Sagarana

Sagarana João Guimarães Rosa




Resenhas - Sagarana


225 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Mclaraaki 01/11/2023

Histórias que me levaram para o ambiente de Sagarana... a vida no interior, e simples. Você fica imerso no Universo desse livro
comentários(0)comente



CAcera3 15/10/2023

Rosa sendo Rosa: um exímio contador de histórias
Em seus contos o Rosa demonstra sua excelente qualidade de contador de histórias. Com as marcas da oralidade popular ele consegue nos transmitir sentimentos de forma tão profunda, que parece que estamos dentro da cena presenciando ou até mesmo protagonizando a história. Destaque para meus contos favoritos dessa coletânea: Sarapalha, Duelo, Conversa de bois.
comentários(0)comente



voracious 09/10/2023

Não entendi muito direito
Li por obrigação, mas gostei de conhecer esses cenários diferentes.
Me senti burra em 50% da minha experiência com essa obra, mas sim, acho que todos deveriam dar uma chance pro autor, pelo menos uma vez na vida.
As estórias são divertidas, e se você teve bastante contato com lendas, parlendas, e folclore brasileiro, vai conseguir pescar muita coisa, entender melhor a complexidade da obra e genialidade do autor.
Talvez eu releia ele, num futuro distante, só de curiosidade para saber se conseguirei me conectar melhor, num cenário não obrigatório.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Daiane 19/01/2024minha estante
Falou tudo!




giovana 07/10/2023

- É a versão dos otários, também.
O conto “Minha Gente” é narrado em primeira pessoa onde o narrador-personagem alega contar a história de sua viagem a fazenda de seu tio, Emílio.

A leitura do conto é marcada por sua linguagem regionalista e pela descrição da paisagem do sertão mineiro. O autor é habilidoso ao apresentar os personagens e suas peculiaridades através da linguagem, descrevendo traços físicos e personalidades. Além da utilização de neologismos (palavras criadas pelo autor que não existem no dicionário), o que dificulta um pouco a leitura. Os diálogos são vívidos e autênticos, revelando suas relações e conflitos. A linguagem utilizada nas conversas reflete o sotaque e linguajar do sertão.

obs.: somente li o conto "minha gente" devido a um trabalho. não estou resenhando sobre nenhum outro conto do livro.
comentários(0)comente



Mari 19/09/2023

Reconheço o valor da obra...
Reconheço a importância da obra de Guimarães Rosa e como ele foi a referência ao retratar a jornada sertaneja, então levarei isso em consideração na minha avaliação.
A originalidade na escrita é genial! Gostei de três contos que me mantiveram bastante interessada na narrativa. Porém, não foi uma leitura para mim. A maior parte eu não estava interessada no que acontecia e foi até difícil passar do primeiro texto, que foi cansativo para mim e me deu a sensação de ter passado horas lendo sobre gado pastando e sendo tangido. Tenho respeito pela vida sertaneja, mas acabei não me envolvendo com ela na literatura, neste caso. Foi cansativo, trabalhoso e terminei apenas pela perseverança, sem vontade de voltar a ler.
comentários(0)comente



Isabela.Felizardo 31/08/2023

Sagarana
Realmente, uma obra de arte. a linguagem não é tão simples, mas vendo as aulas do meu professor antes dava pra entender tranquilamente! e que histórias incríveis. adoreiiii
comentários(0)comente



Paloma 29/08/2023

Sobre a experiência de leitura
O tema da narrativa na vida sertaneja, a predominante (e exagerada) descrição do ambiente, dos animais...descrições apesar de belas e poéticas, acabaram sendo um tanto cansativas quando em demasia, o que acabava me deixando meio perdida na leitura, diminuindo meu interesse em seguir lendo.

Por isso procurei dedicar um momento específico pra leitura deste livro, momento em que eu estivesse disposta a lê-lo, para aceita-lo melhor, pelo que ele tinha a entregar e não me fazer desgostar tanto da experiência de leitura. Escolha que deu muito certo, pois cheguei a me interessar e até me divertir em alguns momentos da leitura, mas estes alguns momentos não conseguiram tornar a experiência muito boa como um todo.

Sinto que foi interessante para conhecer a escrita do autor, mas acredito que o tema do conteúdo me distanciou da possibilidade de gostar mais da leitura.
comentários(0)comente



Marcos606 21/08/2023

A obra de João Guimarães Rosa é caracterizada pelo estilo inovador de prosa, derivado da tradição oral do sertão, com o qual ele revitalizou a ficção brasileira. Suas histórias são retrato dos conflitos dos sertanejos em Minas Gerais, e reflete os problemas de uma sociedade rural isolada em se ajustar a um mundo urbano moderno.

Um ciclo de histórias tão densamente envolvido que adiciona um componente quase mítico em seu folclore, cada uma apresentando uma faceta de um povo, que só no conjunto pode ser amplamente entendido.
comentários(0)comente



Neilania 16/08/2023

Maravilhoso!
A narração do Rubens Caribe torna ainda mais rica a obra. Interpretando os personagens, e dando a descrição um brilho maior.
comentários(0)comente



renacentist 12/08/2023

Imagina falar mal de sagarana e achar q esse livro eh chatoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
comentários(0)comente



Brenno 13/07/2023

O que falar deste livro?
Sagarana foi um dos melhores livros que já li até hoje. Cada conto é desenvolvido plenamente, João Guimarães Rosa cria uma ambientação complexa e selvagem, onde procura descrever cada detalhe apossando-se do neologismo e da oralidade do sertão.

Em alguns momentos a leitura torna-se difícil, mas, a partir do momento que você envolve-se com o enredo, nada te para.

É ambientado no sertão mineiro, explorando diferentes narrativas, abordando diferentes histórias, apresentando personagens cada vez mais complexos.

Ele lida minuciosamente com suas tramas, mantendo a originalidade de cada uma. São nove histórias, todas extremamente distantes, mas ao mesmo tempo, iguais. Ou seja, mesmo que em um dos contos descreva uma narrativa repleta de traições e conflitos políticos, você não negará que essa narrativa é tanto do livro Sagarana quanto o conto que lida com a pecuária do sertão.

O autor explora diferentes janelas, apresenta cada diferente característica do sertão mineiro e mantém a originalidade em cada uma delas.

As fábulas, mitos, histórias pra boi dormir - como dizem - são as melhores coisas do livro, na minha opinião. A fantasia é dosada de maneira certa, não tirando a seriedade da obra, mas sim mostrando o quando a misticidade está presente na vida dos sertanejos; o quanto ela é essencial para lidar com a difícil vida no sertão.

João Guimarães Rosa dá uma aula de literatura (e biologia). Ele é um patrimônio da cultura brasileira.
comentários(0)comente



Lore 27/06/2023

Achei que não sabia ler em português br
Fico feliz que tenha lido esse livro por prazer e não por obrigação. Guimarães rosa era um gênio que adorava brincar com as palavras, às vezes eu não entendi nada e chegava no fim é tudo fazia sentido, simplesmente incrível
comentários(0)comente



Jonathan153 25/06/2023

Os contos quem compõem esse livro são bem irregulares, não obstante, Sagarana possui "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", um dos melhores contos da história da Literatura Brasileira, quiçá do mundo. Portanto, é perfeito.
comentários(0)comente



Bruna.Bandeira 22/06/2023

Contas interessantes
Achei que valeu a pena a leitura, mas não me empolguei. Talvez a expectativa por ser JGR tenha me atrapalhado um pouco.
comentários(0)comente



225 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR