Rogéria Martins 24/10/2023
?Numa toca no chão vivia um hobbit.?
O Hobbit é um grande clássico infanto-juvenil que, apesar disso, foi escrito com uma linguagem acessível e fácil, que não quer dizer infantiloide ou extremamente explicado (ao contrário do filme). Este livro é uma introdução ao universo magnífico de Tolkien, não é um universo simples de ser compreendido e que não conseguimos entender da noite para o dia, mas garanto que aqui todo esforço é recompensado.
Bilbo Bolseiro é um hobbit extremamente carismático e respeitado, não apenas pelos recursos financeiros que tinha, parte disso era porque os hobbits, em geral, não faziam coisas inesperadas e eram verdadeiras criaturas de hábitos. E nesta jornada (que o nosso querido personagem entrou por livre e espontânea pressão) de travessia saindo do Bolsão e passando pela Terra-Média vemos o contrário disso: o desenvolvimento de um verdadeiro herói.
Sabemos que falar da genialidade do mestre John Ronald Reuel Tolkien é chover no molhado, mesmo assim, não poderia deixar de enaltecer mais uma vez a escrita impecável, onde todas as descrições aqui são na medida certa. O leitor consegue imaginar perfeitamente o cenário (como não desejar viver no Condado?), as angústias de nossos personagens e o misto de tristeza com orgulho que compartilhamos ao final da jornada também.
Falando nos personagens, como não sentir agonia toda vez que nosso mago favorito, Gandalf, some e aparece "do nada"? São nesses momentos de sumiço dele que nossos protagonistas conseguem se desenvolver enfrentando seus medos, novos desafios e, certamente, nos garantir muitas risadas, além de nos surpreender bastante!
Apesar de acreditar que demorei muito para pegar esta leitura (porque sempre ouvi coisas como ?mas este livro é muito difícil?, ?as descrições são exageradas? etc., e posso dizer que nada disso é verdade!), costumo dizer que os livros chegam para nós em momentos específicos e este, que virou meu favorito da vida, chegou no momento ideal!
A leitura foi muito fácil e deliciosa, todas as descrições que o mestre Tolkien nos dá são extremamente necessárias para imaginar onde todas as aventuras se passam.
Impossível terminar este livro sem sentir uma sensação absurda de saudade dessa aventura, da companhia favorita e, mais importante, do senhor bolseiro!
Recomendo absolutamente a todos os amantes de uma boa aventura, garanto que este livro tomará um lugar especial em seu coração, assim como tomou no meu! ??