spoiler visualizarThamylis.Neves 23/12/2018
A segunda chance que a vida dá
Estrelas tortas foi lançado no ano de 2003, pela Editora moderna e escrito por Walcyr Carrasco que é escritor,jornalista,dramaturgo e autor de novelas.
Este livro conta a história de uma menina chamada Marcela, relata como ela era alegra, atlética e que tem sua vida drasticamente mudada quando sofre um acidente de carro. Mostra como a vida de todos em sua volta muda.
O livro é dividido em 10 capítulos, nos quais cada capítulo é narrado por um personagem diferente (com exceção do capítulo primeiro e o décimo que é sobre Guilherme), estes falam sobre como era a personagem principal antes do acidente e como encontra-se atualmente, quais suas expectativas, quais seus sonhos, objetivos,sua luta para fazer fisioterapia e ajuda que recebeu de seus pais e amigos.
O primeiro capítulo começa com a notícia que Guilherme e Bruno, recebe sobre Aida (esposa de Bruno irmão de Marcela e Guilherme) e Marcela.
No segundo capítulo, pode-se observar que Mariana era uma menina que não tinha contato com Marcela mas que compadeceu-se dela, a partir daí começa a aproximação entre ambas.
No terceiro capítulo, Bira, o menino de que Marcela gosta a visita. E ele viu a situação na qual ela está e se surpreende, pois ele não vê a Marcela que outrora ele conheceu.
No capítulo quatro, Aída,mãe de Marcella e Guilherme, culpa-se pelo acidente ocorrido e como forma de se redimir ,trata a filha como sendo uma adolescente indefesa, procura da atenção e teme pelo futuro da filha.
No quinto capítulo, Guilherme aparece,este é o irmão de Marcella e é ele quem ajuda nas atividades de higiene pessoal, embora ele a ajude, fica sobrecarregado e privado de brincar.
Identifiquei-me com Guilherme, pois, temos tantas atividades no nosso dia-a-dia para realizarmos que acabamos nos sobrecarregando. Até nos privamos de fazer coisas que gostamos em prol das nossas atividades rotineiras.
No sexto capítulo, Emílio aparece e este é o menino que gosta de Marcella, e faz de tudo para vê-la bem.Porém, ela não dá chance a ele por ainda está sofrendo com a nova realidade vivida. Mesmo assim ele continua tentando conquistá-la.
Assim como Emílio, também deveríamos correr atrás de nossos sonhos e nossos objetivos, mesmo que surjam obstáculos e empecilhos.
No setímo capítulo, Bruno, pai de Marcella e Guilherme, é outro personagem que se preocupa com o futuro incerto da filha, quais seus medos, os seus desafios.
No oitavo capítulo,Gilda, avó de Guilherme e Marcella, muda-se para casa deles para ajudar na rotina da família.
Já no nono capítulo, Marcella, a personagem principal, conta as suas angústias, sonhos,sofrimento, decepções, sua nova rotina e de como sua vida mudou após obacidente.
No décimo capítulo, Guilherme, o irmão de Marcela fala da sua experiência com a nova rotina de toda a família, quais seus problemas, dificuldades e realidade.
Este livro é indicado para pré-adolescentes e adolescentes, pois, auxilia esses leitores a entender a dificuldade de uma pessoa com deficiência, quais suas lutas, oportuniza colocar-se no lugar do outro e não ser egocêntricos.Além disso, é uma leitura proveitosa por tratar de valorese,bem como por ter uma linguagem de fácil compreensão.