Naiana 20/07/2023
Para fãs
Para quem ama as obras de Tolkien ter a possibilidade de ler O Hobbit Anotado é uma oportunidade que não se pode perder. O livro contém o texto de O Hobbit na íntegra, contudo Douglas A. Anderson fez um trabalho maravilhoso de coleta de informações tanto sobre Tolkien em si, como do processo de sua escrita e reescrita de O Hobbit ao longo do tempo, trazendo ainda ilustrações do livro feitas em vários países e fotografias e imagens que remetem às origens e inspirações que levaram Tolkien a escrever sobre o noso querido Bilbo Bolseiro em sua primeira grande aventura que abriria as portas para esse universo tão rico que é a Terra Média.
Já na Introdução temos boa parte da informações sobre o processo que foi escrever e publicar O Hobbit para Tolkien, com recortes de jornais da época, trechos de cartas, além de um breve resumo de sua vida e obra do autor. Ao longo da narrativa de O Hobbit então vem o verdadeiro ouro para quem se interessa em saber mais da obra, a cada passagem Anderson destaca curiosidades sobre as ilustrações que foram feitas ao redor do mundo de um determinado trecho, o que inspirou Tolkien na escrita de alguns personagens ou capítulos, quais passagens ele modificou ao longo das reedições da obra (com os trechos originais anexados) e ao final do livro temos a agradável surpresa de dois capítulos extras, o Apêndice A, A Demanda de Erebor, no qual é relatada uma conversa entre Gandalf e os membros da Sociedade do Anel após sua destruição, em que este conta como conheceu Thórin e o que o fez escolher Bilbo como 14° membro da companhia; e o Apêndice B, Sobre as Runas.
Ao final do livro há ainda uma Bibliografia maravilhosa, dividida em cinco partes. A primeira traz uma listas das obras mais importantes publicadas em livro por J. R. R. Tolkien (incluindo o que foi publicado no Brasil até esta edição deste livro). A segunda é sobre as notas de revisão de O Hobbit e sua distribuição ao longo do livro. A terceira traz informações sobre as traduções de O Hobbit no mundo e suas edições ilustradas. A quarta é uma lista de leituras complementares sobre O Hobbit. E por fim a Quinta seção fala sobre as sociedades literárias que estudam a obra de Tolkien na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Definitivamente, para aqueles que amam a obra do Professor e tem interesse em se aprofundar mais no processo criativo de escrita dele, além de saber mais sobre sua vida e obra esse livro é uma das aquisições mais importantes, a leitura é bem fácil, gostosa e muitas vezes divertida de se fazer. O cuidado empregado nessa publicação relacionado a pesquisa feita sobre a vida de Tolkien, às imagens selecionadas, capa, contra capa, guarda, o papel diferenciado para as ilustrações coloridas dão um valor muito maior ao livro. Com certeza uma das melhores aquisições que fiz sobre a obra do professor.