Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari




Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade


2044 encontrados | exibindo 1381 a 1396
93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 |


jotaefesanchez 16/12/2020

Impressionante análise
Um livro incrível, com uma análise muito aprofundada de todo o desenvolvimento humano. O conhecimento do autor sobre a história e a forma como ele consegue apresentar isso de forma "didática" é impressionante. Uma leitura muito recomendada para aqueles que tiverem o interesse na reflexão a respeito do que estamos fazendo aqui, o que tem movido nossa civilização e, até mesmo, especular o que pode ser que venha daqui em diante, apesar de totalmente imprevisível de fato.
comentários(0)comente



Uhtred of Piracaia 15/12/2020

Leitura mandatória para um sapiens
Passando por todas as Revoluções realizadas até então pelo homo sapiens, Yuval Harari traz ao leitor perguntas (e muitas vezes) respostas importantíssimas acerca de como éramos e o que nos tornamos antes e após tais Revoluções, sempre comparando o nosso estilo de vida social, econômico, familiar, e religioso...
Enfim, foi uma excelente e reflexiva leitura!
comentários(0)comente



Lucas.Armelim 14/12/2020

Resenha | Sapiens – Uma Breve História da Humanidade | @leitordossonhos
Ler ficção é sempre muito legal. Nos faz viajar para outros mundos sem sair do lugar, faz com que deixemos nossos problemas do dia a dia de lado um pouco e nos divertimos, sofremos e vivemos na pele dos personagens. Porém, a vida real continua aqui e é muito importante que também conheçamos a nossa história, a história da nossa sociedade.

Nós aprendemos muito sobre isso na escola, mas naturalmente não damos valor o suficiente para esses ensinamentos quando somos jovens e quando ficamos mais velhos e vamos percebendo a necessidade e importância de conhecer o passado, sentimos essa ausência de conhecimentos. Sentindo isso, decidi ir atrás de um livro que eu ouvia muito falar e que resume tudo isso de forma objetiva: Sapiens – Uma breve história da humanidade. Hoje vamos falar um pouco sobre ele.

Apesar de na ficção a gente procurar autores com mais credibilidade, não é muito difícil também dar chances para escritores novos ou que ainda não conhecemos. Porém, quando se trata de não ficção, a busca por essa credibilidade é um pouco mais exigente (e de fato deve ser). Portanto, antes de começar a falar sobre o livro, gostaria de falar um pouco sobre o autor: Yuval Noah Harari. Ele é israelense, professor de História na Universidade Hebraica de Jerusalém e especialista em História Mundial e Macro-História (processos que analisam a história de uma forma mais ampla, em busca de identificar tendências e padrões de longo prazo na sociedade). Além disso, este seu livro se tornou um best-seller, assim como seus livros seguintes: Homo Deus e 21 Lições para o Século 21 (que pretendo trazer resenha para o blog futuramente também). Além de tudo isso, o autor possui outras características que mencionarei ao longo da resenha que me fizeram considerá-lo ainda mais como uma referência.

Sapiens é um livro que, assim como seu subtítulo diz, vai narrar a história da humanidade de forma breve e objetiva, dando um panorama desde as primeiras espécies humanas até os dias de hoje. Essa é uma característica que já me agradou, pois quando estudamos história na escola vamos passando lenta e aprofundadamente em cada período da história e por isso saímos de lá sem muita noção de onde cada coisa que aprendemos se encaixa. Por exemplo, aprendemos sobre a Mesopotâmia, sobre o descobrimento do Brasil, sobre a Revolução Francesa, sobre as Guerras Mundiais, mas temos uma noção extremamente fraca sobre onde cada uma dessas coisas se encaixa na História e o que liga esses acontecimentos com os outros. Acredito que uma narrativa com esse papel de apresentar a História de forma macro é muito boa e eficiente (pelo menos para mim foi). E, a partir dela, explorar ramos mais específicos da história. Mas aí já não é mais o papel deste livro.

A História é uma ciência e ela se baseia em fatos. Porém, não é nenhuma surpresa para quem é um pouquinho esperto que a História pode ter interpretações diferentes, ser narrada tendenciosamente e até mesmo ser manipulada e recontada de uma forma falsa, principalmente em jogos de poder como a política e a religião. Por isso, eu acho extremamente importante termos um certo pé atrás com as informações que lemos e ouvimos (motivo pelo qual eu citei a credibilidade em um parágrafo anterior) e buscarmos outras referências. Duas características do autor que me fizeram dar mais credibilidade ao seu texto foram os fatos dele ser homossexual e ateu. Religiões foram um tema frequentemente abordados no livro (afinal elas tiveram papéis importantíssimos na História) e sabendo que o autor era ateu, imaginei que a análise dele seria mais neutra. Harari não teme em contar e questionar movimentos religiosos e políticos que tiveram resultados terríveis ao longo da história.

A linguagem que o autor usa é muito simples e acessível. Sei que esse é um fator bem determinante para o interesse de leitores não acadêmicos, então caso esteja receoso de ler por achar que será muito difícil não se preocupe. Enfim, recomendo muito a leitura, para todos os públicos. Seja você estudante e terá uma absorção melhor do que aprender na escola, ou seja você um adulto que já nem lembra direito o que aprendeu e precisa dar uma revisada nos seus conhecimentos históricos. Este é um livro muito útil.

site: https://leitordossonhos.com/2020/11/03/resenha-sapiens-uma-breve-historia-da-humanidade-yuval-noah-harari/
Thais.Mikaelly 14/12/2020minha estante
Adorei a resenha! Fiquei interessada em ler!




Ricardo José 13/12/2020

Homo Sapiens
Com uma narrativa contagiante, Yuval Harari trás a ciência, de diversas áreas do conhecimento, para o grande público de forma didática e esclarecedora. Da pré-história a especulações futurística, o autor tem o cuidado de pautar suas sentenças em evidências científicas, além de proporcionar ao leitor uma enciclopédia de conhecimento sobre os acontecimentos históricos que marcaram a trajetória da espécie mais surpreendente, o homo sapiens.
comentários(0)comente



Mariane.Gonzales 12/12/2020

Quer conhecer sobre como você e a humanidade chegou até aqui
Gosto de como o autor coloca vários pontos de vista acerca de um determinado tema sem torná-lo tedioso. A forma não usual de ver certos conceitos também mostra o grande conhecimento do autor e sua capacidade de comunicar ideias diferentes sem ofender ou diminuir as pessoaas que pensam de outra forma. Ótima leitura, recomendadíssimo!!!
comentários(0)comente



Mirian 12/12/2020

Recomendo a leitura!
Cada linha do livro foi uma curiosidade. E fiquei fascinada com todo o conteúdo esplanado.
comentários(0)comente



Dirlene Rezende 10/12/2020

Perfeito
Este livro é contagiante, não conseguia parar de ler. Nos faz refletir sobre muitas coisas. Nossas decisões como humanidade, e em o que fazer com todo esse poder que nossa espécie adquiriu.
comentários(0)comente



HosanaMicelli 07/12/2020

Particularmente, adorei esse livro. Traz muita informação sobre o início do homo sapiens, a evolução e mudança das sociedades, relacionamento entre as comunidades.
Livro é extenso, mas a leitura é fluida. Recomendo.
comentários(0)comente



Luciano.Soares 07/12/2020

Que livro é esse?
Fazia tempo que não encarava um livro não ficção, e por isso tinha receio de que a leitura fosse técnica demais e chata. Ledo engano. A narrativa é clara e objetiva e, assim, instigante (e assustadora em alguns momentos). Curioso para ler sua sequência em Homo Deus.
comentários(0)comente



Truga 07/12/2020

Começo e meio ótimos, final bom.
Sapiens é famoso mas só peguei agora, me arrependi. Basicamente Yuval conta a história de como as três revoluções (cognitiva, agrícola e científica) afetaram não só os humanos mas também as outras espécies (e o meio).

Senti que o livro começou forte, dando detalhes interessantes, curiosidades e principalmente apresentando teorias opostas acerca da nossa espécie (origem, organização, cultura) há uns 100 mil anos. Depois, senti que há uma diminuição no ritmo (claro, não da pra você manter diferentes narrativas do mesmo período em apenas um livro né kkkk coitado).

Embora tenha uma linha cronológica que permeia todo o livro, Yuval às vezes traz umas discussões mais atuais mesmo estando cronologicamente no passado. Achei que isso contribuiu em algumas partes e em outras ficou mais ou menos. Ou seja, começa linear, dá uns saltos e depois volta.

Percebi que a narrativa desse livro é um pouco diferente do História do Pensamento Ocidental do Russell (https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/635618/edicao:637141). Lá, há uma crítica tão profunda quanto mas em menor espaço. Aqui, as críticas são mais sutis e o livro adquire um caráter mais informativo.

O livro acaba problematizando a “felicidade”, se com tantas mudanças, tragédias e melhorias os humanos hoje são mais felizes. Achei interessante, nada de especial. O diferencial do livro é trazer exemplos/histórias da Ásia, África, não ficar apenas contando o que rolou na Europa.

RESUMO: leitura tranquila, bastante informativo. Desconfortável para ler deitado ou com uma mão. As discussões são relevantes e os encadeamentos dos acontecimentos históricos estão bem feitos. Recomendo para todes.

IG literário: @trugaindica
comentários(0)comente



Judeu 07/12/2020

Transformou minha visão de mundo
Minha visão de mundo se transformou muito com essa obra. Acabei comprando o livro devido recomendações de Atila Iamaarino em um dos episódios do recomendadíssimo canal Nerdologia. Anteriormente a leitura desse livro me recordo de um dos vídeos do filósofo Luiz Felipe Pondé em que ele comenta que "o mundo não aguenta 10 bilhões de Homo Sapiens querendo ser feliz". No teor do vídeo percebi que compreender melhor a natureza biológica e evolutiva de minha espécie animal me ajudaria a lhe dar melhor com os desafios do mundo moderno.

Luiz Felipe Pondé ainda citou que nas aulas sobre pré-história que ele teve na faculdade um de seus professores lhe disse:"Alerta, os últimos 10 mil anos foram bem atípicos". Lendo essa maravilhosa obra de Yuval Noah Harari pude entender melhor e com riqueza de detalhes de que forma "atipica" foi a trajetória que nossa espécie saiu de caçadores coletores com menos de 1 milhão de indivíduos para a espécie dominante com tantos bilhões.
comentários(0)comente



My.leituras 04/12/2020

Essêncial e inovador, explica conceitos comportamentais da sociedade ao longo da nossa evolução como espécie.
comentários(0)comente



Nirley 01/12/2020

Por que você ainda não começou a ler Sapiens?
Putz, amei muito esse livro, enquanto Harari ia me enchendo de informações, ele me fazia perguntas me fazendo refletir.
Eu desejei ser uma caçadora coletora e seguir o Budismo, olha que loucura!!!
Enfim, vença as primeiras páginas e embarque nessa leitura MARAVILHOSA :)
Nirley 03/12/2020minha estante
Ela sem dúvidas é um dos meus preferidos!
Você já leu algum outro livro de Harari?


Lucas 03/12/2020minha estante
Sim, li as "sequências" desse livro, "Homo Deus" e "21 lições para o século XXI", mas nenhum deles foi tão bom quanto Sapiens.
Ao menos não para mim. Rs
Obviamente, valem a leitura. ;)


Nirley 03/12/2020minha estante
Vou colocar na minha lista :)




Icaro.Jatoba 01/12/2020

Ótima leitura. Não a toa se tornou um best-seller. No entanto, terminei o livro com algumas críticas ao autor, que apresenta de forma incompleta ou obtusa o que é o comunismo. Além disso, joga para a categoria de ?ordem imaginada? muitos assuntos que não devem ser resumidas assim.
comentários(0)comente



Like a Sir 01/12/2020

Obrigatório
Não importa quem você ou o que você faz. Todo ser humano precisa ler esse livro. A percepção total da realidade muda, após a leitura.
comentários(0)comente



2044 encontrados | exibindo 1381 a 1396
93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR