Thaisa 12/04/2021
Como não torcer para esse ladrão tão carismático??
Arsène Lupin é um engenhoso ladrão, se infiltrando na mais alta sociedade, conquistando corações e roubando os mais abastados das formas mais geniais possíveis.
Este livro reúne 9 contos icônicos do ladrão de casaca: "A prisão de Arsène Lupin", "Arsène Lupin na Prisão", "A Evasão de Arsène Lupin", "O Viajante Misterioso", "O Colar da Rainha", "O Sete de Copas", "O Cofre-forte da Sra. Imbert", "A Pérola Negra" e "Herlock Sholmes Chega Tarde".
É verdade que a figura de Lupin era desconhecida pra mim até eu ter me encantando pela série da Netflix. E é triste como um personagem tão clássico passou despercebido por tanto tempo pelo simples fato de ser de um autor francês - sendo que muitos leitores acabam deixando passar a literatura de países que não sejam Estados Unidos ou Inglaterra.
O que Leblanc faz é um trabalho incrível ao nos apresentar um protagonista que, apesar de ter algumas ações reprováveis, é extremamente carismático. Ele também cria narrativas que seduzem o leitor e enigmas tão interessantes que é difícil largar o livro...
Como uma fã dos mistérios de Agatha Christie, as histórias de Arsène Lupin foram um deleite pra mim, balanceando bem o humor e o suspense, com investigações inteligentes e soluções impensáveis!
Como qualquer livro de contos, é claro que alguns se destacam mais do que outros; no meu caso, apesar de só não ter gostado tanto de um conto ("O Sete de Copas"), posso dizer que adorei a maioria, principalmente "A prisão de Arsène Lupin" e "A Evasão de Arsène Lupin"; e ainda me surpreendi com o deboche do autor que, ao colocar Lupin para enfrentar Sherlock Holmes em suas histórias, recebeu muitas ameaças de Sir Arthur Conan Doyle... E resolveu mudar o nome para Herlock Sholmes!
Para resumir, "O Ladrão de Casaca: As Primeiras Aventuras de Arsène Lupin" é uma coletânea deliciosa que merece mais reconhecimento e que me fez desejar ler todas as histórias protagonizadas por este personagem tão incrível!
Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!