O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz




Resenhas - O Primo Basílio


577 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Aline.Silva 02/08/2024

Um clássico da escola realista, onde o autor descreve com detalhes a sociedade e as tradições da época. Mais uma história de traição para descrever a decadência moral da sociedade lisboeta. Livro bom, mas prefiro outros livros do autor.
comentários(0)comente



Aline.Silva 02/08/2024

Um clássico da escola realista, onde o autor descreve com detalhes a sociedade e as tradições da época. Mais uma história de traição para descrever a decadência moral da sociedade lisboeta. Livro bom, mas prefiro outros livros do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria 13/07/2024

Delicioso
Essa leitura envolvente e intrigante é inteligente na ambientação da história e, mesmo que você saiba tudo o que vai acontecer, a forma dos acontecimentos dá sabor à narrativa. Eu entendo agora todos os elogios dados a Eça.
comentários(0)comente



Esdras 13/07/2024

Primo Basilio, pelas palavras do próprio autor é o retrato da sociedade lisbonense no século XIX com personagens representativos do que há de melhor e o que há de pior do povo português.
Personagens como o Paula, Juliana e Tia Vitória apresentam características vulgares e grotescas representando a classe mais pobre e cheios dos piores defeitos. Já Luísa, Jorge, o primo Basilio, trazem as características da nobreza, uma beleza sem igual, uma amabilidade que se espera daqueles que são nobres.
Primo Basílio foi uma leitura marcante, inicialmente apresenta se de forma complexa devido a sua linguagem arcaica e com expressões características do português de Portugal, mas a cada página vai prendendo a atenção e criando uma expectativa no leitor ao desenrolar do romance proibido de Basílio e Luísa e depois com as chantagens, até certo ponto cheias de razões, da negra Juliana. E destaque para essa personagem tão bem criada e que nos rende as melhores passagens desse livro.
O desfecho, ao meu ver, foi um pouco insatisfatório, mas não diminui a grandeza do que foi toda a obra.
comentários(0)comente



Valdelice5 08/07/2024

Perspectivas e Críticas sobre a obra
Li "O Primo Basílio" de Eça de Queirós na tentativa de expandir meus horizontes literários, já que normalmente prefiro outros gêneros. No entanto, encontrei dificuldades para me engajar completamente na narrativa, e confesso que abandonei o livro algumas vezes antes de finalmente terminá-lo.

A história é centrada em Luísa, uma jovem dona de casa de Lisboa, e seu primo Basílio, um sedutor que retorna à cidade após uma longa ausência.
Quando Basílio reacende uma antiga paixão em Luísa, eles se envolvem em um relacionamento adúltero.
A trama se complica com a presença de Juliana, a criada astuta e ambiciosa que descobre o caso e chantageia Luísa.
Embora a escrita de Eça de Queirós seja indiscutivelmente habilidosa e a crítica social presente no romance seja relevante, a leitura não conseguiu me prender.
Achei os personagens principais, especialmente Luísa, um tanto irritantes e as reviravoltas da história previsíveis.
Talvez seja uma questão de gosto pessoal, mas a trama densa e o ritmo mais lento dificultaram minha imersão.

Apesar de não ter sido a leitura mais agradável para mim, reconheço o valor literário de "O Primo Basílio" e entendo por que é considerado um clássico. A experiência serviu para reafirmar meus gostos literários e me ajudou a apreciar ainda mais os estilos que prefiro.
comentários(0)comente



anapaula.2015 06/07/2024

Li não lembro quando
Faz muitos anos que li essa história, mas lembro até hoje dos sentimentos que tive durante a leitura e ao finalizá-la. Tanto que farei essa resenha, mas posso atualizá-la após uma releitura.

Lembro que não gostei do envolvimento da Luisa com o primo mau caráter pq não achava certo ela fazer aquilo com o seu marido, que embora ausente não a tratava mal ou dava motivos para tal deslealdade.
Senti tanta raiva que nunca mais reli, mas agora sinto vontade de atualizar meus pontos de vista. Quem sabe um dia.
comentários(0)comente



Esther 06/07/2024

O primo que eu odeio
Minha professora falou tanto desse livro que decidi ouvir o audiobook e ler também, porque não?
E MEU DEUS??????????????
eu só senti raiva lendo esse livro mas realmente gostei desse clássico. Retrata muito a realidade (tanto que chega a dar raiva de tão real que é.)
Por incrível que pareça a escrita do Eça me lembrou a do machado versão simplificada. (Opinião totalmente minha, ok?)
Realista, romance que eu fiquei ??? assim 100% do tempo e muitos acontecimentos que engajou no livro. Enfim, gostei. Recomendo.
As novelas da globo deviam fazer uma adaptação hein
comentários(0)comente



Matheuscko 02/07/2024

Eça de Queiroz e os sonhos.
Um clássico da literatura portuguesa; Eça de Queiroz possui um linguajar invejável, e uma capacidade descritiva de arrepiar, um autor que dispensa comentários.
Com respeito ao conteúdo, o livro, no início, trata da vida comum de uma família; homem e mulher. Jorge e Luisa. Mas, vida essa, que tem o metrônomo interrompido, devido a necessidade de uma viagem à trabalho de Jorge. E enquanto o homem está fora, a mulher faz a festa. Envolve-se em um romance proibido, com um ex-amor; o primo Basílio.
Não desejo me prolongar muito na história, portanto somente isso basta. Porém sim, dizer o que senti ao ler tal obra. Já imaginaram-se sendo sufocados lentamente, afogados, seja lá o que for, em algum sonho? Pois então, essa é a sensação provocada. O livro te faz sentir, que os eventos se acumulam como uma bola de neve, e que com o passar do tempo se dissipam. Tal como se uma jibóia, quando estivesse prestes a matar sua presa, cedesse, e voltasse novamente. Ou tal como se ao se afogar, a água diminuisse e por breves instantes, você conseguisse respirar, mas logo tornaria a afogar novamente.
Nenhum outro livro conseguiu me fazer sentir assim, a trama é envolvente, as descrições são fascinantes, os diálogos são excelentes, os personagens são reais e tateáveis, de tal maneira que, parece-lhe que você vive naquilo. Que você experiencia as dores da Luísa, o desespero de Juliana, a servidão da Joana, o amargor do Jorge e a compaixão do Sebastião. Tudo isso, misturado, com doses de realismo exacerbado; um realismo realista até demais.
E esta foi, uma parte da minha experiência, lendo este clássico da literatura. Essa obra prima, do magistral português, Eça de Queiroz.
comentários(0)comente



ðââ¬ððï¸ 17/06/2024

Empregada veia ruim
Na primeira vez que li, achei a escrita do Eça muito lendo e bem descritiva, porém os detalhes da história e o medo da protagonista, causado pela empregada, prendem o leitor na história. Além de que, acho o Basílio um filho da mãe!
comentários(0)comente



EduardaMarquess 17/06/2024

Esse livro passou anos em minha posse, mas sempre posterguei a leitura achando que seria tediosa (baita engano). Eça nos oferece uma boa escrita; personagens muito bem construídas (ao ponto de fazer você ter raiva de quase todas elas), e uma exposição sagaz do egoísmo, da lascívia, dos vícios, da ganância e da imensa hipocrisia existente. De modo bem típico do realismo, não temos aqui mocinhos e vilões absolutos, não é preto no branco, todos estão numa área cinzenta, ou mais ou menos.

Os capítulos são bem longos, mas a linguagem é bem tranquila, apenas alguns termos comuns no português de Portugal são ?estranhos? mas facilmente entendidos pelo contexto ou com dando um google rapidinho.
comentários(0)comente



Juliana 14/06/2024

Quando livro e música se encontram, é uma beleza sem fim
Trecho do livro, citado na música ?Amor, I love you?:
?E Luísa tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido: sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!?
comentários(0)comente



pysche 31/05/2024

Meus manos que livro, o cara simplesmente denunciava as falcatruas que ocorriam na elite de forma extremamente chique e com um português extremamente complicado (por causa da época obviamente).

eu já havia lido anteriormente mas agora foi com maior atenção devido às atividades escolares. pelo menos agora estava ciente do quão a narrativa devagar era normal, mas só que é muito cansativo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mahmist 18/05/2024

Este livro é um retrato da sociedade de Portugal no século XIX, com cada personagem bem caracterizado para tal.
Temos a Luísa, uma senhora com uma vida perfeita, mas que deseja sentir mais emoções; Basílio, um mau caráter e libertino e Juliana, uma empregada que agarrou sua oportunidade de mudar de vida.
Tudo é muito complexo e os personagens são muito reais, traz uma reflexão de como nossas escolhas influenciam na nossa vida e um único erro é o suficiente pra mudar tudo.
comentários(0)comente



577 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |