A lista de Schindler

A lista de Schindler Thomas Keneally
Thomas Keneally
Thomas Keneally
Thomas Keneally




Resenhas - A lista de Schindler


128 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lina 02/08/2024

Uma triste realidade
Este livro vai contar a história de milhares de judeus nos tempos da segunda guerra mundial. Uma história triste e comovente de um homem alemão que se dispôs contra o sistema para salvar vidas. Investiu tempo e dinheiro e conseguiu salvar mais de mil vidas em sua fábrica. Oskar Schindler foi um homem admirável que lutou bravamente contra o seu próprio povo em busca da verdadeira liberdade para os judeus. Recomendo este livro com olhos fechados. O filme está bem parecido com a história, mas o livro é mais rico em detalhes. Vale muito a pena ler e conhecer mais um pouquinho desse povo que tanto sofreu.
comentários(0)comente



MACARI0 19/07/2024

Um herói do mundo real
Ele não tinha super poderes nem usava capa, mas Oscar Schindler é considerado o herói salvador de muitos judeus durante o período do nazismo, dos horrores do holocausto judeu e dos eventos da segunda guerra mundial. Ele criou uma lista que ajudou judeus a fugir da morte em campos de concentração, pois ela fornecia trabalho para muitos deles na sua fábrica, que fazia parte do esforço de guerra alemão durante a ocupação nazista na Polônia.

"A lista de Schindler" traz inúmeras relatos de como esse homem loiro e de olhos azuis, que tinha todas as características arianas, chamado Oskar Schindler, contrariando sua própria origem étnica e política (já que ele "fazia" parte do partido nacional-socialista, vulgo partido nazista), enganou o sistema de gerenciamento de campos de concentração, se utilizando de sua influência e inteligência como empresário de fábrica de esmaltados, cujo trabalho era importante para ajudar no esforço de guerra, para assim se utilizar dos mecanismos de seu serviço prestados aos lideres nazistas, ao mesmo tempo que ajudava os judeus dando um trabalho para eles em sua fábrica, assim os livrando da eminente morte nos campos de concentração da Polônia ocupada pelos nazistas.

Esse livro também traz vários outros relatos, tanto de judeus buscando sobreviver num mundo onde eles são perseguidos, torturados, presos e assassinados por vários líderes nazistas, de vários níveis e patentes, quanto também dos próprios nazistas, que se divertiam em matar, torturar ou aprisionar os judeus nos campos de extermínio ou nas próprias casas onde eles moravam.

Essa é uma história sobre como era a vida em tempos de antissemitismo extremo, crueldade com judeus, preconceito racial e burocracia entre os meios governamentais que gerenciavam com frieza e crueldade os campos de concentração na Polônia nazista. Então esse é um livro que utiliza de uma forma de narrativa com muitas terminologiastécnicas, políticas, ideológicas, etimológicas e idiomáticas para poder narrar sobre como era a vida nessa região no período do nazismo antes, durante e depois da segunda guerra mundial.



Conclusão: "A lista de Schindler" é um livro que pode até ser difícil de ler e entender (para quem não gosta muito de histórias cheio de termos técnicos, palavras difíceis e muitos nomes em alemão, polonês ou na língua judaica). Mas com certeza é um livro muito necessário para se compreender os horrores do nazismo e do antissemitismo, durante esse período da história do mundo, mas também para se emocionar com o relato da história real de um homem que era parte do partido e da sociedade nacional-socialista, mas que lutou internamente contra ela, ajudando judeus a ter dignidade e lugar para trabalhar/viver, nos tempos mais difíceis de suas vidas.
comentários(0)comente



Bruna 11/03/2024

Achei a leitura cansativa. Muitos personagens e muita história envolvida. Mas não dá para negar que o que Schindler fez ajudou muitos judeus a terem uma chance de sobrevivência.
comentários(0)comente



Luizfdmedeiros 28/02/2024

Qual o legado que estou deixando ?
Vindo de uma sequência de 3 livros sobre o holocausto judeu, (O farmacêutico de Auschwitz, maus e por fim a lista de Schindler) me trouxe bastante reflexão, não sei se dou razão a hobbes quando ele diz que o homem é mau por natureza, possui um poder de violência ilimitado (o homem é o lobo do homem) ou a Rousseau quando ele diz que o homem nasce bom e a sociedade que ele vive o corrompe. Quando entramos nesse tema percebemos o quanto o ser humano é mau, mau por natureza ou simplesmente produto do meio, mas a maldade esta lá.
O holocausto foi um período de horror não somente para um povo, foram milhares de mortos de várias etnias, religiões e raças, foi um período de horror para a humanidade, mesmo que alguns hoje em dia negue, ele existiu. A morte foi banalizada, esquematizada, a morte foi industrializada.
Mas nesses campos de horror ainda podiam brotar esperança, pessoas que não eram mau por natureza e nem deixavam ser influenciadas pelo meio, nesse contexto encontramos Oskar Schindler, alemão sudeto, empresário, casado. Quando a Alemanha invadiu a polonia oskar como tantos outros empresários seguiram as tropas alemães buscando conquistar financeiras como nunca vistas. Realmente ele conseguiu, era um homem influente, todos gostavam da sua presença, oskar logo conseguiu autorização e uma fábrica( tomada de um judeu) para produzir a principio panelas que eram utilizadas nas cozinhas de campanha nas linhas de combate.
Vimos um homem comum, sentir as dores por pessoas que ele não conhecia, não faziam parte do seu dia a dia, pessoas indiferentes, oskar ganhou muito dinheiro com a guerra, mas ao mesmo tempo gastou tudo que podia para ajudar cada judeu que conseguia, no fim sobreviveram com a ajuda de oskar 1200 judeus. Mas o que o livro tras como aprendizado? Qual o nosso real significado na nossa passagem sobre a terra. Oskar era um bon vivant, ele não precisava fazer nada do que fez, o sistema estava ao lado dele, mas mesmo assim ele se arriscou por pessoas que não conhecia, para fazer o bem, oskar tinha varias amantes, bebia quase todas as noites, tinha um magnetismo quase espiritual, todos queriam estar com ele, e ele usou essa influencia para ajudar pessoas, pessoas que ele nunca tinha visto antes, que não eram seus amigos, seus familiares, ninguém do convívio dele. No fim oskar trouxe uma questão profunda: qual o meu legado na terra? Quando eu partir alguém vai sentir realmente minha falta ou sera o choro do impacto? Eu faço algo de importante para alguém?

Oskar simplesmente salvou centenas de pessoas pelo simples fato delas serem pessoas.
comentários(0)comente



Sheron.Fulaneto 07/02/2024

A premissa é interessante, a história de Schindler é sensacional, mas achei a leitura arrastada, mais de 500 páginas em algo que poderia ser dito em 200. Foi difícil terminar a leitura, apesar de ter valido a pena conhecer um pouco mais desse herói controverso.
comentários(0)comente



Capeleti 14/01/2024

Oskar Schindler
A vida de um herói sendo contada com minuciosos detalhes, a história desse livro e linda, uma trajetória por todas as partes, sendo todas eles enriquecidas por enormes detalhes.

A lista de Schindler é mais uma biografia da história do alemão, passando também, pela história dos judeus que foram salvos por Schindler, nada foge dessa história, tudo é devidamente detalhado nos mínimos detalhes.

A escrita se torna um pouco difícil por nomes em alemão, mas logo se torna comum e mais fluido por conta de ser nomes muito presentes na história, e por isso, a leitura fica mais rápida, só fica um pouquinho maçante em alguns momentos, mas nada que vá atrapalhar.

Enfim, concluo dizendo que a lista de Schindler é uma linda história da guerra, enriquecida em detalhes e muito interessante para quem gosta de se aprofundar, é uma leitura que eu recomendo para quem gosta de saber mais sobre os detalhes da guerra.
comentários(0)comente



EduardoCDias 07/01/2024

Veremos tudo acontecer de novo?
Leitura obrigatória em tempos que alguns defendem os crimes do Hamas. Cada livro que se lê sobre as ações dos nazistas na II Guerra Mundial é um soco no estômago. E parece que há gente querendo trazer de volta todo o horror perpetrado contra os judeus. Schindler é um herói a ser venerado. Não era um homem perfeito, mas usou todos os recursos que tinha para transformar o cativeiro de muitos judeus numa experiência mais humana, salvando muitos da morte. E acabou doente e na miséria, mas teve o reconhecimento e a ajuda daqueles que ajudou.
comentários(0)comente



Clio0 20/12/2023

Esse livro foi em parte inspiração para a obra de Steven Spielberg, porém as duas são bem distintas.

Keneally procurou fazer uma biografia mais fiel aos relatos sobre Oscar Schindler, o empresário responsável pela salvação de dezenas de judeus durante o Holocausto. Assim sendo, não há partes emocionantes com o intuito de levar o leitor à lágrimas que não sejam pelo ocorrido histórico.

Schindler é descrito em partes como um oportunista e um mentiroso, capaz de tomar dinheiro dos mesmos judeus que lhe confiavam quanto de destruir as próprias indústrias para sabotar a máquina de guerra nazista.

É interessante, mas não deve ser confundida com uma obra historiográfica.
Shirlosa 06/01/2024minha estante
É um dos meus filmes preferidos, vou procurar o livro




myhtuck 11/12/2023

A lista de Schindler
"Trabalhando aqui, vocês estarão a salvo. Se trabalharem aqui, irão até o final da guerra com vida."

Nota: 5/5
comentários(0)comente



Andre.S 02/12/2023

Maravilhosa narrativa sobre a vida de Oskar Schindler, personalidade que salvou milhares de Judeus dos campos de extermínio na Polonia, durante a Segunda Guerra Mundial. Este livro é um documento riquíssimo em que o filme homônimo de Steven Spielberg foi baseado.
comentários(0)comente



Caio.Lincoln 21/11/2023

Um Final Inesperado
Essa foi uma daquelas leituras que mexem com o âmago da gente. A Lista de Schindler é um livro que te prende do começo ao fim, em meio a angústia que os personagens passam em um momento tão triste da história: a perseguição dos judeus pelo regime nazista.

E eis que nos deparamos com Oscar Schindler: homem ambicioso; que se deixa levar aos prazeres da carne, e que faz parte de todo esse sistema de extermínio, mas que no decorrer da história se compadece dos judeus por se deparar com tamanha crueldade.

Oscar se torna uma parte importante da história, pela sua luta em salvar a vida de pessoas inocentes, colocando em risco ls seus negócios e a sua própria vida.

Confesso que a cada capítulo, eu torci e desejei que cada vida perdida tivesse sido poupada, e não apenas as 1.200 que se instalaram na fabrica.

Mas é um livro que trás reflexões, e a memória daqueles que se foram por conta de ideologias nefastas sem propósito nenhum.
comentários(0)comente



Joao 27/10/2023

De arrepiar
Antes de mais nada, faz-se necessário mencionar que os arrepios que senti, durante a leitura desta magnífica publicação, foram de sentimentos bons, pois fiquei perplexo com os atos de Oskar, Madristch e Tristch, além de muitos outros soldados, oficiais e afins que, ao lhes cair a ficha do que estavam fazendo parte, não pouparam esforços para ajudar as vítimas do 3º Reich.

O livro, apesar de possuir quase 450 páginas, possui uma leitura fluida, que não cansa o leitor, pelo contrário. Quanto mais se lê, mais se quer ler. A estrutura do texto, o acabamento da obra e a tradução realizada deixaram tudo ainda mais perfeito, pois Thomas Keneally, com seu jeito de escrever, já havia fornecido o norte do que ser feito.

