O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Hobbit


4143 encontrados | exibindo 1186 a 1201
80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 |


winter12 16/11/2022

Incrível
Todo mundo que começa essa aventura com o Hobbit termina como ele, como disse Gandalf: "Meu caro Bilbo! Alguma coisa aconteceu com você! Não é mais o Hobbit que um dia foi." ??
comentários(0)comente



Flávia Menezes 16/11/2022

TOLKIEN... QUE SUA BARBA NUNCA FIQUE RALA!
?O Hobbit?, do filólogo, professor e escritor J.R.R. Tolkien, começou a ser escrito no início dos anos 1930, quando o autor ainda buscava por uma carreira acadêmica na Universidade de Oxford, mas a sua finalização apenas se deu dois anos depois.

Muito antes de ser publicado, essa história infanto-juvenil tão cheia de personagens fantásticos, ainda foi emprestada e lida por alguns dos melhores amigos do autor, incluindo o grande escritor C.S. Lewis, para ganhar sua publicação apenas em 1937, conquistando o seu primeiro fã, Rayner, um menino de 10 anos e filho de um dos donos da editora que publicou a obra, e aquele que bateu o martelo para abrir as portas para o grande mestre da fantasia, Tolkien.

E não é à toa que J.R.R. Tolkien inspirou tantos outros escritores, como foi o caso de J.K. Rowling. Suas histórias são cheias de fantasia, porém, também repletas de sentimentos humanos, dessa eterna luta do bem contra o mal, que faz com que seus leitores se identifiquem com muita facilidade.

Quando falamos em um escritor grandioso como Tolkien, sempre nos vem à mente suas obras mais famosas, tais como ?O Hobbit? e a trilogia de ?O Senhor dos Anéis?, mas mais do que pensar nele como o pai da literatura fantástica, sua herança para todas as gerações futuras é de ser um escritor que se debruçou tão apaixonadamente sobre a sua obra, que não criou apenas histórias, criou todo um mundo!

Confesso que ler ?O Hobbit? me fez sentir como se eu tivesse perdido alguma coisa, porque são tantas informações, tantas histórias que parecem ter vindo antes, tantos reinos, que me senti com vontade de recorrer a algum outro livro do autor que pudesse me orientar e instruir sobre esse universo novo no qual eu fazia a minha estreia.

A única obra que eu tinha lido de Tolkien, foi ?Cartas para o Papai Noel?, que foram as reuniões de cartas que ele escrevia para os filhos todos os natais. E essa é uma obra infanto-juvenil que eu realmente me apaixonei. Mas além dela, eu só havia tido experiência com a obra dele, vendo os filmes da trilogia de ?O Senhor dos Anéis?, e por ter lido a sua biografia.

Sendo assim, confesso que me senti entrando em um mundo novo, onde eu não conhecia muito sobre os personagens, muito menos das suas histórias, e nem sequer fazia ideia de para onde tudo aquilo iria me levar. Então, tentei esquecer um pouco do que eu já tinha visto nos filmes (algumas coisas foram quase impossíveis de deixar para lá, por exemplo, ficar esperando que o fato do Bilbo usar o anel o colocaria em risco), e mergulhar nessa aventura (de grego!) sem pensar muito, apenas me deixando ser conduzida.

Primeiramente, eu tenho que confessar que não esperava que ?O Hobbit? fosse uma história tão infantil assim. Mas isso não é algo que me incomode em nada. Eu gosto de me aventurar em livros que sejam mais leves, e repletos de imaginação. Mas, mesmo assim, preciso dizer que não foi uma história que eu tive muita facilidade para me entregar.

Não que exista algo de errado com a história, porque obviamente não há. Mas não houve uma conexão fácil, e por diversas vezes, durante a leitura, eu me dispersava a ponto de ter que ler várias vezes o mesmo parágrafo, porque eu não conseguia (mesmo!) me fixar no que estava acontecendo.

Mas isso é algo muito pessoal, e que não me faz perder nenhum pouco a vontade de me aventurar em outras obras escritas por ele. Mas que me faz pensar que preciso me preparar mais para poder me entregar de corpo e alma à leitura dos seus livros.

A única coisa que me deixou impressionada com a história, porque não imaginava que seria assim, é que alguns dos grandes conflitos tinham sua definição muito rápida. Por exemplo, os anões e o Bilbo passaram um tempão pensando em como derrotar o dragão, daí vem um arqueiro chamado Bard, e resolve o problema. Fácil assim!

Assim como no final, quando uma grande batalha acontecia, e uma pedra cai na cabeça do Bilbo, e quando ele acorda, tudo já está resolvido! Claro que essa parte, sobre esse momento de tanta aflição da batalha, quando Bilbo perde a consciência, é algo que me deixou bastante pensativa. Afinal, como seria bom se, na vida real, as coisas também fossem assim, não é mesmo? Você está passando por um grande problema, o qual não sabe como vai resolver, daí algo cai na sua cabeça, você desmaia, e quando acorda, tudo está resolvido! Não seria ótimo? Eu acho que isso seria perfeito! (rsrs)

Um dos meus personagens preferidos nessa história foi o Beorn! Ele tinha uma energia tão gostosa, divertida, e ao mesmo tempo tão intensa, que me afeiçoei a ele, muito embora ele nem tenha aparecido tanto assim. Mas como eu amei esse personagem!

Minha nota 4,5 não foi pelo livro em si, porque ele vale muito mais do que 5 estrelas, especialmente porque Tolkien é um mestre, e o que ele construiu foi algo tão grandioso, que não tem como ler algo assim sem ver tamanha genialidade e cuidado com uma obra.

Mas, o que me faz dar essa nota, é apenas para lembrar que nem sempre nós estamos na mesma sintonia que a história. E às vezes, isso pode sim nos fazer sentir desconectados. Comigo foi assim, mas, por sorte, não me fez perder nada da grandiosidade de uma história tão completa, e tão cheia de amizade, lealdade, e de bons corações.

É, Tolkien. Como diziam os danadinhos daqueles anões, que suas barbas nunca fiquem ralas!
Francisco 16/11/2022minha estante
Uma resenha e tanto!. Realmente muitas vezes a nota que atribuímos a um livro não expressa o que ele de fato é, mas sim a nossa sintonia com a narrativa naquele momento. Essa subjetividade é um dos inúmeros fatores que torna a leitura tão relevante, podemos então discutir com os outros sobre suas impressões da mesma história. Reitero meus parabéns pel resenha. :)


Gabriela_Sut 16/11/2022minha estante
Li esse livro esse ano e ele se tornou um dos meus favoritos da vida! s2

Quanto ao fato de você ter estranhado de início o fato dele ser infantil e precisar se preparar melhor para os outros... Os que vêm a seguir (trilogia do Senhor dos Anéis) e O Silmarilion (entre os vários outros contos inacabados da Terra-Média) não são mais infanto-juvenis. A Sociedade do Anel ainda mantém uma narrativa mais infantilizada no início, mais logo em seguida amadurece bastante. Estou no segundo volume da saga e o tom da narrativa é bem épico. Já o Silmarillion é bem denso, acho que esse precisa de um preparo psicológico mesmo kkkk muitas informações em poucas páginas, mas ainda assim é maravilhoso de se ler!


Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Francisco, muito obrigada! E eu acho tão importante passarmos corretamente essa questão, não é? Porque existem livros que são verdadeiras obras-primas. Mas que escolhemos para ler em momentos em que a nossa mente está em outro lugar e não se conecta tão facilmente. Mas eu gosto de ler e ver o que está além do meu gosto. Porque os livros tem tanto a nos oferecer que não fica só no ?gostei? ou ?não gostei?. E é isso que temos que passar para as novas gerações. Até porque é esse olhar para o técnico, para a construção, para a boa crítica cheia de embasamentos, que as redações do ENEM irão cobrar.


Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Gabriela, obrigada por partilhar aqui a sua experiência! Já estou ainda mais ansiosa pela trilogia. E olha, não ligo mesmo pra linguagem mais infantil. Ajuda muito a relaxar. Então vai ser bom ver isso que você disse, de ver a obra amadurecendo. Que bom ter tido essa sua opinião aqui. Obrigada.


Francisco 16/11/2022minha estante
Sim, é uma questão muito importante que deve ser passada às gerações seguintes. Eu enquanto professor sempre procuro influenciar meus alunos para uma leitura mais crítica, apesar de lecionar uma ciência exata. Eles serão cobrados por suas críticas mais embasadas no ENEM e em muitos outros testes que virem a fazer. Por isso eu também diversifico minhas leituras como você para além da minha zona de conforto, assim posso travar conhecimento com muitas mentes e culturas diferente. Você disse tudo!


Fabio 16/11/2022minha estante
Parabéns pela resenha, como sempre magnificamente escrita e detalhada. Gostei desta "pegada" mais pessoal da resenha!
Confesso, achei que iria gostar mais, mas, eu entendo. Ja falamos sobre isso, e eu acho que tem muito a ver com a época e o momento em que se lê os livros. Ao ler as demais obras do autor, você ficando mais familiarizada com a geografia e com as personagens históricas, principais. Não é nada fácil decorar tantos nomes lugares rsrrs


felipe.demattos.94 16/11/2022minha estante
Sobre "alguns dos grandes conflitos tinham sua definição muito rápida" é uma realidade da vida, geralmente gastamos muito mais tempo na expectativa de algo, sofrendo uma ansiedade desproporcional, para descobrir na hora H que este "algo" não era nada de mais.
Como de costume sua resenha é um primor, parabéns!


Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Obrigada pelas palavras, Fábio!! Mas olha, eu gostei muito. E agradeço muito pela sua ajuda. Senão eu teria ficado ainda mais perdidinha nesse universo tão complexo criado pelo Tolkien. Nada como ter uma ajudinha de um conhecedor como você!
Obs.: gostei da fotinho nova. ?


Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Francisco.. só um complemento aqui do que você falou? Professores com a sua visão!! É um diferencial tão grande na vida daqueles que estão em busca dessas orientações! E você disse tudo: como sair da zona de conforto na leitura, amplia a nossa visão de mundo.


Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Felipe, muito obrigada!! E isso que você falou é essencial!!! Como acabamos por dar tanto foco nos problemas. Bem colocado. E nesse fim de ano, cabe mais ainda pensar nisso. Para deixarmos de colocar tanto o foco no problema, e mais na solução. Obrigada pela colocação!


Francisco 16/11/2022minha estante
Muito obrigado, Flávia! . São pessoas como nós que procuramos fazer nosso melhor em nossas atividades :)


Maygeek7 16/11/2022minha estante
Que resenha maravilhosa!

Confesso que sofri lendo Tolkien com tantos detalhes de descrição. (Mas, as histórias são ótimas)

E as suas resenhas sempre espero cada detalhe que você fala, pq é tudo com extrema qualidade. ????


Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Mayra, suas palavras me emocionaram aqui!! Obrigada! ? Sem contar que agora me senti acolhida sabendo que não fui a única que sofreu nessa imensidade de informações do Sr. Tolkien! Obrigada de coração pela sua presença aqui. ?




Laércio Damião 15/11/2022

Pobre e sortudo hobbit kkk
No início fiquei com um pouco de preguiça pelo fato de já ter assistido o filme, mas aí começa a ficar diferente, além de já não lembrar nada do que tinha assistido no filme.
Confesso que tive que ir lendo calmante pra não embolar tudo, pois o livro é beeeem detalhista, o que nesse caso não é ruim.
Não imaginei que a partir do meio iria devorar o livro e que no final iria ficar com coração apertado. ?
comentários(0)comente



Jheffeson.AraAjo 14/11/2022

Pequena estatura, enorme bravura.
Uma das mais brilhantes obras já escritas por Tolkien. Nesse livro, ele descreve com maestria e riqueza de detalhes, a história de um pequeno hobbit em uma jornada para ajudar alguns anãos a recuperarem seu lar que foi tomado por um dragão. Uma leitura simples, envolvente e surpreendente que me fez desejar continuar acompanhando a história em O Senhor dos Anéis.
comentários(0)comente



