Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Willy Lindwer
Willy Lindwer
Willy Lindwer




Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank


206 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Bruna 31/12/2016

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank
Os relatos contidos neste livro são de tamanha riqueza de detalhes que é possível experimentar a dor vivida por cada a das personagens e mesmo da Anne Frank.
O livro fez parte de um documentário e traz histórias de pessoas que tiveram contato com Anne após a captura dela e de sua família durante a Segunda Guerra.
Traz muito mais do que contos, traz a dor e o sofrimento de quem viveu tudo o que nós, anos depois, só podemos ter conhecimento através da história.
comentários(0)comente



Fernando - @ExploradorLiterário 17/02/2017

Eu sempre gostei muito por fatos históricos, e há algum tempo eu venho me interessando muito por histórias narradas na época da Segunda Guerra. Quem me conhece sabe que eu gosto muito do "O diário de Anne Frank" um livro espetacular que narra o que acontece na vida de uma pequena garota judia de 13 anos e sua família, que ficou conhecida no mundo todo após viver na clandestinidade durante dois anos da guerra. Porém, após eles serem pegos em 1942 não soube que aconteceu com e Anne e sua família.
Bem, este livro eu ganhei de uma amigo até tem uma dedicatória super fofa. Porém ele apareceu na minha vida através de uma indicação de um amigo de faculdade e depois encontrei ele na livraria e coloquei na lista de aniversário.
Essa obra traz depoimentos reais das sobreviventes aos campos nazistas, apesar de ter gostado ter lido o livro, acredito que o autor se aproveitou do nome Frank, óbvio, pra vender mais exemplares. O livro não fala muito sobre Anne e sua família, em alguns depoimento você vê que algumas nem tiveram contato direto com as meninas. Podemos ver que cada mulher que nos conta a sua história fala no máximo 5 parágrafos sobre a Anne, sendo bem otimista. Isso foi algo que me decepcionou um pouco, mas a forma dos relatos trouxe muita emoção.
Os relatos dessa mulheres te leva ao um mundo de pura crueldade, você consegue ver os tempo cruéis que o mundo passou. Acredito que não é um livro adequado para todo tipo de pessoa, pois é um livro bem pesado e trás uma realidade muito forte.
Mas no entretanto, o livro mostra sim o que aconteceu com as irmãs Frank e com o restante da sua família.
comentários(0)comente



Erick 03/03/2017

Assim como muitos pontuam em suas resenhas há muito pouco sobre a família Frank em si e sua mais ilustre integrante, Anne. Concordo que a publicidade feita em cima, de se tratar o "último capítulo não escrito do diária" é jogada de marketing apenas, porém convenhamos que este último capítulo jamais existirá, já que a época Anne Frank e sua família eram apenas mais quatro judeus em campos de concentração, em meio a milhares outros. Naturalmente, nenhuma atenção em especial os era dado.

O livro é composto pelo relato de seis mulheres que conviveram com a família Frank em diferentes campos -- algumas já os conheciam de antes do holocausto, outras não. Juntando todos os relatos, tanto as partes que citam Anne ou não, é possível fazer um mosaico do que provavelmente aconteceu com ela nesses últimos sete meses, comparado as experiências vividas pelas mulheres que fazem esses relatos.

Assim como os demais relatos de sobreviventes do holocausto, estes são crus, cheio de detalhes, cheio de horrores. As cinco estrelas vão pela coragem dessas mulheres de contarem suas histórias, por mais tristes e desumanas que tenham sido.
comentários(0)comente



Soliguetti 03/06/2018

Emocionante, mas repetitivo e com título enganoso
É praticamente impossível que um relato sobre os campos de concentração na Segunda Guerra Mundial não causem comoção. Assim, pode-se esperar de Os Últimos Sete Meses de Anne Frank, do cineasta Willy Lindwer, histórias verdadeiramente emocionantes de mulheres que sobreviveram ao Holocausto. Apesar disso, o livro é, em partes, enganoso.

Já pelo próprio título, o leitor pode esperar, erroneamente, encontrar detalhes sobre o que aconteceu com Anne Frank depois do ocorrido em seu famoso diário. Até somos apresentados à rotina da garota quando embarcou nos campos de concentração, mas são relatos superficiais e pouco detalhados. Afinal, o foco dos relatos não é exatamente Anne Frank, mas sim a vida das mulheres que narram essa parte obscura de suas vidas, portanto o título do livro não é lá muito sincero.

Outro aspecto do livro é que é muito repetitivo. Apesar de bem escrito, as histórias são muito parecidas. É como ler a mesma história repetidas vezes, com uma narração diferente. Não imagino, afinal, como o escritor poderia ter organizado o livro de maneira diferente (acredito que, pelo caráter documental do livro, não haveria mesmo outro jeito), mas o fato é que o formato torna o livro repetitivo.

No mais, o sentimento após ler o livro é de ter sido enganado. Apesar disso, a emoção passada pelas narradoras, bravas sobreviventes de uma época inóspita, serve pra balancear um pouco essa sensação ruim. Tratam-se de vidas muito inspiradoras e de registros da maneira desumana com que os nazistas tratavam os judeus. Um importante lembrete de como um regime totalitarista pode fazer mal ao mundo, especialmente em um período de tamanho extremismo ideológico como o que vivemos hoje.
comentários(0)comente



Guido Alexandre - @lendocomotempo 28/06/2018

Histórias reais que parecem ser pura ficção. É isso que vamos encontrar nos relatos de seis sobreviventes que estiveram em algum momento da sua vida, com a Anne Frank nos seus últimos sete meses de vida.

“Posso falar sobre o que aconteceu, mas ninguém pode trazer alívio. Nesse sentido, os fascistas alcançaram uma vitória mundial. Temos de garantir que isso nunca mais volte a acontecer.” - pág. 96

O livro é composto por relatos de seis mulheres que estiveram em campos de concentração. Algumas delas conheciam Anne e a família Frank desde antes da guerra, como era o caso da Hannah Elisabeth Pick-Gopslar, que foi citada no diário da Anne Frank como Lies Goosens, ela era uma das melhores amigas da Anne e as duas se reencontraram no campo de concentração por um breve período.

Mesmo com esse nome, o livro não é focado 100% na Anne Frank ou em sua família. Nos relatos, as sobreviventes vão narrar um pouco de suas histórias, desde quando eram pequenas, até o dia em que conseguem sair dos campos de concentração.

Durante os relatos, algumas falam que viram a Anne Frank junto com sua mãe e sua irmã no campo de concentração, outra descreve o momento em que percebeu que as irmãs tinham morrido, outras falam que o último contato com Anne foi quando elas tiveram que ir no vagão para outro campo de concentração e Anne ficou pois estava doente e não foi selecionada para ir.

Acredito que este livro é um ótimo complemento para O Diário de Anne Frank, pois como essas mulheres também vão falar sobre a Anne nos campos de concentração, podemos ter um desfecho para a história da jovem que nos encantou e emocionou bastante.
comentários(0)comente



Carol 29/07/2018

Uma breve continuação
Quando terminei de ler o Diário de Anne Frank fiquei curiosa e pensei, o que será que aconteceu com Anne após ser presa? Algum tempo depois chegou o livro, pelo clube Skoob, na minha casa e fui matar a minha curiosidade.
Apesar de não relatar apenas a vida de Anne após ser capturada, trás em detalhes o sofrimento de 6 mulheres que conviveram de alguma forma com Anne, e por meio de todos esses relatos, deu para imaginar tudo o que Anne passou ate morrer.
É uma leitura que prende, mas não é um livro fácil de engolir, tamanha falta de humanidade.
Em meio a milhões que morreram, são essas guerreiras que sobreviveram para contar a história.
comentários(0)comente



Cleitao 08/02/2019

Livro Maravilhoso
Adorei o livro mostra um pouco o que aconteceu com Anne Frank apos a invasão do esconderijo feito pelo seu pai para tentarem fugir dos nazistas.
comentários(0)comente