Penso que muitos escritores, depois de realizarem diversas pesquisas, encontrariam dificuldades para fazer uma obra como essa. Tudo nela se encaixa perfeitamente bem. Há muitos ensinamentos, sim, porquanto trata-se de um livro de história, porém há momentos, também, de risadas, suspense e, como não poderia faltar, tristeza e lágrimas - chorei.

Enfim, Thomas, a fim de nos explicar tudo o que aconteceu, começa o livro não no início do holocausto, porém no meio dele, a fim de nos mostrar um pouco do que veremos: oficiais SS, Herr Direktor, judeus/judias, subornos e bebidas.

Após o mencionado prólogo, iniciaremos nossa jornada, através da qual descobriremos quais foram as pessoas responsáveis por ativar o modo ?salvador? em Oskar, bem como foram conduzidos os salvamentos, negociações, homicídios (leia-se genocídio), julgamentos, prisões e fugas.

Para finalizar a publicação, já no epílogo, o escritor, como não poderia deixar de ser, mostra-nos como foram os dias posteriores de Oskar e Emillie, sua esposa, depois da guerra. Informando-nos sobre os percalços que passaram, viagens que precisaram fazer, novos negócios que iniciam, julgamentos em que compareceram e homenagens que receberam.

Para finalizar essa resenha, além de recomendar a leitura para todos, aproveito para externar todos os meus pesares paras as vítimas do holocausto e das guerras atuais, incluindo, aqui, civis palestinos, israelitas, sírios, jordanianos, russos, armênios e ucranianos. Saibamos que estamos todos no mesmo barco, então não há motivos para divisões ideológicas. Como dizia Antoine de Saint-Exupéry, em o Piloto de Guerra, ?cada um é responsável por todos?.

Desta maneira, tenhamos em mente que em uma guerra todos saem perdendo, não somente aqueles que estão na zona do confronto. Seres humanos de todos os países, uni-vos.
comentários(0)comente



Marcus.Santana 27/09/2023

Um livro rico em informações sobre a Segunda Guerra Mundial.
A Lista de Schindler nos surpreende por ser um livro rico em informações sobre a Segunda Guerra Mundial.
Este livro foi escrito pelo Thomas Keneally e publicado em 1981 e conta a história de Oscar Schindler, um empresário alemão contrário ao regime de Hitler durante o período de sua ascensão ao poder na Alemanha nazista, culminando na segunda guerra mundial que salvou centenas de judeus graças ao seu carisma que encantava a todos, é um homem surpreendente.

Oscar Schindler colocou em prática o plano de tentar salvar o máximo de judeus possíveis alistando-os para trabalhar para ele. Daí surge à lista de Schindler e os nomes que iam parar naquela lista representavam uma chance de sobreviver, uma esperança de salvação.

O livro é bem rico em informações sobre ele, os sobreviventes e outras pessoas que foram envolvidas direta ou indiretamente na história. Contem uma narrativa impressionante e detalhista. Uma história de humanidade e esperança em meio ao caos e horror que foi a segunda guerra mundial e o extermínio de judeus.

Os relatos de judeus sobreviventes coletados por Keneally deu origem ao seu famoso livro, que foi filmado e se tornou o premiado clássico do cinema em 1993.
comentários(0)comente



Gabriela 22/09/2023

O que dizer Oskar , um ser humano incrível. Que ajudou a salvar várias vidas. Como todo ser humano tinha seus defeitos.
comentários(0)comente



LeocadioJulia 19/09/2023

Aquele que salva uma só vida, salva o mundo inteiro.
"Não esqueçamos os sofrimentos no Egito, não esqueçamos Haman, não esqueçamos Hitler. Mas, em meio aos injustos, não esqueçamos os justos. Lembremos Oskar Schindler."
comentários(0)comente



128 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR