Phantastes

Phantastes George MacDonald




Resenhas - Phantastes - A Terra das fadas


297 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Marcos774 18/11/2024

Efadonho
Não gostei do livro. Uma história que me pareceu confusa e não me prendeu. Talvez o problema seja eu por estar pensando em muitas coisas quando fazia essa leitura, mesmo assum, só teve uma página que me chamou a atençâo, o resto eu não esperava a hora de terminar a leitura. Enfim, vamos para ao próximo, que esse não foi o que eu esperava.
comentários(0)comente



AninhaJuk 15/11/2024

Finalmente finalizado
Tentarei le-lo em outro momento pra ver se minha avaliação muda. Achei um livro de difícil leitura, muito descritivo, história arrastada... mas, tentarei em outro momento
comentários(0)comente



Talia.Bacelar 09/11/2024

Classicos
Comecei a ler clássicos e passei a mudar minha relação com a literatura

Esse não seria um livro que eu leria normalmente

No começo tive um pouco mais de dificuldade por ser um livro descritivo que eu não estou tão acostumada. Mas aos poucos fui entrando naquele mundo e foi ficando cada vez mais interessante.

Livro muito bem escrito e me surpreendeu. Recomendo.
comentários(0)comente



macsmoreiras 04/11/2024

I?m just a delulu ?
Ler isso daqui foi literalmente top 1 melhores coisas que eu fiz da vida. Como uma boa fã de fantasia, e em sua versão/origem mais pura, foi um prato mais do que cheio. Confesso que a história é narrada de forma bem arrastada, mas o que no início achei que seria um problema, logo mais já estava literalmente sonhando com o Reino das fadas. Eu amei cada detalhe, cada descrição. E se algum dia eu resolver ter filhos humanos, com certeza eles saberão sobre essa historia.
comentários(0)comente



Thais459 04/11/2024

Viagem ao Reino das Fadas
Muito bom, um livro relativamente curto mas com muitas camadas, acompanhamos nosso amigo Anodos, e vos ao longo do livros sua aventuras, desavenças e toda sua evolução como pessoa. Nos encantos do Rei das Fadas não senti vontade de largar, o começo foi difícil, é um clássico com português mais denso e poético, mas logo acostumamos e passa a ser mais fluido a leitura.
comentários(0)comente



Ilmar 31/10/2024

Vale a experiência?
Ouvi via audible. Talvez não tenha sido o melhor formato ou eu não estava em um bom momento, pois nã oconegui me fixar muita na história. A sinopse trata de um jovem que ganha uma escrivaninha do pai e nele encontra uma fada. A mesma acaba levando ele para a terra das fadas para uma aventura. Bem sessão da tarde. Quis ler por ter sido um dos primeiros livros de fantasia voltado para adultos. Tambéms erviu de inspração para Tolkien e outros que vieram depois.
No geral, achei bem besta. Não cosnegui me fixar na história. Mas vale a experiêcnia para saber como foi um dos primeiros livros do gêenro.
comentários(0)comente



Edu_Andrade 26/10/2024

"Como você sabe, o Reino das Fadas é cheio de esquisitices e toda a sorte de coisas incrivelmente ridículas que um homem é obrigado a encontrar e tratar como existências reais, embora, durante todo o tempo, ele se sinta um tolo por isso."
Lewis escreveu sobre: "Faz mais de trinta anos que adquiri... a edição Everyman de Phantastes. Algumas horas após, percebi que havia atravessado uma grande fronteira."


Anodos, no seu aniversário de 21 anos viaja por florestas e cavernas, mar e rios, encontrando pelo caminho os habitantes do reino das fadas. Viajando, praticamente, por um sonho. Quando ele acorda tenta fazer uso do que aprendeu na terra das fadas na sua vida na "realidade".
É o primeiro romance de "fantasia" voltado para adultos, ou seja, que seus elementos foram criados pelo autor e não reutilizados do folclore ou mitologia, apesar de muito influenciado por eles.
Quando descobri é quem MacDonald incentivou Lewis Carroll a publicar "Alice no País das Maravilhas" e que George foi quem motivou Carroll a expandir uma narrativa que originalmente tinha apenas metade do tamanho, fiquei surpreso. Essa ligação entre autores sobre as quais eu tinha lido em casos como Howard e Lovecraft, mas no fim um acaba puxando o outro em uma sucessão de influência, inspiração e acaba que um autor acaba morando na obra do outro, ao menos por um tempo.

As histórias vividas pelo protagonista, quase nunca tem um desfecho, o que adiciona uma camada de onirismo ao texto. Seria como acordar de um sonho, tentar dormir para continuar o sonho e não conseguir mais.

Acho fascinante esse livro. É uma proto-fantasia. Talvez o fantástico seja analisar as bases que estavam sendo semeadas no gênero, além de ser um autor que tinha a mente livre de influências, de acatar às vontades dos leitores.


"Escrevo não para crianças", disse George MacDonald, "mas para crianças, sejam elas de cinco, cinquenta ou setenta e cinco anos".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daiane.Nascimento 17/09/2024

Complexo...
Phantastes (1858), de George MacDonald, é um romance de fantasia considerado um dos primeiros do gênero, inspirando autores como C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien. Embora eu tenha interpretado muito mais como filosofia do que fantasia, tem uma escrita um tanto quando rebuscada, um pouco mais "pesada" que Tolkien, o que pode ser difícil no início, mas vai tornando-se mais agradável conforme vamos nos acostumando.

A narrativa segue Anodos, um jovem que, ao herdar uma antiga cômoda, é transportado para uma terra mágica: o reino das fadas. Lá, ele embarca em uma jornada de auto descoberta, enfrentando desafios, criaturas e mistérios que evocam temas de sonhos e espiritualidade.
Ao longo da jornada, ele explora suas próprias fraquezas, desejos e a busca pelo significado da vida e do amor.

A escrita de MacDonald é altamente poética e simbólica, com fortes influências do Romantismo e da filosofia idealista. Sua prosa mergulha em paisagens surreais e etéreas, e grande parte do livro é uma reflexão sobre a relação entre o mundo real e o mundo imaginário, o que pode, por vezes, tornar a leitura abstrata e densa.

Tudo isso me lembrou também, a Divina Comédia de Dante Alighieri, onde não sabemos se o paciente está alucinando ou se é apenas extremamente criativo. Os devaneios e a sensação de estar preso num outro mundo, também foi um ponto que me fez considerar a semelhança.

O livro pode não agradar a todos devido ao seu ritmo vagaroso e simbologia complexa, mas oferece uma rica experiência filosófica para aqueles dispostos a mergulhar em suas camadas de significado. Vale muito a pena a leitura!!
comentários(0)comente



Nati 12/09/2024

" Mas eu sei que algo bom está chegando para mim, que o bem está sempre por vir"

Cara, eu amei muito. Pensa em um livro que as vezes não dá pra entender nadinha? KKKKKKK é esse. Mas ainda assim ele é muito interessante, te faz pensar em várias coisas e ele é tão cheio de metáforas e alegorias do mundo real que eu ainda não consegui assimilar todas elas.

Diferente do que geralmente leio, ele é um conto de fadas e dos bons mesmo! Tem sentido, tem motivação, tem moral, além do personagem principal, Anodos, ser humano em ações e pensamentos. Gosto!


(:
comentários(0)comente



Rafael Maciel 09/09/2024

Phantastes
George McDonald

McDonald é considerado o avô da fantasia moderna, grandes nomes como Lewis e Tolkien se inspiraram nos seus livros. Lewis, que faz a introdução desse livro, diz o seguinte: ?sou inteiramente dependente do dr. McDonald?. Isso, por isso só, já seria motivo suficiente para a leitura.
Publicado em 1858, ?Phantastes? conta história do jovem Anodos e como ele encontra um lugar incrível, conhecido como Reino das Fadas. No tempo em passa nesse lugar, o jovem vive muitas aventuras que a um olhar desatento parecem apenas histórias para crianças, mas que, na verdade, retratam as experiências reais de uma vida como: amor, medo, vitórias, perdas e mais. A jornada transforma o jovem e lhe dá uma nova perspectiva de como a vida deve ser encarada.
Ao final do livro, o rapaz se questiona como poderá viver no mundo dos homens, tendo conhecido um mundo muito melhor. Esse é o questionamento de todo cristão, como viver nesse mundo, corrompido pelo pecado, sabendo da existência e chegada de um novo e renovado mundo? Anodos, sem uma resposta concreta, nos diz, por meio de sua experiência, que o extraordinário pode se manifestar no ordinário desse mundo e a esperança de que ?o bem está vindo? deve nos fazer felizes.
comentários(0)comente



F._Rosa 06/09/2024

Lento no começo, mas bem complexo com sentimentos próprios.
De cara, você sente estar lendo mais um livro com uma escrita antiga e difícil de compreender, mas quanto mais você lê, mais você consegue entender a magia do mundo em que o personagem está, como ele descreve o que sentiu e viu, tudo de forma descritiva, o que nos faz sentir como se participassemos realmente dá narrativa, o ápice da história é a busca incessante do protagonista pelo que é impossível a ele, mas durante esse caminho, demostra o amor e paixão que tem sobre as coisas e como ele vê o mundo, não só de forma física, mas psicológica e filosófica também.

Resumindo: uma leitura complexa, que trará satisfação em diversos momentos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mary360 22/08/2024

Phantastes foi publicado pela primeira vez em 1858 e é um conto de fadas para adultos.
O autor, George Macdonald influenciou grandes nomes de nossa literatura fantástica como CS Lewis, Tolkien, Neil Gaiman.....

A história é sobre as aventuras do jovem Anodos no mundo das fadas. Ele que é um jovem comum que acabou de herdar a herança de seu falecido pai, encontra uma fada morando na escrivaninha do mesmo, dizendo ser sua avó! ?
Entre muitas coisas que conversam, ela diz que ele conhecerá o mundo das fadas pois tem sangue de fadas!

No outro dia Anodos acorda em seu quarto, porém em outro lugar, numa floresta encantada.....

Segue - se então uma grande aventura por essa floresta em que ele conhecerá muitos seres diferentes, fadas das flores, flores com luz própria, monstros, cavaleiros e um céu que reflete a terra e um mar que não reflete nada ??

As descrições desse mundo encantado são maravilhosas, principalmente do nascimento das mulheres desse mundo, mulheres de belezas extraordinárias .....

Amei a história e a jornada de Anodos embora tenha me aborrecido pelo fato de nosso protagonista sair explorando esse mundo a esmo, sem nos dar pistas do objetivo da jornada.

4 de 5 ????????
comentários(0)comente



Lari_Happy 19/08/2024

E, assim, adeus...
Um livro realmente impressionante, cheio de lições e frases inspiradoras. Essa é literalmente a fantasia mais filosófica que eu já li, mas acho que é por ser um livro antigo, tem uma escrita diferente, mas mesmo assim não deixa de ser muito bom.

As aventuras contadas pelo personagens Anodos, traz muitas lições sobre como devemos superar os desejos humanos. É realmente um livro muito bom! Só não dou 5 estrelas, porque acho que em algumas partes me vi meio perdida no que ele estava fazendo ou a história em si, mas logo recuperei o pensamento.

Comecei a ler esse livro pela curiosidade para saber em quem Lewis tinha se inspirado, George MacDonald está de parabéns por ter feito esse livro e influenciado vários autores(ainda bem porque não teríamos as Crônicas de Narnia).
comentários(0)comente



297 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR