spoiler visualizarNathalia 22/05/2023
Demorei muito tempo para sentir vontade em ler algo de Tolkien e O Hobbit foi uma ótima escolha para tentar voltar meus com meus hábitos de leitura.
Foi a primeira vez que li algo do gênero e esperava que fosse uma leitura cadenciada, descritiva e lenta. Pelo contrário, o fluxo no qual Tolkien escreve é dinâmico, objetivo e acertivo, pontuando sempre questões importantes e deixando para a imaginação do leitor alguns detalhes que na realidade, não influenciam no entendimento da obra.
O desenvolvimento do personagem Bilbo é o mais interessante, passando de um Hobbit que entra em Pânico por receber visitas não esperadas a uma aventureiro e que se mostrou o herói da história. Como diz Gandalf sobre ele " há muito mais do que se imagina sobre um Hobbit".
É marcado a angústia de Bilbo no envolvimento da aventura, o medo de encarar algo diferente, de se arriscar. Ele sempre pensa que entrou em uma fria, lembra da sua cama e sua dispensa, mas ele cria vínculos, descobre o mundo de diversas formas enquanto a mentalidade dos outros hobbits crêem que isso é uma loucura e que ele é esquisito por ter vivido tais aventuras.
Do seu jeito ele lidou com goblins, com o gollum, aranhas gigantes, elfos da floresta, com o dragão smaug e durante a batalha dos cinco exércitos, conseguindo ajudar quem precisava com seu bom coração e pensamento perspicaz.
Para mim, O Hobbit traz a mensagem de que grandes transformações podem acontecer em qualquer lugar, em qualquer pessoa.