Vigiar e Punir

Vigiar e Punir Michel Foucault




Resenhas - Vigiar e Punir


147 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Abraao Nobrega 18/11/2024

Primeiro contato com Foucault
Iniciando a leitura de Foucault por essa obra. É uma leitura medianamente densa e que traz a evolução histórica dos processos de punição, abordando desde a época dos suplícios até o surgimento dos modelos de encarceramento.
É uma boa obra.
comentários(0)comente



Riv0tril 31/10/2024

Gostei do livro, mas vou ser bem honesta quanto a leitura, é muito fácil se perder no meio de tanta teoria e termos complexos. Foucault traz reflexões poderosas sobre como o sistema prisional evoluiu, mostrando que a gente não é só vítima, mas também acaba participando do controle. Essa ideia de que somos ao mesmo tempo algozes e reféns desse sistema é bem impactante e faz a leitura valer a pena. Mesmo que meio confuso em alguns pontos, é ótimo pra abrir os olhos sobre como a sociedade controla e vigia todo mundo, inclusive nós mesmos.

3?
Milly 07/11/2024minha estante
Fiquei sabendo desse livro hj na aula e pensei: uma boa referência pra usar no Enem, depende de como usar. Oq vc achou?




Davi1808 24/10/2024

Muito interessante, sinceramente não tenho bagagem pra absorver tudo q eu li por enquanto mas consegui tirar idéias pra usar na nossa pesquisa
gosto da estrutura do livro, como ele constrói a base histórica lentamente antes de compartilhar suas idéias.
Gosto do diálogo com Marx em partes pontuais. Vejo o livro como uma baita base pra uma crítica de teor marxista (provavelmente já existem muitas, vou procurar em breve), mesmo q o Foucault não seja um marxista propriamente dito.

Não me responsabilizo por nada que eu escrevi, posso estar falando merda
comentários(0)comente



Gabriela1680 25/09/2024

"Vigiar e Punir: Prisão Panoptica"
Esse é aquele tipo de livro que se lê uma vez e termina com um vazio existencial, não pela falta de conteúdo, mas pelo tanto de ideias que você adquire ao ler. Recomendo e se pudesse voltaria no tempo para reler novamente.
comentários(0)comente



Vinicius39 26/08/2024

Interessante
Pra quem gosta da área penalista no direito, é uma boa alternativa pra aumentar o conhecimento técnico e as habilidades na área.
comentários(0)comente



Maria 07/08/2024

Ótimo pra quem sempre adorou/adora história e sociologia e, por acaso, também cursa direito kakakka enfim, demorei pra ler por ele ser muito histórico.
comentários(0)comente



Mariza47 26/07/2024

Sinceramente não é o tipo de leitura que me agrada,Maisa cada capítulo que eu lia aumentava a curiosidade e a ansiedade para o desfecho da história.A impressão é que tudo era pensado e feito para manter o controle e o poder de tudo e todos pois todas as conquistas tudo que foi construído a hierarquia permanece . Um livro para reflexão.recomendo
Derek8 26/07/2024minha estante
Achei q esse livro seria, não ficção




Isabella._. 26/07/2024

Ta Então quer dizer que:
No dado momento em que as execuções públicas já não eram mais ?agradáveis? surgiram as prisões


O curioso é que escravizar pessoas não era um problema mas executar criminosos sim, não estou dizendo que concordo com pena de morte e tortura, o que eu quero dizer é a justiça que é arbitrária ou seja deixaram de executar e torturar pessoas condenadas mas a escravidão ainda está firme e de pé bem iluminada afinal a liberdade tem senso estético e cultural.


O livro também explora o motivo pelo quais prisões existem, no caso da ressocialização do
indivíduo na sociedade o que pesa é como um lugar tão tão sucateado pode mudar alguém ? Sendo que depende da sua condição financeira para ser mandado para uma prisão especial onde apenas é frequentadora por colarinhos brancos assa sinos de pais família e inocentes o que esperar de um sistema onde a justiça tem preço
comentários(0)comente



Nicole.Delfrate 22/07/2024

Vigiar e punir
Fui provocada a ler esse livro pelo meu professor de estágio, confesso que de primeira senti raiva, pois, mais um livro para ler em pouco tempo nunca é algo agradável. Porém tive uma grande surpresa ao começar a leitura e ver o quão necessário era para a minha formação o pensamento focaultiano. A cada parte do livro mais ia me chocando ao ver que os métodos disciplinares/arquitetônicos da prisão, muito se pareciam com os da escola. A leitura foi como um colirio para os olhos, fico estesiada após finalizar o livro e saber que ainda utilizarei muito de seus conceitos no futuro.
comentários(0)comente



di aninha 04/07/2024

Várias camadas!
Não chegou a 5 estrelas por conta da dificuldade em que tive de ler, já que se faz uma linguagem voltada ao jurídico, onde pouco domino! Mas que livro excepcional, você inicia achando que ele vai falar sobre prisões, e termina refletindo sobre como as instituições funcionam e como isso reflete no nosso dia a dia, pensamentos, condutas. Trás que todo o moralismo citado, esse sistema que nos é imposto, tem como objetivo gerar um indivíduo dócil e disciplinado.
comentários(0)comente



Anna 14/05/2024

Estruturas e Camadas.
Como boa estudante de direito, tive que ler (leitura obrigatória) mas como penal é minha matéria favorita, então relevo.

Confesso que eu não pude deixar de ter um ponto de vista antropológico e sociológico (creio que seria impossível não ter), possuindo camadas, mesmo sendo um livro antigo, falando abertamente sobre a violência dentro dos sistemas penitenciários, possuindo também uma linguagem indireta como se possuísse uma mensagem em seu conteúdo, repetindo palavras como ?Poder? e Disciplina?.
comentários(0)comente



Carol 07/05/2024

Vai ficar pra daqui uns anos porque sem condições de ler isso agora
sei que é um bom livro, mas não é o meu momento. vou pesquisar resenhas no youtube para me aprofundar e pronto
comentários(0)comente



Simone 11/04/2024

Michel Foucault faz uma crítica ao sistema carcerário, em que pese reconhecer a evolução da punição ao longo do tempo, entende que a prisão tal qual ela se apresenta é uma fábrica de deliquente e não de ressocialização.
comentários(0)comente



Animal Noturno 07/04/2024

Um clássico da sociologia e muito necessário!!!
Um livro imprescindível para se pensar as formas de punição e qual o objetivo real da pena. O Autor vai analisar a evolução das punições a partir história desses processos disciplinares na França e como esse poder vai ser cruel na mente e no corpo da massa carcerária. A obra deixa entrever que a punição não tem o condão de reduzir a criminalidade; a prisão é uma das causas de reincidência; as prisões terminam por produzir delinquentes; a produção delinquencial da prisão é facilitada pela organização dos presos e pela vulnerabilidade de suas famílias. Em uma época que o nosso país está sofrendo com organizações criminosas que NASCERAM DENTRO DAS INSTITUIÇÕES PRISIONAIS, É NECESSÁRIO REFLEXÕES NO SENTIDO DESSA OBRA para mudar essa realidade, pois em caso contrário essas organizações nefastas terão sempre um exército de reserva.
comentários(0)comente



ceci.gues 18/03/2024

É um ótimo livro, Foucault tem uma análise sobre as prisões e as formas de punição como demonstração de poder. Já falei tudo sobre o livro e Foucault no seminário, por isso a resenha será sucinta.
comentários(0)comente



147 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR