Luca.Matheu 01/07/2024
Calmo, uma jornada inesperada e uma história incrível.
O Hobbit de J.R.R. Tolkien publicado em 1937, livro que dá início Ao legendarium de Tolkien, e que nos apresenta personagens únicos e valiosos para os livros posteriores, como gandalf, gollum, Elrond e Bilbo Bolseiro o protagonista da jornada que tem como objetivo recuperar o lar dos anões na montanha solitária que outrora fora um local de prosperidade para os anões e nos dias em que se passam a aventura é habitado por um imenso dragão chamado Smaug que fora atraído até o local devido a imensa quantidade de tesouros ali acumulados pelos anões cuja joia da coroa deste tesouro é pedra Arken, sendo ela mais valiosa para os anões e sobretudo para o Rei Torin Escudo de Carvalho que rios de ouro. Então partindo do Condado (lar de Bilbo e outros Hobbits) Bilbo, gandalf e os treze anões dão início a uma longa e perigosa jornada pela terra média, enfrentando todo tipo de obstáculos como trolls, orcs, wargs e aranhas, fazendo que assim um simples jovem hobbit do Condado passe por diversas situações que nenhum outro hobbit já imaginou passar. Durante essa jornada Bilbo encontra o um anel com gollum, fato este culminante para o desenrolar da jornada que mais tarde seu sobrinho Frodo Bolseiro iria encarar em o Senhor dos Anéis.
O Hobbit apesar de ser um livro tido como "infantil" tem uma trama bastante sólida e uma jornada empolgante que nos faz sentir emoção em cada parte.
O Hobbit, ou lá e de volta outra vez (subtítulo esse que faz total sentido com a história) foi meu primeiro contato literário com o Legendarium de Tolkien, e me animou muito, realmente foi uma experiência de leitura muito diferente do comum, livro excelente, nota 9,3.