Beatriz 14/11/2022

Amei demais acompanhar Bilbo Bolseiro nessa aventura incrível! Cheia de perigos, desafios, monstros e seres fantásticos! Minha primeira experiência no universo de Tolkien e já estou ansiosa para começar a trilogia O Senhor dos Anéis!
comentários(0)comente



Elliel 14/11/2022

Que livro maravilhoso, uma leitura leve, com descrições na medida certa, uma história que te prende , e que te aproxima dos personagens, Tolkien escreve muito bem e esse é o livro ideal para quem está conhecendo esse universo.
Acompanhar a trajetória do querido Bildo Bolseiro e sua companhia, é uma verdadeira obra-prima, e eu amei!
comentários(0)comente



Dama 13/11/2022

Não esperava, mas foi incrível!
"Sr. Bolseiro, tenho muito apreço por você; mas é apenas um camarada bem pequeno num vasto mundo, afinal de contas!"
Eu comecei o livro achando que ia ser difícil de ler porque não sou muito fã de fantasia, mas queria muito ler algo do Tolkien. E qual não foi a minha surpresa quando o livro foi simplesmente super envolvente desde o início, mesmo sendo "só" um livro pra crianças.
Tolkien aqui cria todo um universo, desde os seres, lugares e mitologia, até uma própria linguagem de runas e mapas muito bem desenhados. A história tem aquela clássica jornada do herói, mas não deixa de ser surpreendendo no enredo, principalmente por termos no protagonismo o nosso pequeno e em princípio covarde, Bilbo Bolseiro. Eu amei demais a jornada dele, o crescimento do personagem junto com a narrativa, e apesar de termos muitos personagens, consegui me conectar e me importar com eles.
Recomendo demais pra quem gosta de fantasia e quer iniciar a leitura de Tolkien.
comentários(0)comente



Jorge.Kosciow 13/11/2022

O hobbit
Um dos livros que me introduziu no mundo da leitura, guardo no meu coração essa história, que aventura e tanto!!!
comentários(0)comente



Layza Bezerra 13/11/2022

Viver é uma Grande Aventura
Tudo começa com um Hobbit, Bilbo Bolseiro, tranquilo, acostumado com sua rotina, seu silêncio, sua paz. Então um belo dia aparece um senhorzinho um tanto ?viajado? das ideias, Gandalf (se você já assistiu ?Caverna do Dragão?, poderia facilmente compará-lo ao mestre dos magos, vive aparecendo e sumindo), determinado a mudar seus dias.

O Hobbit se importava muito com sua reputação, e ela envolvia justamente se abster de aventuras. Porém, Gandalf estava em busca de um ladrão para completar a turma de anões que partiriam em uma grande aventura, e é em Bilbo que ele encontra esse ladrão.

A forma como se dá o primeiro encontro tanto de Bilbo com Gandalf, quanto com os anões, é bastante hilária. Dá pra perceber o quanto o Hobbit se vê fora de sua zona de conforto. Mas no momento em que ele se sente desafiado, ele aceita a aventura e parte. É então que vemos o quão inteligente e habilidoso o pequenininho é, a melhor aquisição para a turma de ladrões.

Ao longo da aventura são muitos os percalços enfrentados, muitas às vezes em que o pobre Bilbo se arrepende amargamente de ter aceitado ir, e vemos o quanto ele desejava estar em sua toca vivendo tranquilamente e confortavelmente. No entanto, é assim que se dá o crescimento de Bilbo, frente as dificuldades, e fica perceptível o quanto a vida dele melhora com amigos e com uma grande aventura, pois antes ele não vivia de fato, apenas se escondia de tudo e de todos.

A escrita de Tolkien é fluida e bastante envolvente. Os diálogos acontecem tão naturalmente, e de formas tão descontraídas, que me vi me apaixonando e rindo muito por simples cenas bem construídas. Somos muito bem apresentados a esse universo de Tolkien em ?O Hobbit?. E agora confesso que estou curiosa pra saber o que se dará com o anel, em ?O Senhor dos Anéis?.
comentários(0)comente



Giovanna.Geraldo 10/11/2022

O Hobbit
Eu amei esse livro! Além de ser uma boa obra para introduzir crianças e adolescentes à literatura fantástica, é também uma leitura interessante para o leitor adulto, que pode reconhecer nas páginas de O Hobbit. Lançado em 1937 mas impossível de superar até hoje. A Jornada de Bilbo Bolseiro junto com os 13 anãos e o mago Gandalf atravessam a Terra-média, passando por inúmeros perigos até chegaren na Monstanha Solitária que há um incrível tesouro, porém, deitado em cima dele está Smaug, um dragão. Esse foi o melhor livro infantojuvenil que eu já li na minha vida! Eu amei a história desse livro e acho ele perfeito, um dos meus queridinhos.
comentários(0)comente



day 10/11/2022

Gostinho de quero mais !
Numa toca no chão vivia um hobbit?
Comecei minha saga com Tolkien, começando primeiro pelo, O Hobbit.
E com sinceridade: EU AMEI!
As aventuras de Bilbo com Gandalf e os anoës
Me divertiram muito .
Me senti totalmente imersa no mundo fantástico que Tolkien criou .
Como eu amei cada capítulo do livro .
Não li antes porque todos me falavam que a escrita era chata e cansativa .
Porém eu amei como é detalhado , é como ouvir uma história daquelas contadas na beira da cama para dormir e sonhar , com reinos distantes e dragões encantados .
?Quando se procura geralmente se encontra alguma coisa , sem dúvida, mas nem sempre o que estávamos procurando .?
? É estranho,mas as coisas boas e os dias agradáveis são barrados depressa, e não há muito o que ouvir sobre eles ,enquanto as coisas desconfortáveis ,palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar ?
Eu super amei o livro e estou louca pra começar a saga do senhor dos anéis .
Recomendo muito pra quem gosta de fantasia .
comentários(0)comente



Freitas17 09/11/2022

Uma inesperada surpresa
Sempre adiei a leitura de Tolkien por preconceito visto que os filmes da trilogia LoR não me agradavam. Mas com a expectativa da série Rings of Power e a crescente imersão em toda a mitologia da Terra Média fui me agradando desse universo. Me recomendaram começar pelo Hobbit e assim o fim. É que grata surpresa. Confesso que o início não engatilhou tão bem, vi umas resenhas e descobri a tradução da professora Lenita e aí sim a leitura fluiu. Foi uma leitura motivante e cativante. Não podia encontrar um tempo livre (as vezes inventava-os) que agarrava minha edição emprestado da biblioteca da universidade. Tolkien me surpreendeu. Me agradei de sua escrita e seu humor. A história é muito agradável e completa. Não é à toa que é um grande clássico moderno.
comentários(0)comente



Mili 09/11/2022

O Hobbit
Sinceramente, do fundo do meu coração e sem ofender quem gostou, não gostei muito não. Amo o gênero fantasia, porém o hobbit não conseguiu me fisgar. É muita enrolação, os eventos se arrastam e maioria parece que só acontece pra encher linguiça e ausência da maioria deles não interfere em nada na história final. Mas é um clássico né, e isso é só uma opinião minha, uma pobre mortal, não desvalida de forma alguma quem teve uma boa experiência com o livro, que não foi o meu caso. Por favor não me cancelem kkkkkk
comentários(0)comente



Loyde.Hellen 07/11/2022

Esta foi a minha primeira experiência lendo Tolkien e adorei.
Deste o início me cativou. A cada capítulo Bilbo e seus companheiros se envolvem em uma nova aventura e é espetacular.
comentários(0)comente



Isabelle 07/11/2022

Perfeito ?
O Hobbit é uma história cativante, acolhedora e repleta de muitos ensinamentos a respeito de valores como amizade, lealdade e objetivos. Nessa história, percebemos que coisas como o aconchego de um lar e o apreço pela simplicidade da vida é o que pode nos fazer feliz de verdade, e que não importa se você é o menor do seu grupo, vc pode ser o maior em relevância, o que nos ensina que tudo pode ser possível.
comentários(0)comente



4143 encontrados | exibindo 1186 a 1201
80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR