A Vida Como Ela É...

A Vida Como Ela É... Nelson Rodrigues




Resenhas - A vida como ela é...


154 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Arthur 01/07/2021

um dos melhores que ja li
livro fantástico, 100 contos que narra com uma pericia e precisão o comportamento do brasileiro e suas nuances, nao tenho palavras pra descrever o tao bom que é o livro
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabybadgirl 16/06/2021

Ultimamente adquirir o gosto de ler crônicas, gênero no qual não tinha familiaridade,esse ano já li se não me engano 4 livros do Bukovisk e 3 do Nelson Rodrigues (contando com esse)
Me deliciei com as situações e conflitos familiares que li nesse livro,o autor aborda temas como infidelidade e morte de uma maneira leve e divertida, situações que aconteceriam na época em que o livro foi escrito,a maneira vulgar dos personagens tanto femininos como masculinos me causaram boas risadas, é um livro que deveria ser lido um capítulo por dia para aproveitar o máximo da leitura, porém a minha ansiedade não permitiu tal desfrute!
Nanda 16/06/2021minha estante
Nossa me deu vontade. ?


Julia6968 04/09/2024minha estante
Como se ler


Julia6968 04/09/2024minha estante
?




Carlos 04/06/2021

Uma visão pessimista da vida e dos relacionamentos amorosos
Este é um livro que tem um tom geral bastante pessimista em relação à família e relacionamentos amorosos em geral. Dos 100 contos, a maioria envolve infidelidade conjugal tanto do homem quanto da mulher.
São contos com estrutura simples e depois de certa quantidade lida, você consegue imaginar o desfecho da maioria deles, muito embora alguns sigam rumos inesperados em relação ao início.
Você encontra de um tudo aqui: taras pouco convencionais (por exemplo: homem que gosta de mulher doente à beira da morte); pais baluartes da família e da moral que são desmascarados ou são tão cínicos que seguem no papel, mas ficamos sabendo da sua infidelidade; homens que vivem de dar golpe em mulheres para usufruir de herança ou tomar seu dinheiro; feminicídios (no plural mesmo), dentre outras situações usadas como base para uma crítica de Nelson Rodrigues à sociedade de sua época.
Afinal o nome "A vida como ela é" já diz que pretende tornar pública uma parte da vida que era escondida para baixo do tapete em nome da família, da moral e dos bons costumes.
Se tivesse que dar um conselho, diria para não ter pressa de ler os contos, pois lidos rapidamente um após o outro dão às vezes a sensação de déjà vu, mesmo as histórias não sendo as mesmas, pela recorrência do tema principalmente da infidelidade.
Mas o livro vale a leitura e não exige muito do leitor, talvez por terem os contos originalmente sido escritos para jornal, numa escrita de fácil compreensão, em geral.
comentários(0)comente



Pedro.Gondim 01/06/2021

Um Rio de cotidianos improváveis
"... No meio da dança, vem a pergunta:
? Você acredita no amor à primeira vista?
Ele, com um cinismo de salão, que a deleitou, responde:
? Eu não acredito nem em amor, quanto mais à primeira vista." (p 428)
comentários(0)comente



Fernanda.LeAncio 07/05/2021

Assustada
Nunca tinha lido nada do autor, mas confesso que estou assustada com os contos que estão reunidos nesse livro....
Minha experiência foi com audiolivro narrado pelo maravilhoso Milton Gonçalves e a carga dramática das histórias me deixou bem assustada.

A vida como ela é.....
Para quem está acostumada a histórias com finais felizes esse livro pode ser perturbador, mas foi importante para me tirar da caixinha nesse momento.
Recomendo.
comentários(0)comente



Renan 27/04/2021

Nelson, sempre Nelson! Desnudando toda a família tradicional brasileira! Que venham os trabalhos
comentários(0)comente



Djullie 26/04/2021

Não é tudo isso que aclamam como clássico
Cara, mesmo que justifiquem que fora escrito em outra época, é difícil ler os contos violentos sendo romantizados. E depois de um certo ponto as histórias perdem o sabor da supresa, de início até ignorei as agressões pq o final era inusitado, mas depois que entendi a receita de bolo que ele usava para o enredo se tornou chato e previsível. E já não via a hora de finalizar, fazer a resenha e partir para outra. Aclamam o Nelson como crítico de uma sociedade, tá mais pra aquele que passa pano pro pior lado aflorado da humanidade. A gente não pode normalizar que a vida é assim ou já foi assim. Claro que dá pra da a devida importância dessas histórias para não repetir os erros nelas narrados. Mas mudaria o título para A vida como não deve ser vivida.
comentários(0)comente



Lucasdrt71 11/04/2021

O melhor de Nelson Rodrigues (?)
De traição à maternidade, Rodrigues escreve situações que beiram o cômico de tão absurdas. De início, a leitura foi marcante e chamativa, porém a partir de um certo ponto - por volta do 60º conto - as histórias que tratam do mesmo assunto passam a ter roupagens muito parecidas e isso chega a incomodar um pouco.

Por fim, é uma coleção bastante interessante e serve como um ótimo livro de cabeceira.
comentários(0)comente



Henrique Artuni 27/03/2021

O verbo de Nelson
É difícil encontrar diálogos tão sedutores e tão fortes como os que saem das personagens do Nelson Rodrigues, seja desse A vida como ela é, seja das suas peças. Um primor, atualíssimo e sempre disposto a quebrar as expectativas do real e nos presentear com uma amarga constatação da natureza humana.
comentários(0)comente



Guilherme Tonon 17/03/2021

A Vida Como Ela É... (ou Ode Sarcástica aos Cidadãos de Bem)
A Vida Como Ela É..., sem dúvidas, é um livro-coletânea visceral. Suas crônicas-conto expõem a hipocrisia moral de uma classe média carioca de meados do século passado, os que hoje seriam os "cidadãos de bem". O estilo de Nelson Rodrigues é bem particular e muito interessante até metade do livro; conforme a leitura avança, porém, percebe-se que ele repete a fórmula narrativa, os personagens (às vezes apenas nomes mudam), as situações e os desfechos, o que deixa a leitura bastante enfadonha. Apesar do léxico usado na descrição dos personagens ser parte do retrato crítico da classe média (alta?) carioca de 50, em alguns momentos é difícil discernir se a construção bastante condenável das mulheres e dos negros, particularmente, nas suas histórias tem origem apenas da classe que ele retrata ou também da visão execrável do próprio Nelson.
comentários(0)comente



Oliveira 02/03/2021

Previsível.
Os contos têm o mesmo tema. Tudo é monótono e previsível. É um livro para quem tem fixação por adultério e morte.
comentários(0)comente



Edna 13/02/2021

Nos tropeços da vida
Fazendo jus ao nome do livro, os contos trafegam pela vida dos personagens, e as abordagens a maioria gira em torno de traições com uma pegada cômica.

Iniciei essa leitura e me encantei com  primeiras 100 páginas, mas me entediei com os desfechos repetitivos e a maioria  previsíveis, um ótimo livro para alternar e não ler de uma só vez, acabei demorando bem mais do que imaginei mas foi gratificante ler porque é um talentoso contador de histórias.

#trechosdolivro

COVARDIA ( Um dos contos que mais gostei)

"A minha amiga tem lido o Drummond. A gente vive aprendendo O Drummond é contra Brasília. Mete o pau em Brasília. Acompanhe meu raciocínio. Se Ele ñ aceita Brasília, é um falso grande poeta. Ñ lhe parece? A Senhora admitiria um Camões que ñ aceitasse o mar?"
(....)
"Nós tivemos um Homero. O Jorge de Lima.
Pag. 19

O HOMEM FIEL

"O pranto da menina ñ estava nos seus cálculos. Era, no fundo, um sentimental, um derramado, e só faltou ajoelhar-se aos seus pés. Perdoa, meu anjo, perdoa". Pag.169


EXCESSO DE TRABALHO

"Ele passava semanas, meses, sem um carinho, um beijo, um galanteio. Laurinha, porém, tinha bastante discernimento para aceitar e compreender. De resto, o pai, a mãe, todo mundo vinha sugestioná-la: _"Tiraste a sorte grande! O Raimundo é um partidão!" E quando em pleno namoro, vencido pelo cansaço, ele se punha a dormir. O sogro e a sogra corria a desligar o rádio: _Ñ faz barulho, que o Raimundo está dormindo!


Gostaram? Já leram Nelson Rodrigues?

#Bagagemliteraria
#LiteraturaBrasileira
#Avidacomoelaé
#Nelson Rodrigues
#Resenha
comentários(0)comente



João Vitor 06/02/2021

PUTZ...
Comecei a ler esse livro com muitas expectativas por se tratar de Nelson Rodrigues, porém a queda foi GRANDE.

90% dos contos se tratam das mesmíssimas coisas: traição, ciúmes, assassinatos, etc. Então lá pelo décimo parece que você tá lendo sempre as mesmas coisas. Parecem ser até as mesmas histórias porém com nomes de personagens diferentes.

Porém, o ponto principal para que eu achasse esse livro PODRE e já reservar uma vaga especial pra ele na minha lista de piores livros do ano, foi o conteúdo dos contos. Por mais que tenham sido escritos em uma outra época, em um outro contexto social, NÃO TEM COMO ler hoje em dia e achar legal, bonito. Basicamente todos os contos têm situações de agressão física e psicológica de mulheres, abuso sexual, machismo explícito e ATÉ NECROFILIA!!!!! E todos esses pontos são abordados como algo normal na sociedade (até pelo nome do livro "A Vida Como Ela É"), sem nenhuma intenção de colocar como algo errado, simplesmente como normal como qualquer outra coisa da vida. SIMPLESMENTE BIZARRO.

É um livro que, mesmo sendo um clássico, não recomendo para ninguém e que considerei um desserviço à literatura nacional.
comentários(0)comente



Karinny 10/01/2021

Tratam-se de narrativas populares, porém extremas e sensacionalistas. Levei muito tempo para ler, apesar de ser um livro curto, pelo fato de ser repetitivo, com desfechos tão parecidos que não surpreendem de forma alguma, o que é péssimo, já que a intenção é de surpreender agressivamente o leitor, ao final do que é contado.
comentários(0)comente



154 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR