Bambi

Bambi Felix Salten




Resenhas - Bambi


133 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


vanessamf 02/09/2020

Realidade crua contada com singeleza
Bambi é uma viagem espiritual, tendo como cenário a floresta e seus ciclos de vida e morte. O homem é o grande antagonista e é muito interessante acompanhar as reflexões dos animais a seu respeito. Acaba sendo uma metáfora sobre opressão, religião e superstição.
comentários(0)comente



Jess 19/11/2019

Encantador!
Bambi (diferente da animação da Disney, aqui é uma corça) veio ao mundo em uma floresta. Um belo filhote curioso e fascinado com todas as maravilhas ao seu redor. Ele cresce junto com sua mãe, seguindo seus passos e caminhando com alegria querendo viver todos momentos e conhecer tudo ao redor.

Mas as estações passam e Bambi tem que aprender que nem tudo são aventuras e descobertas, mas que dificuldades vêm e há uma jornada de crescimento para o filhote deslumbrado com o mundo se tornar o Príncipe da Floresta.

O livro de 1923 faz parte do lançamento ?Filhos da floresta?. A história original que inspirou à adaptação cinematográfica.

Um livro infantil - uma leitura super tranquila e de fácil entendimento, mas que pode e deve ser lido em todas as idades.

Bambi é um filhote encantador, que cresce seguindo os passos da mãe, brinca com os primos e faz amizade com outros animais na floresta, mas a medida que cresce ele entende o significado de perigo e seu olhar e atitudes vão mudando.

Aqui todos animais podem falar e há uma interação entre eles. As estações passam e a beleza do verão passa pelo frio do inverno - difícil, mas necessário.

A história cresce quando vemos os animais sobrevivendo ao contato humano. Como eles enxergam, sobrevivem e estão juntos pra enfrentam o que vem de fora com suas armas de fogo. A floresta bela e harmoniosa possui hábitos e muitas vezes eles não entendem o motivo, mas sabem os horários para passear e quando um cheiro picante está próximo e significa que precisam esconder.

Pra mim, os capítulos mais belos foram um diálogo entre duas folhas que caem no chão com o mudar da estação e quando os animais se unem para tentar sobreviver a Ele - o homem.

Em muitos momentos imaginei trocando os animais nos diálogos por pessoas e não pude deixar de sentir tantos ensinamentos. Mesmo sendo uma fábula infantil, Bambi tem uma força! Tem aprendizado e olhando o livro além das páginas, ele se torna grandioso.

É uma história de cumplicidade, amadurecimento, amor e principalmente aprendizado: aprender a superar perdas, aprender a importância e irrelevância de diversas coisas ao redor, aprender a sobreviver, aprender que somos iguais, aprender a ter cuidado consigo e com o próximo, aprender à viver no coletivo mas à caminhar sozinho, aprender que a vida é ciclo e não podemos fugir disso.

Bambi é triste, mas é muito mais bonito e poético. É encantador! Uma das melhores leituras que fiz esse ano ?

Mais resenhas: www.instagram.com/saymybook
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nat 21/11/2018

"'De repente, diante de Bambi e de sua mãe, tudo ficou claro. O descampado brilhava através da grade de arbustos. Atrás deles, cada vez mais perto, repicava a batida contra os troncos, afugentadora, o estalo da quebra dos galhos e os gritos “Haha” e “Hoho”!"

Eu nem imaginava que o filme da Disney Bambi fosse uma adaptação, então foi uma surpresa descobrir o livro. Mas considerando que esse é um dos filmes que até hoje não consigo ver sem chorar feito uma criancinha, fiquei em dúvida se lia ou não. Afinal, já sei a história há muito tempo, não é, para quê ler, só para chorar? Fiquei tensa a leitura inteira. Na verdade, eu só escolhi este título para o tema porque não consegui achar mais nada, mas não esperava ficar desesperada do jeito que fiquei. E mesmo sem esperar tanta diferença do livro para a adaptação da Disney, agora comprovei que o filme suavizou demais a história (graças a Deus!).
Valeu a pena porque, mesmo mantendo o tom sombrio do filme (ou vice-versa, já que o livro veio primeiro), o antropomorfismo é evidente e muito bem elaborado que até me levou a esquecer alguns vezes que a história é sobre um reino animal, tal a forma como os animais demonstram suas emoções e intenções. A minha maior surpresa ficou por conta de Gobo, e lá fui eu chorar mais um pouco (mas calma, leiam o livro primeiro, não tirem conclusões precipitadas). Um livro clássico que mostra a relação (muitas vezes) conturbada do Homem com a Natureza, sem perder a leveza de um conto infanto-juvenil.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/11/bambi-felix-salten-bl-2018.html
comentários(0)comente



Maísa 07/08/2018

Fábula Encantadora
Bambi, de Félix Salten, é encantador, revelando como podemos ser estranhos, assustadores e esquisitos a partir da perspectiva do outro. Bambi convida o leitor a olhar por olhos desconhecidos e a perceber que a vida é composta de verdades plúrimas que precisam ser respeitadas, mas não pára esperando que sejam assimiladas. Ao acompanhar o crescimento de Bambi, o leitor cresce junto, nutrido é superando seus mesmos medos e anseios na busca da sobrevivência. Uma obra que precisa ser lida.
comentários(0)comente



Ana :) 04/01/2018

O mundo agridoce de Bambi
O que começa com o que parece uma visão açucarada das descobertas feitas pelo jovem Bambi na floresta logo se transforma em um relato franco, forte e inteligente sobre a vida selvagem e a intervenção humana sobre ela. Salten consegue relatar a rotina e o convívio entre os animais sem projetar valores humanos em suas ações. Afeto, liberdade, solidão… Bambi sente isso, mas não da forma como um protagonista humano sentiria. A necessidade de sobrevivência e a aceitação de certas condições – inerentes ao funcionamento de qualquer ecossistema – permeiam suas atitudes e desejos. Ainda assim, temos um protagonista capaz de questionar o mundo a sua volta, sedento por entender quando é capaz de alterá-lo. Um clássico infantil que, mesmo em sua dureza e simplicidade, é tão delicado quanto complexo.

