Amiga Leitora 09/09/2016
Os Sete Últimos meses de Anne Frank
Olá pessoal, bem falar sobre o Holocausto é sempre difícil, eu particularmente tenho um vontade enorme de conhecer cada vez mais sobre os horrores da segunda guerra, porque acredito que é importante saber do que o ser humano é capaz. Eu sempre leio livros sobre essa época triste, já li "O Diário de Anne Frank" e me emocionei muito com a visão dela sobre o que estava acontecendo, já li vários livros romances que tinham como cenário o horror provocado pelo nazismo, mas nunca havia lido uma biografia, e realmente me tocou muito. Espero que vocês gostem da resenha e que reflitam o quanto o preconceito pode ser perigoso.
"Os sete últimos meses de Anne Frank", esse livro conta como foram os últimos dias de vida de Anne Frank, o mais impressionante é o horror narrado por pessoas que realmente viveram tudo aquilo. Os fatos narrados pelas 6 mulheres judias que sobreviveram ao holocausto é tão forte e tão triste que nos faz pensar como seres humanos puderam tratar seus semelhantes com tamanha crueldade, com tanto desprezo, e ainda como essas sobreviventes conseguiram suportar tudo aquilo? É possível imaginar o cenário de horror pelo qual elas passaram, através de suas palavras conseguimos supor o medo que essas mulheres sentiam, e principalmente admirar a coragem que elas tiveram para permanecer vivas.
O livro surgiu do documentário filmado pelo autor Willy, todas as mulheres que relataram suas histórias tiveram algum contato com Anne e sua irmã Margot, enfrentaram os mesmo sofrimentos, humilhações e doenças. E cada uma dessas sobreviventes lutou a sua maneira para continuar viva, mesmo quando a morte parecia a única forma de ter liberdade.
A forma como os acontecimentos são descritos acredito que podem nos dar uma pequena noção do grande estrago causado, tem uma frase de uma das sobreviventes que demonstra claramente que a sua vida ficou marcada para sempre "Um pequeno movimento, um leve barulho ou o cheiro de comida queimada me leva direto aonde estive. Posso falar sobre o que aconteceu, mas ninguém pode trazer alívio. Nesse sentido, os facistas alcançaram uma vitória mundial. Temos que garantir que isso nunca mais volte a acontecer."(Janny Brandes), ao ler isso vemos que são cicatrizes profundas e permanentes.
A diagramação do livro é perfeita, as fotos que o autor colocou no meio do livro mostram um pouco da situação vivida na época, e isso nos da uma visão real dos fatos narrados. Choca, mas abre os olhos do leitor para o genocídio praticado pelos nazistas.
site: http://www.amigadaleitora.com/2016/08/resenha-os-sete-ultimos-meses-de-anne.html