntos políticos em meio a ascensão de uma pequena cidade no sul da Bahia chamada Ilhéus por volta de 1920 graças a alta demanda de exportação do cacau.

? A narrativa segue do geral ao particular e do particular ao geral entrelaçando o ir e vir de dezenas de personagens representativos. O aclamado romance contribuiu para formar, com outras ficções do autor, a imagem ?exótica? do Brasil no exterior.

? A personagem Gabriela narrada em seus mais íntimos detalhes: de corpo, de jeito, perfume e personalidade, encanta. Toda vez q chegava às partes de construção do amor entre ela e Nacibe, me fazia suspirar.

? Outra personagem marcante e à frente do seu tempo é Malvina. Mulher de personalidade forte e mente madura que juntamente com sua amiga Gerusa tem as melhores vivências porém enfrentam a rigidez da criação de seus pais, o que era comum na época.

? Quem já leu sabe do que eu tô falando. Jorge Amado, que após esse livro, ficou ainda mais conhecido, escreveu uma história e tanta, eu super recomendo.
comentários(0)comente



Giovanna 03/07/2024

Perfeito
Esse livro é ótimo, a história te prende muito e os personagens cativam! só não gostei muito do plot kkkkkkkkkkk mas o final foi bom!!!
comentários(0)comente



Julie B 20/11/2010

Depois de ler Gabriela só me resta ir à Ilhéus!
comentários(0)comente



bruna 26/01/2023

Jorge Amado: o romancista do povo
Gostei muito desde o princípio. Jorge Amado não falha em entregar uma narrativa fluída, imersiva e sempre muito divertida.
Não sei se é a influência de já saber o tanto que seus livros foram adaptados a novelas, mas ao ler tem essa sensação de novelão das 21h. Diversos personagens, todos mundo interessantes, Mundinho Falcão, Malvina, Dona Arminda, Nacib, Glória, Coronel Ramiro Bastos, e tantos outros... e claro, Gabriela.
Perfume de cravo, cor de canela, não tem como não se apaixonar por Gabriela. Mas esperava que a personagem fosse mais presente ao longo do livro, algumas coisas já não são tão 'cabiveis' de ler em 2023....
Particularmente preferi sobretudo os casos de Ilhéus, a fofoca, a discuta política, o comentário social, a oposição entre tradição e modernidade, detalhes de como se formou a zona do cacau.
comentários(0)comente



Lirieudo 21/01/2023

Preguiça de escrever resenha agora, mas foi uma ótima leitura. Obrigado, Jorge Amado, por me resgatar da ressaca!
comentários(0)comente



Rafa 05/02/2023

Gabriela
Gabriela nitidamente com família issues, teve história muito sofrida e por isso tem uma visão de vida muito problemática. Mas isso é contado de uma forma natural, pouco se problematiza, mas isso não torna a história pedante ou absurda. É uma história que demonstra perfeitamente a atmosfera, preceitos e moral de um tempo passado, mas que está em transformação.

Além disso, a história conta com:
Homens fofoqueiros
Política sangrenta
E Malvina (personagem ótimo e marcante)

No mais eu amei pois, adoro fofoca e sou cheia de traumas familiares
comentários(0)comente



Sylvia 16/07/2021

Jorge Amado?que escritor!!

Porém, achei o livro por algumas vezes cansativo no desenrolar da história, mas como é muito bem escrito, a leitura flui!

Gabriela e Seu Nacib - bela história do povo de verdade! Poliamor na sua mais pura essência!
comentários(0)comente



Susana 27/05/2024

Inalcançálvel
"Viver é bom".

Como mulher, o processo de ler "Gabriela" é extremamente agridoce. Mas como não se encantar por essa mulher tão encantadora que, de tamanha idealização, tão inatingível, só perde para seus acarajés apimentados, que também devem ser impossíveis de existirem?
comentários(0)comente



Sleifer 27/01/2022

Minha obra favorita de Jorge Amado. Todos os personagens me encantam. Jorge Amado, nesta obra, faz com os leitores se apaixonem pelos personagens através de sua narrativa do acontecimentos em Ilhéus em 1920 quando o adultério era algo a ser punido com sangue.
comentários(0)comente



alynecordeiro 16/02/2023

Jorge amado e sua habilidade de escrever mulheres
Acho essencial que qualquer pessoa que terá o primeiro contato com o jorge amado, que essas pessoas saibam de três coisas que tem na maioria dos livros dele: mulheres incríveis, homens perversos e acontecimentos que parecem reais, é um daqueles livros que você lê que parece um filme de tao fluido que ele é, esse livro não tem erros. ah, Gabriela, como és bela
comentários(0)comente



Space_girl 09/06/2024

Uma leitura fluida e maravilhosa, um livro incrível. Achei simplesmente perfeito, me encantei e me apaixonei por Gabriela, uma leitura que me envolveu do início ao fim. Foi sensacional mergulhar na história de Gabriela, Cravo e Canela.



"O amor não se prova, nem se mede. É como Gabriela. Existe, isso basta"
comentários(0)comente



bih 10/12/2021

incrível
demorei bastante pra terminar, e algumas coisas não me agradaram muito, mas achei um excelente livro, e foi uma ótima leitura, recomendo.
comentários(0)comente



538 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR