Eduarda Souza 03/03/2023
A falência
A primeira vez que ouvi sobre esse livro foi na aula de literatura, simplesmente me apaixonei com a história e tive muita vontade de ler!
Eu já conhecia a história, o que só me atrapalhou por um motivo: Eu estava esperando pela reviravolta e ela infelizmente veio bem mais tarde do que eu esperava.
Entretanto, acompanhar essa família na sociedade burguesa do Rio, foi bem divertido, Júlia Lopes não enfeita a época, ela mostra para nós muitos personagens e muitos erros que eles cometem que são jogados para baixo do tapete. E quando tudo aconteceu parecia que eu estava perdendo também.
Tem muitas questões que vão seguir as opiniões da época, como por exemplo : o racismo e desigualdade. Não tenho propriedade para discutir sobre isso kkk então deixo para os profs da rede.
Acredito que o livro pode ser dividido em duas partes, a primeira é mais devagar, tem muita ambientação da época, mas a partir do momento que tudo vem a tona, você vê que tudo aquilo valeu para chegar até esse momento.
Achei incrivelmente triste a questão de um personagem em questão, que sempre foi tão focado em um dever apenas, que quando precisou não sabia se a família gostava dele, ou das moedas que o dinheiro trazia.
Vale muito a pena ler, ainda que demore um pouco, conhecer obras literárias Brasileiras é conhece a nós mesmos! Que cada vez mais esses livros tenham mais leitores!!
* spoiler, cuidado*
Eu queria MUITO acompanhar mais a história da Mila, a vida dela a partir do momento em que ela resolveu se reerguer, sem homem nenhum!!!!