Rafaela.Natalia 13/02/2019

"Na terça-feira, 1° de Agosto de 1944, Anne escreveu a última palavra em seu diário. Em 4 de Agosto, o SD (serviço de segurança Alemão) atacou o Anexo, no número 63 da Prinsengracht, e todos os que estavam escondidos ali foram presos. A escrita de Anne se encerra nesse momento."
.
.
.
O livro contém entrevistas feitas para um documentário chamado "The Last Devem Months Of Anne Frank", onde seis mulheres relatam suas próprias experiências e vivências nos campos de concentração e tbm quando encontraram e interagiram com Anne num determinado momento daquele período...
.
.
.
As mulheres contam um pouco sobre suas próprias histórias e os momentos terríveis que viveram naquela época!! E ler os relatos deixa o leitor tão profundamente envolvido para saber mais e ao mesmo tempo terrivelmente triste, lamentável o que houve naqueles campos 😢
.
.
.
"E aí nos demos conta de tudo aquilo. Também as ouvimos. Finalmente víamos, o tempo todos, a fornalha com sua chama enorme. Sentíamos o cheiro de carne humana queimada. E em todos os cantos, víamos o desespero. Era uma existência terrível, sem esperanças."
.
.
.
A narrativa nos mostra como o fascismo é perigoso e como ainda existe entre nós e o cuidado que temos que tomar e lutar contra!! Indico o livro para quem quer sabe mais sobre o holocausto e tbm relatos da segunda guerra mundial! Conhecimento é tudo para que jamais passemos por esse horror novamente... Vou deixar alguns quotes importantes que me emocionaram muito 👇
.
.
.
"Quero deixar claro para o maior número possível de pessoas que todo tipo de discriminação - independente da forma que ela possa tomar - é algo horrível, que o mundo pode se despedaçar por causa dela (...) Discriminar alguém por sua cor de pele ou a forma de seus orelhas ou os cabelos ou sabe Deus o quê - todos nós podemos morrer por causa disso. Basta a pessoa dizer algo como: "Ele não é tão bom quanto eu porque tem..." Complete a frase com o que quiser"
.
.
.
"Posso falar sobre o que aconteceu, mas ninguém pode trazer alívio. Nesse sentido os fascistas alcançaram uma vitória mundial. Temos de garantir que isso nunca mais volte a acontecer."

site: https://www.instagram.com/diariodeleiturasdarafa/
comentários(0)comente



Bricio Cruz 24/04/2019

Estranhamente atraído pela breve vida de Anne Frank, resolvi comprar esse livro.
Achei que o livro relataria mais detalhadamente os 7 últimos meses de Anne em Auschwitz como da a entender o titulo do livro. Mas o que pude ler foi o relato de sobreviventes que cruzaram e tiveram um breve testemunho da passagem de Anne e sua irmã antes de seu fim trágico. Fora isso, esses sobreviventes relatam suas próprias passagens e experiências durante esse período.

Dentre esses sobreviventes que deixou aqui registrado seu testemunho, esta Janny Bbrandes-Brilleslijper, a mulher que entregou a Otto Frank a declaração atestando o falecimento de suas filhas, Anne e Margot. "Gostaria de reiterar que contei tudo isso porque quero deixar claro para o maior número possível de pessoas que todo tipo de discriminação - independente da forma que se possa tomar - é algo horrível e que o mundo pode se despedaçar por causa dela."

O livro nos trás passagens interessantes, curiosidades e contradições gritantes sobre a história de Anne Frank, bem como, fotos e documentos da época.

Outra parte interessante é a impressão que o autor deixa de cada testemunha em seus encontro com os entrevistados.

O livro não era o que eu esperava, mas também não posso dizer que me decepcionei.
comentários(0)comente



Isa Hoehr 20/09/2019

Os sete últimos meses de Anne Frank
Estou sem palavras. O livro inteiro é agonizante e me trouxe um enorme sensação de impotência. Recomendo para quem se interessa pela segunda guerra e principalmente pela Anne, se tornou um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@vanessachrisostomo 05/12/2020

Sobre pessoas que tiveram de certa forma algum tipo de contato com Anne Frank. Relatos de acontecimentos durante a guerra e campos de concentração.
comentários(0)comente



-Louie 02/01/2021

NÃO conta a história de Anne Frank
O livro é muito bom. Os relatos de todas as mulheres, muito semelhantes algumas vezes, são sempre dolorosos de serem lidos.

Não-ficção não é um dos meus gêneros favoritos, mas livros como este devem ser lidos para que os erros do passado não sejam cometidos novamente.

As histórias contadas nessa obra são inspiradoras. Acho que todos deveriam conhecer um pouco delas.

Não se engane pelo título, o livro conta a história de outras mulheres que tiveram o mínimo contato com Anne.
comentários(0)comente



Lanny 27/01/2021

Livro incrível, todas elas estiveram cm a Anne em algum momento mas o foco é no que elas passaram e na vida delas e cm foi o período de prisão os relatos são muitos fortes e teve momentos em que me deu uma vontade imensa de entrar no livro e dar um abraço em cada uma, é muito triste e ao mesmo tempo emocionante pq elas passam uma força e resistência muito grande.?
comentários(0)comente



206 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR