Nina Senra 09/08/2023
A lenda (?) de Arthur
"...Porém deve ter em mente que não é um cavaleiro andante qualquer, mas sim um Rei, e sua vida não lhe pertence, mas sim ao seu povo..."
Não me pergunte porque, mas já tinha um tempinho que eu tava a fim de conhecer melhor a história do Rei Arthur, esse lendário nobre que defendeu e uniu a Bretanha há muitos e muitos anos. Pesquisando, topei com esse livro do americano Howard Pyle e, olha, que baita livro legal, viu?!
Neste livrinho, temos histórias rápidas que cobrem parte da lenda do Rei Arthur. Lemos sobre como ele tirou a espada que estava na pedra (momento sensacional), sobre suas andanças com o mago Merlin, sobre Excalibur (outro momento sensacional), e o autor também dedica várias páginas para as aventuras dos cavaleiros que faziam parte da Távola Redonda! Tudo isso em capítulos curtos e parágrafos que começam com "Pois bem", dando a impressão de que ele está sentado do nosso lado contando as peripécias de Arthur e seus fiéis companheiros. Assim, não temos aqui uma história detalhada do Rei Arthur, mas recortes dos momentos que parecem ter sido mais importantes em sua vida (ou lenda!).
Para quem curte histórias de cavalaria, "Rei Arthur" é a pedida certa! É de perder a conta quantos registros o autor faz de cavaleiros se metendo em lutas para defender a honra de suas damas ou de sua própria reputação (é inacreditável o tanto que esses cavaleiros brigavam por nada, meu Deus!), mas, a escrita leve e em tom de aventura de Howard Pyle deixa o livro super dinâmico e, vale a pena dizer, ideal para a faixa infanto-juvenil!
Amei de verdade conhecer mais das lendas arturianas, especialmente por meio de um livrinho tão legal quanto esse! Agora, se Rei Arthur existiu mesmo ou não, bom, a discussão segue...