Nany.Barth 30/12/2020
Um turbilhão de conhecimento e aprendizado!
??????? - Uma breve história da humanidade ? (Yuval Noah Harari) ?
?Excelente!!!
.
Levei o ano inteiro para ler esse livro. Fui lendo aos poucos, fazendo pesquisas a cada capítulo e refletindo sobre a quantidade impressionante de informações que ele traz. Um turbilhão de conhecimento e aprendizado que nos tira da zona de conforto e nos faz rever várias crenças, opiniões, ideias...
?????? tem a capacidade de falar sobre a história da humanidade em uma linguagem acessível, agradável e, ao mesmo tempo, perturbadora; ele nos leva a questionar muitas coisas, nos instiga e nos faz querer aprender e estudar mais.
.
Confesso que alguns trechos foram um pouco cansativos, especialmente a parte sobre ?capitalismo? (que discordo de #muita coisa que ele traz) e alguns trechos finais sobre ?consumismo? que achei "chatinho" (na onda do "sentimentalismo"). Mas, estes pontos, não diminui em NADA a grandeza deste #livro .É excelente. Digno de #bestseller , sem dúvidas.
.
É impossível tentar resumir Sapiens. Um resumo dele renderia outro livro, acredite. Você precisa ler!!
.
"Três importantes revoluções definiram o curso da história. A Revolução Cognitiva deu início à história, há cerca de 70 mil anos. A Revolução Agrícola a acelerou, por volta de 12 mil anos atrás. A Revolução Científica, que começou há apenas 500 anos, pode muito bem colocar um fim à história e dar início a algo completamente diferente. Este livro conta como essas três revoluções afetaram os seres humanos e os demais organismos."
.
"Contar histórias eficazes não é fácil. A dificuldade está não em contar a história, mas em convencer todos os demais a acreditarem nela.(...) Tente imaginar o quão difícil teria sido criar Estados, ou igrejas, ou sistemas jurídicos se só fôssemos capazes de falar sobre coisas que realmente existem, como rios, árvores e leões." (Pág.40)
.
"Uma vez que a cooperação humana em grande escala é baseada em mitos, a maneira como as pessoas cooperam pode ser alterada modificando-se os mitos - contando-se histórias diferentes." (Pág.41)
.
"A principal questão é se as pessoas conhecem seu verdadeiro eu." (Pág. 407)
.
? ? Um livro que merece ser lido e desbravado.É fantástico!