Lili Machado 25/06/2010HISTÓRIA OU FICÇÃO??? E se fosse verdade???Cavalo de Tróia 1: Jerusalén (1984)
Para resumir meu pensamento sobre esse primeiro volume da série, escolhi comentários de 4 amigos Skoobers, que apoio incondicionalmente:
Segundo Lindenberg em 05/11/2008 - "Este é um livro apaixonante. Só fato de poder, através das palavras do autor, imaginar que seria possível voltar no tempo para encontrar Jesus e assim passar algumas horas sendo testemunha de tudo que a Bíblia narra, já vale toda leitura. É do tipo de livro que prende a cada página. Para quem gosta de ficção com uma boa dose de conhecimento sobre religião, é uma ótima pedida. Eu recomendo."
Segundo Lima Neto em 13/06/2009 - "Apesar do livro possuir, em dados momentos, tantos detalhes de química, física, matemática e outras ciências, que torna a leitura meio "travada" e cansativa, são justamente estes que fazem com que o leitor pense "Nossa! Não é possível um homem ter IMAGINADO tudo isso, não; isso aconteceu!"."
Segundo Graciela em 05/06/2009 - "Acredito que mesmo quem não seja religioso vai se emocionar com esse livro. Muito interessante e bem escrito, parece que tudo que o autor relata realmente aconteceu, tanto que já providenciei os próximos livros da série. As partes sobre assuntos mais científicos tendem a ficar um pouquinho chatas, mas de resto é muito bom!"
Finalmente, encerro com o comentário de Sô em 13/01/2010 - "Jasão consegue como ninguém observar, perguntar tudo o que queremos, de cada instante. A maneira como ele explica os fatos, como contradiz a Bíblia, dando muito mais lógica ao fatos, é incrível. A visão do autor sobre a figura de Jesus é linda. A descrição da vida naquela época é rica em detalhes."
Operação Cavalo de Troia
Operação Cavalo de Tróia é uma coletânia de dossiês que foram divulgados em oito livros que narram uma missão da USAF onde um modulo chamado "berço" é levado ao 'passado' com o propósito de comprovar a existência de Jesus Cristo. A missão é chamada de Operação Cavalo de Tróia, das forças militares Norteamericanas. Nao são revelados grandes detalhes dos métodos de fisica quântica.
Um major, de nome não revelado, e um piloto, voltam no tempo até a época de Jesus Cristo e presenciam muitos fatos narrados na Biblia. Fornecem, também, dados da sociedade da época: costumes, leis (principalmente as leis do judaismo), crenças (judaicas e pagãs), geografia, meio-ambiente, etc. O major, que durante a viagem adota o nome de Jasão, é escolhido para a operação pelo seu ceticismo e imparcialidade, mas quando encontra Jesus – o Mestre – é tocado profundamente por sua mensagem e a narrativa ganha um tom delicado e humano.
Os detalhes da vida de Jesus, assim como as conversas onde Ele fala abertamente sobre sua origem divina e sobre o que é a sua missão na Terra, deixam claro que a Igreja Católica teria passado longe da mensagem original. A diferença entre os acontecimentos presenciados pelo Major e os narrados nos textos sagrados é enorme, mas compreensível. Segundo as próprias observações da personagem, os evangelistas nem sempre estavam presentes aos acontecimentos que narraram anos depois e, mesmo quando estiveram, sua formação cultural não permitia que compreendessem totalmente os acontecimentos.
“Muitas pessoas me formulam a mesma pergunta: Mas é verdade? Tudo isto é verossímil? E eu me vejo obrigado a repetir a única coisa que sei: que esses documentos existem e que - ainda que alguns se empenhem em pensar o contrário - eu não possuo tanta imaginação. Desafio que quer que o deseje a construir uma Vida de Cristo tão rica de lógica, audácia e beleza. Não é tão simples inventar discursos de Jesus de Nazaré - práticas inéditas e, o que é mais interessante, cheias de sabedoria - ou esses trinta e dois anos chamados de vida oculta. Inventá-los, claro, com dados, nomes, acontecimentos e circunstâncias coerentes. Em Operação Cavalo de Tróia adeja algo mágico e real, alheio a mim mesmo. Eu fui simplesmente instrumento. Em suma, e não me cansarei de insistir, é o coração do leitor que deve sentir se estas narrações acerca de Jesus são ou não críveis. Que cada um, portanto, no mais íntimo de seu ser, julgue e decida de acordo com os ditames de sua consciência. Essa jamais se equivoca...”
J.J. Benitéz
• Cavalo de Tróia 8: Jordán (2006)
• Cavalo de Tróia 7: Nahum (2005)
• Cavalo de Tróia 6: Hermón (1999)
• Cavalo de Tróia 5: Cesarea (1996)
• Cavalo de Tróia 4: Nazaret (1989)
• Cavalo de Tróia 3: Saidan (1987)
• Cavalo de Tróia 2: Masada (1986)
• Cavalo de Tróia 1: Jerusalén (1984)
Juan José Benítez
Juan José Benítez López (Pamplona, 7 de setembro de 1946) é um jornalista e escritor espanhol, que percorreu o mundo como enviado especial e foi jornalista em vários diários regionais espanhóis.
Suas pesquisas com o Santo Sudário deram origem a uma série de livros Cavalo de Troia sobre a vida de Jesus de Nazaré. No epílogo da sua primeira novela confirma ao leitor confuso, que este é o seu primeiro livro onde mescla realidade (a vida de Jesus) com ficção (a viagem no tempo).
A partir de 1972, se especializou no fenómeno OVNI, começando com o estudo de casos na Real Força Aérea Espanhola. Em 1975, afirmou ter participado de um encontro marcado com alienígenas no deserto de Chilca, no Peru, fato que marcou a sua vida e está retratado em seu primeiro livro OVNIs - SOS à Humanidade. Vem realizando documentários de televisão, conferencias, artigos de imprensa e entrevistas com artigos de supostos fenómenos de OVNIs. Em 1992 dirigiu um curso de caráter universitário em El Escorial sobre questões extraterrestres, gerando controvérsias entre a comunidade científica espanhola que o acusou de completa falta de rigor, ser totalmente acientífico para juntar causas extraterrestres a fenômenos explicados anteriormente sem necessidade de intervenções alienígenas.