Cris 28/07/2022Sobrevivência, humanidade e perseguição“‘Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro.’” Pág. 489
O filme dirigido pelo Spielberg baseado na história deste livro é famosíssimo, vencedor de Oscar, e eu tinha assistido há muito tempo atrás. O livro também estava na estante há um tempão, eu sempre evitava pegar pra ler porque a história é muito pesada.
A história parece ser fictícia, mas na verdade, foi inspirada em fatos. Oskar Schindler foi um importante industrial alemão durante o Terceiro Reich. Ele era um homem influente e muito poderoso, membro do partido nazista, possuia muitas conexões com o alto escalão do exército alemão.
Ele possuía uma fábrica de utensílios de cozinha na Cracóvia, Polônia e desta forma, conseguiu empregar mais de mil judeus, impedindo que fossem mandados aos campos de extermínio.
Conforme o final da Guerra se aproximava, foi preciso transferir a fábrica de lugar, e neste processo, Schindler usou seu próprio dinheiro para construir um novo Campo em Brünnlitz, e alimentar seus trabalhadores. A fábrica existia utilizando-se a desculpa de que era utilizada para esforço de guerra, porém, era uma verdadeira farsa: os “judeus de Schindler” não eram escravizados, não eram torturados e nem passavam fome, situação muito diferente dos demais campos de concentração.
O livro conta toda a história deste homem, desde seu nascimento, juventude até se tornar o personagem famoso por salvar da morte várias centenas de judeus na Polônia. No decorrer do livro, são citadas várias histórias de pessoas que conheceram Schindler, que foram reunidas pelo próprio autor do livro ao longo de vários anos.
São atribuídas várias histórias a Schindler, algumas beirando o mito, mas, como podemos perceber ao longo do livro, Schindler passava longe do estereótipo de santo/herói, era um homem com muitos vícios e não se sabe até hoje qual sua real motivação para agir da forma que agiu. O fato é que a história dele é muito impressionante e é realmente admirável tudo o que ele enfrentou para poder poupar a vida destes seres humanos.
Revi o filme depois de ler e achei que a história foi muito bem contada, com certeza, uma das histórias mais emocionantes que já conheci.
“Entre milhões, apenas a sopa dos mil prisioneiros de Schindler era nutritiva.”
site:
https://www.instagram.com/li_numlivro/