Janaina Vieira - Escritora 12/10/2022Um hobbit original!Quem já assistiu os filmes não consegue deixar de comparar o livro com o que se viu no cinema (e agora também no streaming). Hoje eu entendo melhor os leitores de Tolkien que reclamam das mudanças que os roteiristas sempre fazem nas histórias, e que na verdade não deveriam acontecer.
O livro é maravilhoso porque conduz a uma trama simples, mas muito eficiente em todos os momentos. A aventura de Bilbo, Gandalf e dos Anãos é cheia de surpresas, perigos, drama e muita emoção nos momentos certos e especialmente no final. Por isso, quando penso nos personagens que foram criados para os filmes, como a elfa Tauriel, me pergunto: para quê? Ou a perseguição maléfica do orc Azog, que tb não existe no livro. A presença do lindo elfo Legolas, inclusive, é apenas um presente para os fãs dos filmes O Senhor dos Anéis, porque ele tb não está no livro. Ou seja, tudo isso poderia ser retirado dos filmes e não faria falta alguma.
Na verdade, o livro é uma aventura juvenil, que, no cinema, se tornou muito mais grandiosa, mas que nem mesmo assim conseguiu suplantar a história original.
A obra, assim como foi escrita por Tolkien, é maravilhosa, sem dúvida. Para os fãs de fantasia, como eu, um livro recomendadíssimo!