Tulio.Gama 29/10/2024O formato e as propostas fundamentais dos contos geralmente me distanciam. É mera preferência estética minha por um desvelamento mais demorado sobre circunstâncias e personagens, como descobrir plenitudes de uma experiência a ser vivida. Contos não são tão cirúrgicos. São pontuais, demandam apreços concentrados; como uma agulha entrando na pele. Mas nem me atrevo a dizer, por isso, que são menores.
A experiência que devo exaltar aqui é essa fantástica coletânea como um todo. O prefácio já indicia que os contos foram arduamente selecionados e encaixados com critérios, então pressupõe uma intenção geral que os unem.
Claro, há um melhor que outro. Meu favorito, de longe, é "A Santa", uma pérola de realismo fantástico que tanto marca o autor. Há outros muito bons, outros nem tanto, e poucos meio esquecíveis.
Como um álbum de música, pode conter canções de excelências variadas, mas o prazer está em apreciar o conjunto selecionado e postos como obra completa. Neste contexto o livro é magnífico, marcante, te impregna de emoções variadas.
Fiquei muito impactado e inspirado.