anna.2004 18/02/2024
Não tenho nem palavras pra dizer o quanto esse livro é espetacular, o quanto eu amei ele, o quanto ele me tocou, e que sentimentos bons ele trouxe para o meu coração durante a leitura inteira! Desde a primeira frase até a última, esse livro foi contagiante, emocionante.
Cada personagem é único, muito bem construído, cheios de personalidade, originalidade... eu amei cada um: a Ada, o Jaime, a Susan, o Fred, a Lady Thorton, a Margarth, o Manteiga, o Brovil, o Stephen, a Deisy, o pároco, os pilotos, os soldados...
Além da Guerra entre a Alemanha e a Inglaterra, o livro traz a guerra interior que cada personagem luta. É incrível ! Cada um enfrenta uma guerra particular, cada um tem desafios a serem enfrentados, medos a serem superados, dores que devem ser choradas não guardadas e silenciadas,mas vividas, sofridas com muito amor e esperança.
A mensagem que ficou em primeiro plano pra mim : a guerra pode sim salvar vidas, ela nos deixa fortes, encontramos sentindo pra lutar, damos sentido para as coisas das vida, e aprendemos a ser gratos, generosos, gentis, humanos... A guerra ensina isso para gente. No caso da Ada, do Jamie, da Susan, que passaram também pela guerra física e dolorosa, que viveram a crueldade da Guerra, foi 100× vezes mais real e concreto tudo o que eu disse acima.
A humanidade. Outra coisa que me chamou atenção nesse livro: as pessoas do vilarejo se ajudando, ajudando os soldados feridos, todos amigos, todos desejos do bem um para o outro, e enxergaram a humanidade da Ada ( que ela mesma não reconhecia) apesar de sua deficiência, que não a torna nem melhor, nem pior que ninguém.
O amor, outro tema central desse livro, o amor salva e enfrenta tudo, o amor é a razão de todo bem que existe, o amor que salvou a Susan, o Jaime, a Ada, cada personagem do livro, exceto a mãe da Ada, que se feichou, então não foi salva e por escolha própria. Só consigo me lembrar da passagem bíblica de Coríntios:
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
É isso! É tudo isso que encontrei nesse livro.
Ansiosa para a continuação, muito ansiosa?
Nas palavras da Ada :"Um novo e desconhecido sentimento me preencheu. Parecia o mar, a luz do sol, os cavalos. Parecia amor. Vasculhei minhas ideias e encontrei o nome.Felicidade." ?
Queria falar sobre a importancia de aprender dar nome as coisas, ler ,escrever; mas acho que o principal foi dito,então por hora é só.
Ps: obrigada querida Luísa, por me presentear com esse livro.?