site: http://homoliteratus.com/o-mundo-agridoce-de-bambi/
comentários(0)comente



Paulo 28/12/2017

"Bambi foi invadido por uma intensa inquietação. Cada vez mais, sentia seu coração apertado por uma nostalgia, por uma sensação dolorida, mas ao mesmo tempo prazerosa."
Há um velho ditado que diz: "nunca julgue um livro pela capa". Bambi, no entanto, foi um livro que me conquistou justamente pela capa.
Desde que soube que o clássico filme da Disney fora baseado em uma obra clássica da literatura infanto-juvenil, mantive o interesse em ler o conto de Felix Salten. Porém, já faz um tempo que não estou muito numa vibe de literatura "YA", e acabei protelando a aquisição do livro. Mas quando soube da falência da editora Cosac Naify e que os últimos exemplares de Bambi estavam se esgotando em todas as livrarias pelo país, corri atrás do meu exemplar. Encantado pelo acabamento do material, resolvi ter Bambi: Uma história de vida na floresta como minha última leitura de 2017. E que bela surpresa.
Bambi: Uma história de vida na floresta conta a história do cervo Bambi, desde o seu nascimento, até o dia em que ele irá se tornar o novo príncipe da floresta. Acompanhamos seus aprendizados no bosque, os animais diferentes que se tornam seus amigos, a sua luta pela sobrevivência, seu primeiro amor, suas primeiras perdas, e seu crescimento. Se você for ler este conto para uma criança, ela com certeza vai se divertir com as passagens pela floresta, seus aprendizados, com os amigos animais do pequeno Bambi, sua luta pela sobrevivência na floresta, e com as aparições do misterioso velho príncipe da floresta. Ademais, cada capítulo é uma lição diferente para ensinarmos aos pequenos (e porque não, para nós mesmos).
Mas há de se destacar que muito além de um singelo livro infantil, Bambi é uma história sobre amadurecimento e envelhecimento, e sobre a solidão da existência. Se você já for crescido como o velho princípe, ou estiver vivendo a transição da juventude para a vida adulta (como eu), lerá este livro como nunca imaginou. Uma história de vida na floresta é uma história dura e melancólica. Você vai se identificar com o protagonista, vai se enxergar em suas passagens, e vai ser tocado pela emoção diversas vezes durante a leitura. Porque é sobre isso que é a história de Bambi: sobre crescer, sobre abandonar a inocência e o entusiasmo da infância, e lentamente ser tomado pelo peso da experiência e pelas responsabilidades da vida adulta. O conto é uma grande metáfora sobre como a nossa visão a respeito do mundo vai se modificando conforme os anos se passam, e vamos lentamente ocupando o lugar de nossos pais, nos tornando aquela pessoa que um dia não compreendemos.
Além disso, Bambi possui uma bela mensagem sobre o meio ambiente, sobre como o homem influencia e molda o mundo a sua volta, e até mesmo arruma tempo pra discorrer sobre os perigos de se tentar domesticar um animal selvagem e depois devolvê-lo ao bosque. Um história de vida na floresta mostra sem medo como é dura a vida na floresta, e como deve ser viver em constante tensão.
Narrativamene falando, Felix Salten é dono de uma narrativa fluída e muito gostosa. Incrivelmente, eu engoli este livro. Achei que a história ia ser meio parada, e que não ia ter essa vontade de terminar a leitura, mas a narrativa e o conto de Bambi me conquistaram, e terminei o livro muito rapidamente. A narrativa de Salten em alguns momentos é tão bem escrita que eu quase consegui imaginar como deve ser ser um cervo na floresta: sentindo, ouvindo, cheirando, sempre atento e tenso. Minha única crítica a narrativa do livro é com relação a passagem de tempo: admito que me perdi um pouco, e em alguns momentos tive dificuldade para entender quanto tempo estava se passando entre um capítulo e outro dentro da história.
Enfim, mais que uma meiga e fofa história sobre um ser na natureza, Bambi é um conto melancólico sobre amadurecimento e uma carta de amor a preservação da natureza, um clássico que deveria ser lido e relido. Recomendo este livro principalmente se você estiver transitando entre a juventude e a fase adulta, para como eu, ler este lindo conto com um nó no coração do início ao fim.
PS: Uma curiosidade triste é que esse livro foi proibido por Hitler, que achava que o autor, nas entrelinhas, estava fazendo uma alegoria política às barbáries que aconteciam com os judeus (O autor era judeu. Nasceu na Hungria, mas desde pequeno viveu na Áustria). Isso não é de se estranhar. Os últimos capítulos (representados em um ácido diálogo entre o cachorro e a raposa, e posteriamente no último encontro de Bambi com seu pai) escancaram uma crítica que poderia muito bem servir a Alemanha nazista.
Nota: 9.00
comentários(0)comente



Jurandi.Junior 14/12/2017

Bambi além do clássico da Disney
Este livro está longe de ser para crianças, há uma crítica profunda por trás eésimplesmente impressionante, fabuloso, porém triste.
comentários(0)comente



Aninha.Campos 06/02/2017

Forte e impiedoso
Longe do desenho infantil que encantou a infância de muitas pessoas, essa história nos faz repensar sobre a forma que tratamos os nossos semelhantes nessa terra, podendo ser compreendido literalmente e metaforicamente.
Fiquei impressionada com a realidade da luta pela sobrevivência entre os habitantes da floresta, em tudo o que senti com a presença do homem, em como fidelidade é uma questão de ponto de vista quando penso em um cão caçando sendo fiel ao homem e traidor de seus irmãos, dentre outras sensações que essa leitura me proporcionou!

Todos precisam ler esse livro, (não é a toa que foi banido por Hitler naquela época em que os semelhantes perseguidos eram judeus)!
comentários(0)comente



Bruna Paes 24/01/2017

DURO E ENCANTADOR COMO A VIDA, SEJA ELA NA SELVA OU NÃO
Excelente clássico de 1923, traz muitos ensinamentos e reflexões para jovens adultos através da vida na floresta dos animais e plantas.
Conhecida por muitos somente como a adaptação da Disney (inclusive por mim), não se deve confundir o público em relação ao conteúdo do filme e do livro. Pois no livro é mostrado a dureza da vida na selva (os mais fortes sobrevivem; a invasão do homem e destruição da natureza; a solidão; autopreservação, etc) com fatos e descrições nada encantadores, na verdade bem crus e diretas.
Sobre a edição, apenas não me contenho de tanto amor e fofura cada vez que toco ou observo, LIN-DA edição da Cosac Naify. Capa dura forrada com tecido, muitas ilustrações e folha super grossa.
comentários(0)comente



Larissa3666 28/10/2024

A única coisa que eu sabia sobre a história era de que a mãe de Bambi morria pelas mãos de um caçador deixando seu filhote sozinho no mundo. Nunca assisti ao filme, muito menos sabia da existência do livro. Gostei bastante do livro, fábulas como esta são sempre encantadoras para mim, e me remetem à infância. Não pude ignorar o fato de que antes da mãe do Bambi morrer, ela deixava seu filhote sozinho e caía na farra, deve ser normal no mundo animal, mas é claro que na minha ignorância achei uma tremenda falta de irresponsabilidade da mãe. Depois assisti ao filme, e cenas como esta foram deletadas, fora isso a adaptação cinematográfica foi fiel a história.
comentários(0)comente



Catarina 21/01/2017

Lindo e interessante
Em poucas palavras defino como lindo e interessante.

Conta a história, desde o nascimento, do mais famoso cervo, Bambi. Seus aprendizados de palavras, animais diferentes que se tornam seus amigos, de sobrevivência na floresta, etc. Mas o mais importante, o foco da história que o autor quis mostrar, é o ponto de vista do animal em relação ao homem. Como ele, autor, acredita que os animais nos veem.

Uma curiosidade triste é que esse livro foi proibido por Hitler. Esse maluco achava que o autor, nas entrelinhas, estava contando as barbáries que aconteciam com os judeus. O autor era judeu. Nasceu na Hungria, mas desde pequeno viveu na Áustria. Quando Hitler "deu as caras" foi viver na Suíça até seu falecimento.
comentários(0)comente



Sanoli 01/01/2017

http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/01/bambi.html
http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/01/bambi.html

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/01/bambi.html
comentários(0)comente



isa.dantas 29/11/2016

Um clássico infanto-juvenil que nos lembra que o homem, assim como a natureza, está sujeito a uma força maior.
comentários(0)comente



JosA 28/09/2016

Uma fábula singular
Envolvida por uma escrita singular, atenta aos detalhes e personagens que compõem a vida na floresta, se encontra a trajetória de Bambi. Publicada em 1923, a obra de Felix Salten, apesar de ser direcionada ao público infantojuvenil (conforme catalogação), não poupa seus pequenos leitores da narração que descreve, ainda que poeticamente, a cruel luta pela sobrevivência. Das páginas de Bambi, personagem principal e título do livro, também sobressai um caro valor ao mundo do entreguerras: a importância e a singularidade da vida diante das garras da morte. Sublime e emocionante, Bambi é uma fábula poderosa. Igualmente como um convite que exorta "carpe diem": aproveite (ao máximo) o dia.
comentários(0)comente



133 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR