Bruna 31/07/2011
Construtivo
Apesar de meu gosto por história, meu objetivo principal ao ler "História da Riqueza do Homem" foi obter maior base e conhecimento para o vestibular.
Leo Huberman, neste livro, trata estritamente da economia na história, é bastante conciso e conseguiu fazer desta, uma leitura gostosa. Me agregou bastante conhecimento.
Neste sentido, gostei muito do livro, pois o autor coloca e explica trajetória econômica da sociedade de forma muito envolvente e didática, além de apresentá-la de maneira ininterrupta, e não como aprendemos na escola, tudo separadinho. Isso possibilita uma visão mais realista e que faz muito mais sentido, percebendo melhor os períodos de transição e tudo o mais.
Porém, há um problema: como o livro foi escrito em 1936, não apresenta acontecimentos mais atuais, por isso foi ampliado. E Marcia Guerra, nos dois capítulos finais adicionados e escritos por ela (aumentando o alcance da obra), não consegue manter o ritmo de Huberman. Não sei se era meu cansaço, mas a narrativa dela me pareceu heterogênea, sem muita objetividade e clareza, sem muitas explicações.
É um livro para ser relido, mesmo que não por inteiro. Com a divisão de capítulos que foi feita, a consulta é mais simples, facilitando a procura de determinado assunto quando surgem dúvidas. Visões políticas à parte, recomendo sim este livro - tanto para quem gosta de história quanto para quem procura estudo.